TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UTILIZAÇÃO DAS TÉCNICAS DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS COMO INSTRUMENTO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Por:   •  7/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.689 Palavras (7 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 7

UTILIZAÇÃO DAS TÉCNICAS DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS COMO INSTRUMENTO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Costa, Paloma(1); Silva, Geraldo(1); Pohren, Roberta(2);  Caldeira, Andressa(1); Rodrigues, Karoline(1); Furtado, Thaís (1) ;Souza, Michele(3); Radmann, Elisângela(1).

(1) Laboratório de Biotecnologia Ambiental – HORTO/EQA –FURG, Rio Grande-RS

(2) Laboratório de Gerenciamento Costeiro – IO– FURG, Rio Grande-RS

(3) Laboratório de Biotecnologia – EQA – FURG, Rio Grande-RS

RESUMO: Resíduos orgânicos de alimentos necessitam de tratamento e não podem ser indiscriminadamente dispostos no meio ambiente. Muitas pessoas não sabem como reaproveitar estes resíduos gerados que muitas vezes acabam sendo descartados inadequadamente. O projeto TRATE visa ajudar a sanar este problema com a realização de oficinas para a comunidade da Universidade Federal do Rio Grande - FURG assim como para estudantes do ensino médio e a comunidade em geral da cidade de Rio Grande - RS. As oficinas realizadas no âmbito do projeto tiveram por objetivo a utilização das técnicas de tratamento de resíduos orgânicos para sensibilização ambiental. Nas oficinas os ministrantes demonstram maneiras de tratar e reaproveitar os resíduos a partir dos processos de compostagem, vermicompostagem e digestão anaeróbia, capazes de produzir fertilizantes orgânicos e biogás. As oficinas realizadas tiveram um retorno positivo dos participantes, havendo bastante envolvimento com todas dinâmicas propostas. Até o presente momento, a abordagem de técnicas de tratamento de resíduos estudadas no ambiente acadêmico e com aplicação em resíduos domiciliares se mostrou eficiente despertando interesse nos ouvintes das oficinas em questão, sensíveis à educação e consciência ambiental, tendo assim alcançado o objetivo de popularizar a ciência produzida na universidade.

Palavras-Chave: oficinas, compostagem, extensão.

INTRODUÇÃO

        Os processos de tratamento de resíduos sólidos orgânicos como compostagem, vermicompostagem e biodigestão anaeróbia, são capazes de converter estes resíduos em produtos de interesse, como biofertilizantes e biogás (COTTA et al., 2015; EL-MASHAD; ZHANG, 2010). Neste contexto, a educação ambiental, voltada para a popularização de técnicas capazes de tratar resíduos que podem se tornar problemas ambientais e ainda gerar produtos de valor agregado, se mostra bastante importante. De acordo com (SORRENTINO; TRAJBER, 2007), a educação ambiental é capaz de propiciar a mudanças de valores, comportamentos, sentimentos e atitudes, e deve ser realizada juntamente à totalidade dos habitantes de uma comunidade, de forma permanente, continuada e para todos.

        Portanto, a concretização de um projeto de extensão que visa, através da educação, popularizar a pesquisa universitária para sanar problemas ambientais se mostra relevante em diferentes perspectivas e é amparada pela indissociabilidade de extensão, educação e pesquisa.

        O objetivo desse trabalho é que através das oficinas e palestras de conscientização, cada vez mais pessoas propiciem um destino útil para os seus resíduos orgânicos, evitando sua acumulação em aterros e contribuindo para a diminuição dos impactos ambientais causados pelos mesmos.

MATERIAL E MÉTODOS

        As oficinas contam com conteúdo objetivo capaz de conscientizar os ouvintes sobre a importância do tratamento e disposição correta de resíduos sólidos orgânicos, assim como capacitá-los a reproduzir pelo menos uma das técnicas de tratamento propostas (compostagem, vermicompostagem, biodigestão anaeróbia) para os resíduos gerados em seu domicílio. Para demonstração prática são utilizados materiais do projeto de tratamento dos resíduos orgânicos de alimentos do Restaurante Universitário da FURG de acordo com as demandas de cada atividade. Neste material estão inclusos uma mini composteira, um minhocário e um biodigestor anaeróbio.

        A principal oficina do projeto é “Compostagem e Digestão Anaeróbia” que apresenta de forma prática as duas técnicas de tratamento de resíduos. Durante a oficina, são introduzidos os conceitos fundamentais das duas técnicas e construídos uma composteira e um biodigestor anaeróbio. Para os participantes que desejarem participar das montagens e de outras atividades que são propostas, são disponibilizadas luvas e outros equipamentos de segurança.

        Para a comunidade acadêmica são realizadas oficinas sobre “O papel do Engenheiro no tratamento de resíduos” e “A importância da educação ambiental na formação acadêmica”, onde contamos com a participação de estudantes, professores e técnicos que falam um pouco mais sobre os cursos aplicados ao tratamento de resíduos e sobre a importância para o engenheiro de ter essa preocupação com o meio ambiente; e para a comunidade em geral “A importância da adubação orgânica”, que apresenta o Horto da FURG onde são desenvolvidas grande parte das atividades do projeto e aborda assuntos como “A diversidade de espécies contidas no Horto” e a necessidade da utilização do adubo orgânico para as plantas, com uma breve introdução a pratica de compostagem.

        Durante as oficinas mostra-se como são realizadas as alimentações dos reatores anaeróbios onde ocorre a digestão anaeróbia e são distribuídas cartilhas com o passo-a-passo da montagem de uma composteira doméstica para que os participantes interessados possam reproduzi-la em suas casas. No fim da oficina são distribuídos questionários para que os participantes possam avaliar a atividade realizada e é feito um quiz com perguntas básicas sobre as técnicas de tratamento de resíduos que foram abordadas ao longo da oficina. 

        Para a divulgação do projeto criou-se uma página no Facebook, uma conta no Instagram e um grupo no WhatsApp onde são publicadas informações como datas de oficinas e eventos. A utilização das redes sociais possibilita a interação com a comunidade e com pessoas que já participaram das oficinas.

        

RESULTADOS E DISCUSSÃO

        Através da divulgação do projeto, surgiram professores de muitas áreas interessados em colaborar nas oficinas e no preparo de trabalhos, como professores de Administração, Estatística, Biologia, História, Química e Gestão Ambiental da FURG.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (226.9 Kb)   docx (344.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com