TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM MÉTODO PERIGOSO - TRABALHO DE PSICOLOGIA

Por:   •  15/6/2017  •  Monografia  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  697 Visualizações

Página 1 de 4

UM MÉTODO PERIGOSO

  • Resumo do Filme: 

O filme “Um Método Perigoso”, fala de relações de afeto entre Jung, Freud e a paciente Sabina. O filme começa com a internação de Sabina, onde Jung foi o médico responsável pelo seu tratamento. No decorrer da história, Jung e Sabina possuíram uma identificação e se apaixonaram. Mais este relacionamento não é aceito em razão da postura profissional que Jung deveria manter.

  • Análise Psicológica do Filme:

No começo do filme, notei que Jung fez um uso método de análise. Ele analisava a paciente Sabina, que com o passar do tempo se tornou psicanalista. Durante suas sessões de psicoterapia, Jung foi percebendo que a causa de sua histeria estava associada com relação que ela tinha estabelecido com o seu pai durante sua infância. Pode se perceber também, a implicação da segunda tópica freudiana que é a existência do Id. Pesquisei sobre o Id e como ele funciona, e cheguei a conclusão que o Id é uma força da psique humana, onde impera o princípio do prazer.

Freud e Jung rompem relações por divergências de ideias, principalmente no que diz respeito á centralidade da sexualidade na vida do indivíduo. Freud continuou com a Psicanálise e Jung desenvolveu seu próprio método de trabalho, a psicologia Analítica. Jung se tornou um dos maiores psiquiatras do mundo, pois ele trouxe ideias que revolucionaram é toda a psicologia e a ciência.

Segundo Freud, a transferência é fundamental para que ocorra o vínculo terapêutico. Para a teoria freudiana, a transferência é um fenômeno que ocorre na relação entre paciente e terapeuta. Também acho importante enunciar a relação transferencial entre Jung e Sabina, pois esta o idealizava e transferia muito de seus desejos e idealizações para ele. O filme fala sobre o amor transferencial, que seria quando a paciente se apaixona pelo seu analista. Jung e Sabina passam a se envolverem com relações sexuais entre eles, o que vai de encontro que é proposto por Freud.

No filme, podemos ver várias vezes a relação transferencial aparecendo através de várias cenas, como na cena que Jung bate no casaco de Sabina, quando ela se interessa por saber da relação de Jung com sua esposa, quando ela o beija, quando ela se excita ou quando ele lhe diz que precisava interromper o tratamento durante alguns dias por causa do serviço militar. O beijo de Sabina fazia com que ele nunca recusava.

Freud citava que a transferência positiva erótica traz desafios e dificuldades para a análise, que também era o caso de Jung e Sabina. Visto que pode ser encarado com uma resistência, pois a paciente ficaria focada apenas no seu amor. Freud também citou que caso um analista tenha relações sexuais com um paciente, e se deixa de trabalhar o que está por trás deste desejo sexual pelo analista, da mesma forma se o analista ignora este desejo, a paciente pode se sentir humilhada ou até mesmo rejeitada e poderá buscar vingança. Quando Jung decidiu romper com Sabina e decidiu lhe dizer a única relação que eles poderiam e deveriam ter, é a de analista e paciente, como uma forma de afetá-lo (já buscando se vingar), ela exige que ele conte a verdade a Freud para que ele possa aceita-la como paciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (102.9 Kb)   docx (457.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com