TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

URBANIZAÇÃO SUSTENTÁVEL E A FALTA DE ESTRUTURA MUNICÍPIO DE JEREMOABO

Por:   •  22/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.496 Palavras (10 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 10

URBANIZAÇÃO SUSTENTÁVEL E A FALTA DE ESTRUTURA MUNICÍPIO DE JEREMOABO

Eduardo da Silva Lima[1]

Curso de engenharia 4° Período

Centro Universitário AGES

RESUMO

O objetivo deste trabalho é mostrar a questão da urbanização sustentável onde se abrange inúmeras características que visam o melhor aproveitamento da área de urbana, Tendo como objetivo apresentar uma visão geral do Urbanismo sustentável com a ideia de mostrar formas de se planejar de forma correta. Dentro do trabalho da prefeitura é essencial que se priorize a questão ambiental, dos quais proposta para recuperação inviabilizaria o empreendimento antes mesmo da construção e ocupação de novas obras em um município. Dentro da metodologia do texto foram pesquisados alguns locais onde se tem a maiores exposições de risco ambiental e social na cidade do município de Jeremoabo localizado no estado na Bahia com a população parcialmente de 41.100 mil habitantes¹ aonde vem cada vez mais crescendo onde ainda se tem problemas apresentados conforme o texto é a falta de planejamento em alguns locais acarretando prejuízos ao meio ambiente.

Palavra chave: a falta de planejamento, prejuízos ao meio ambiente.

ABSTRACT

The objective of this study is to show the issue of sustainable urbanization where it covers numerous features aimed at better use of the urban area , having as objective to present an overview of Sustainable Urbanism with the idea of showing ways to plan properly. For a successful work it is essential to prioritize environmental issues , including proposal for recovery would remove the venture even before the construction and occupation of the new works in a municipality . Within the text of the methodology were searched some places where it has the largest exposures to environmental and social risk in Jeremoabo county city located in the state of Bahia with the population partly 50,000 inhabitants where it comes in a increasingly growing some of the problems presented is the lack of planning in some places causing damage to the environment .

Keyword : the lack of planning, damage to the environment .

1. INTRODUÇÃO

                      . Dentro do município de Jeremoabo, conforme o crescimento desordenado da população gerou uma serie de problemas na cidade, tipo como, a falta saneamento básico e de drenagem. Sendo assim é um dos artefatos que podem causar problemas ambientais conforme a má desestruturação do local.  Como vimos nos dias de hoje a adoção da pratica sustentável só vai ser botada em pauta através de um processo de desenvolvimento local de qualidade, que mobiliza investimentos de cada setor ambiental e de urbanização de uma cidade que acaba gerando empregos e renda aos moradores daquele local.

“Nas últimas décadas houve uma crescente demanda da população para as áreas mais afastadas dos centros urbanos, impulsionando a procura por uma qualidade de vida que vem gerando uma migração concentrada em loteamentos próximos das grandes vias de acesso á cidade, ocasionando crescimento desordenado originando Locais de certa forma irregulares A urbanização acelerada e desordenada traz problemas: emissões de gases estufa, poluição, problemas de tráfego, má qualidade do ar e da água, violência. Mas, bem pensada, ela permite soluções em escala”. (ABRANCHES, Sérgio; 22 de julho, 2011).

De certa forma é dito que a cidade de Jeremoabo ainda por não ter um planejamento adequado, vem sofrendo impactos, ainda por si apresenta algumas ruas urbanas pavimentadas, mais em algumas situações não se tem ruas calçadas, com passar de novos poderes no cargo da prefeitura, a gestão do município vem tentando aprovar projetos para a melhoria de vida das pessoas e maior benefício para todos, assim também vem tentando reestruturar alguns problemas locais.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 A FALTA DE ESTRUTURA NO MUNICÍPIO

A Desestruturação da cidade de Jeremoabo se vê a olho nu, pois por apresentar uma gestão com baixa qualidade e com pouco planejamento. Por se tratar de um município de pequeno porte financeiro em relação à Bahia, entende-se que por muitas vezes são feitos projetos para melhoramento estrutural e estético do município.  Deixando de lado a questão bruta da cidade, que se encontra com vários defeitos urbanísticos, sabemos que desde os tempos passados conforme o crescimento da população é visto que a uma dificuldade de se querer organizar uma cidade que esta em crescimento. Um caso positivo em relação a urbanização citamos como exemplo em todo Brasil a cidade Curitiba .

“Curitiba pode ser considerada uma das pioneiras no Brasil e no mundo na instalação de corredores inteligentes para o transporte público e no uso dos veículos Bus Rapid Transit (BRT), modelo de serviço de baixo custo, utilizado por mais de 2 milhões de pessoas por dia. Somente 11 cidades brasileiras têm vias exclusivas para ônibus, mas Curitiba é, certamente, o maior exemplo de sucesso no uso do BRT no Brasil”. (IPPUC, Prefeitura de Curitiba, 2013).

2.2 A URBANIZAÇÃO

     Sabe se que o mundo e o Brasil esta crescimento, se for comparar a década de 90 para hoje podemos ver que mais da metade população já se vivem em área urbana. É possível ver a Urbanização crescente em Jeremoabo, conforme o passar do tempo percebe o tanto que se modificou o município, a começar pelas ruas pavimentadas que acabam ajudando na mobilidade dos motoristas diminuindo os buracos que são frequentes em calçamentos. Outro fator positivo é questão de aumento de praça situadas em vários locais da cidade, de certa forma foi um investimento muito bom, pois além de melhorar a vida útil da sociedade residente acaba sendo uma forma de se urbanizar sustentável.

A existência de arvores nativas em torno da cidade ocasiona um serie de pontos positivos para o município, um delas é a questão paisagismo melhorando a visão estética da praça e da cidade, sendo ate um ponto de estratégia da prefeitura para melhorar visual em eventos culturais. Outro é a parte da sustentabilidade da cidade que pode leis deve se ter um investimento na área da ambiental da cidade.

Aliás, por se tratar de uma atividade de ordem pública imprescindível ao bem estar da população, nos termos dos arts.30,VIII, 183 e 183 da Constituição Federal e do Estatuto da Cidade (Lei 10.257/01), cabe ao Poder Público municipal em sua política de desenvolvimento urbano, entre outras atribuições, criar, preservar e proteger as áreas verdes da cidade, mediante leis específica, bem como regulamentar o sistema de arborização. Disciplinar a poda das árvores e criar viveiros municipais de mudas estão entre as providências específicas neste sentido, sem contar na importância de normas sobre o tema no plano diretor. (SIQUEIRA, Antônio; A Última Arca de Noé, Ano 2001)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (453.5 Kb)   docx (337.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com