TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas E métodos Reduzindo Custos E Prazos

Artigo: Técnicas E métodos Reduzindo Custos E Prazos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  3.280 Palavras (14 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 14

Nome da Revista

Vol. X, Nº. N, Ano 2012

Nome do Aluno

ALEXANDRE CAGGIANO BUONOMO

RA : 2236856665

MBA Gestão de Projetos

Faculdade Anhanguera de São Caetano

do Sul – Unidade 2

alexandre.buonomo@aedu.com

Orientador

Prof.° Roberto Bittencourt Peischl

graduacao2012@yahoo.com.br

GESTÃO DE PROJETOS : DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS PARA E-COMMERCE

Técnicas e métodos reduzindo custos e prazos.

RESUMO

O objetivo deste artigo é verificar se os processos sugeridos pelo PMI – Project Management Institute, através do Guia PMBOK ®, podem ser aplicados no gerenciamento de projetos para implementação de um site de comércio eletrônico de forma a obter uma otimização dos recursos e redução no prazo de execução do projeto. A aplicação das técnicas e métodos sugeridos pelo guia pode organizar e direcionar o desenvolvimento do projeto proporcionando melhores resultados em consumo de recursos, orçamento e tempo de execução. O trabalho aqui descrito irá estabelecer uma comparação entre a falta de metodologia de desenvolvimento de um projeto contra um padrão de condução dos mesmos. Os principais itens comparados serão o tempo de desenvolvimento e o custo total do projeto. É esperado que o uso do guia demonstre que é compensador estabelecer estes padrões, tanto para quem desenvolve quanto espera receber o projeto.

Palavras-Chave: PMI, PMBOK, tempo, custo, comercio eletrônico.

ABSTRACT

The purpose of this article is to verify that the procedures suggested by PMI - Project Management Institute through the PMBOK ® Guide can be applied in project management for implementation of a ecommerce website to obtain an optimization of resources and reduction in execution time the project. The application of tech-niques and methods suggested by the guide can organize and direct the development of the project in order to obtain the best results in consumption of resources, budget and runtime. The work described here will establish a comparison between the lack of methodology for development of a project against a standard driving them. The main items are compared development time and total cost of the project. It is expected that the use of the guide proves that it pays to establish these standards, both for those who develop the project as to who expects to receive.

Keywords: PMI, PMBOK, time, cost, e-commerce

1. INTRODUÇÃO

O instituto PMI ( Project Management Institute ) é responsável pela criação e publicação do Guia de Gerenciamento de Projetos ( Guia PMBOK® ). Este guia contém o conhecimento das melhores práticas e também das normas a serem aplicadas durante o gerenciamento de um projeto. Estas normas e conhecimentos são resultado do consenso entre várias pessoas do mundo que se voluntariaram a disponibilizar suas experiências e conhecimentos durante o gerenciamento de projetos (PMI–Guia PMBOK, 2008).

O Guia PMBOK® possui o reconhecimento dos profissionais em gerenciamento de projeto como sendo um documento formal onde estão contidas normas, processos, métodos e práticas que podem ser seguidas durante o gerenciamento de um projeto, cabendo ao gerente do MESMO decidir quais processos serão mais adequados ao seu projeto (PMI–Guia PMBOK, 2008).

Segundo PMI (2008) um projeto deve ser temporário de forma a criar um produto ou serviço exclusivo.

Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. A sua natureza temporária indica um início e um término definidos. O término é alcançado quando os objetivos tiverem sido atingidos ou quando se concluir que esses objetivos não serão ou não poderão ser atingidos e o projeto for encerrado, ou quando o mesmo não for mais necessário. . (PMI – Guia PMBOK, 2008, p. 5)

Para que o estabelecimento da necessidade de um projeto seja um fato, é im-portante que o gerente de projetos, pessoa que será responsável pelo projeto, entenda a real necessidade da empresa, já que muitas vezes a distinção entre projetos e operações é tênue. Cabe ao gerente verificar se a ideia proposta se caracteriza como um verdadeiro projeto, para tanto o gerente de projeto deve dominar competências que trarão bons resultados aos projetos. São elas: habilidades organizacionais e de planejamento, habilidades para elaboração de orçamentos, habilidades para resolução de conflitos, habilidades de negociação e influencia, habilidades de liderança e habilidades para formação e motivação de equipes (Heldman, 2009).

Os processos do Guia PMBOK® totalizam em 42, os quais estão distribuídos em 5 grupos de processos descritos assim : Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle, e Encerramento e distribuídos em 9 áreas de conhecimento : Integração, Escopo, Tempo, Custo, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicação, Riscos e Aquisições. Os processos deste guia tem a característica de possuírem entradas, métodos e/ou ferramentas e saídas, eles podem ainda ser interligados de forma que a saída de um processo forneça o elemento de entrada de outro processo. A figura 1 ilustra os processos descritos acima (PMI–Guia PMBOK, 2008).

Figura 1 – Mapeamento dos 42 processos descritos no PMBOK, em destaque os processos foco deste artigo.

Fonte : PMI - Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) – Quarta Edição – 2008 – p. 43

O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos. O gerenciamento de projetos é realizado através da aplicação e integração apropriadas dos 42 processos agrupados logicamente abrangendo os 5 grupos. Os 5 grupos de processos são:

• Iniciação;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com