TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UTILIZAÇÃO DE EVA PARA FABRICAÇÃO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO PERMEÁVEIS

Por:   •  30/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.421 Palavras (6 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 6

UTILIZAÇÃO DE EVA PARA FABRICAÇÃO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO PERMEÁVEIS

Orientadora: Prof. Dra. Conceição de Maria Pinheiro Correia (1);

Graduandos: Edson Oliveira dos Reis Junior (1); Gleyciane Almeida Serra (1)

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão – Monte Castelo

conceicao.correia@ifma.edu.br; edson.reis@acad.ifma.edu.br; gleyciane.serra@acad.ifma.edu.br;  

1. RESUMO

        A construção civil é um dos setores mais poluentes da indústria. Contudo, é onde mais se pode aplicar a reutilização de materiais, inclusive provenientes de outros setores. Outro grande problema da engenharia civil é o impacto causado pela exploração das jazidas de areia e pedra. Diante da necessidade de reduzir os impactos ambientais proporcionados pela construção civil relacionados com a exploração dos recursos naturais, da busca por uma melhor utilização dos resíduos sólidos, este projeto dará uma reutilização ao E.V.A. (etileno acetato de vinila), produto utilizado principalmente pela indústria de calçados e como material escolar. A importância de sua reciclagem se dá por ser um material de lenta decomposição, podendo levar até 400 anos para se degradar. O E.V.A. é um material polimérico que possui um bom desempenho a baixas temperaturas e uma boa adesividade. Portanto, pode ser um importante agregado na construção civil. A proposta desse trabalho é reutilizar o E.V.A. na confecção de pavimentos permeáveis. O crescimento das cidades e a necessidade da locomoção mais rápida e confortável levaram ao recobrimento dos solos por pavimentações em geral pouco permeáveis. A impermeabilização do solo causa grandes problemas que ficam mais nítidos nos períodos chuvosos. A ideia desse projeto é reutilizar um material que seria descartado na natureza como componente dos blocos de concreto para pavimentação (Paver). Espera-se que a utilização de E.V.A. como componente do traço do concreto aumente o número de vazios dos blocos, o que permitirá uma maior absorção de água. Isto ajudará a reduzir os alagamentos causados pelas grandes chuvas e a recarga das águas subterrâneas. O concreto obtido na mistura também poderá possuir uma resistência mecânica menor. Serão feitos testes com diferentes percentuais de EVA 0%, 5%, 10% e 15%. Os blocos serão fabricados segundo a norma ABNT NBR 9781 - Peças de concreto para pavimentação - Especificação e métodos de ensaio. Após os testes espera-se chegar a uma mistura que possa agregar absorção de água e resistência mecânica. Com isso, será possível definir em que áreas os pavers compostos de EVA poderão ser utilizados.

PALAVRAS-CHAVE: Pavimentos de concreto, Pavers permeáveis, EVA.

2. INTRODUÇÃO 

O Etileno Acetato de Vinila, muito conhecido como E.V.A., é um copolímero que surgiu nos Estados Unidos na década de 50. Já na década de 70, a indústria de calçados começou a utilizá-lo como uma alternativa ao couro. Estudos realizados sobre o E.V.A. têm mostrado o seguinte crescimento de consumo: 8.142 toneladas no ano de 1985, passando para 39.103 tonelada no ano de 1999 e para de 45.780 toneladas em 2003, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Plásticos (ABIPLAST).

A iniciativa deste projeto é substituir parte do pó de brita por E.V.A. na massa de concreto, sem que haja perda significativa das suas propriedades. Espera-se que com essa substituição o concreto mantenha as especificações de um paver. É estimado que ocorra perda de resistência dos pavers com a utilização de E.V.A., contudo, é interessante saber qual a quantidade de material que se permite utilizar sem que perca sua finalidade. A partir daí será possível definir em quais áreas é possível aplicar este pavimento.

3. METODOLOGIA

        Foram confeccionados 16 corpos de prova em formato de blocos de concreto tipo I especificado na NBR 9781 com adição de resíduos de E.V.A. Após a cura dos corpos de prova foi iniciada a etapa de ensaios mecânicos.

3.1.         Métodos:

3.1.1        Composição do Traço Padrão

Para a determinação do traço ideal com substituição de pó de brita por EVA foi utilizado um traço padrão comumente empregado na confecção de pavimentos de concreto intertravados. Baseando-se neste traço substituiu-se parte do pó de brita por E.V.A. em diferentes percentuais.

Tabela 01 – Consumo de materiais utilizados no traço

Quantidade de materiais

Componentes

Cimento

areia média

Pó de brita

E.V.A.

0%

1,82 kg

6,80 kg

3,27 kg

0,00 kg

5%

1,82 kg

6,80 kg

3,11 kg

0,00 kg

10%

1,82 kg

6,80 kg

2,94 kg

0,00 kg

15%

1,82 kg

6,80 kg

2,78 kg

0,00 kg

3.2.        Processo de Execução

A fabricação do concreto foi feita manualmente, sem utilização de betoneira. O E.V.A. foi adicionado logo depois da mistura do cimento com a areia e o pó de brita.

3.2.1        Moldagem dos Corpos de Prova

         A moldagem dos corpos de prova foi feita manualmente. O método empregado para cura foi por meio de aspersão de água durante 28 dias.

3.2.2.        Ensaio de Resistência à Compressão

 O ensaio de resistência à compressão foi realizado com 4 blocos intertravados de concreto para cada traço, após a cura de 28 dias, conforme a NBR 9781/2013.

3.3.         Materiais

Cimento, Agregados Miúdos, Água, Resíduos de E.V.A.

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

4.1.        Ensaio de granulometria do E.V.A.

O E.V.A. utilizado nesta pesquisa foi picado em um triturador elétrico. Após o processamento do material foi realizado o ensaio de granulometria com 50g de amostra, o qual permitiu uma caracterização do tamanho das partículas. O resultado pode ser observado na tabela a seguir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (166.9 Kb)   docx (49.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com