TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Monitoramento Das Hortas

Casos: Trabalho De Monitoramento Das Hortas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 2

A união do trabalho de abelhas e apicultores coloca Santa Catarina na quarta posição entre os Estados produtores de mel do Brasil e em primeiro lugar quando se trata de produção por quilômetro quadrado. São cerca de 450 mil colmeias distribuídas entre 30 mil apicultores, que se reúnem em 60 associações ligadas à Federação das Associações de Apicultores de Santa Catarina (Faasc). A maior densidade de colmeias está no sul, no Vale do Itajaí, na Grande Florianópolis e no norte, enquanto as melhores produtividades estão nos apiários do sul, da região serrana e do Vale do Itajaí. Cerca de 30% da produção é exportada.

A vegetação e o clima diversificado favorecem a exploração da atividade e garantem a qualidade do mel catarinense. Estudos apontam Santa Catarina como o Estado brasileiro com a maior diversidade floral e de mel: são mais de 200 tipos do produto. Flores de eucalipto, vassouras, bracatinga, uva-do-Japão, laranjeira e demais plantas silvestres são as mais comuns.

Para quem se dedica à atividade, as colmeias também fornecem pólen, própolis, geleia real, cera e apitoxina. Em Santa Catarina, esses produtos geram renda aos produtores, mas a maior importância das abelhas está no papel que elas desempenham na natureza: a polinização das plantas. Sem elas, a reprodução de diversas espécies vegetais, muitas de interesse econômico, como maçã, pera, grãos, olerícolas e pastagens, estaria comprometida. “Com o serviço de polinização, as abelhas garantem um aumento na produção agrícola equivalente a mais de US$ 100 milhões anuais a Santa Catarina”, ressalta o médico-veterinário Walter Miguel, chefe da Epagri/Parque Ecológico Cidade das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com