TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ultiização do multisim

Por:   •  5/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.112 Palavras (5 Páginas)  •  666 Visualizações

Página 1 de 5

UTILIZAÇÃO DO MULTISIM

THAYANE PORTELA OLIVEIRA

YULLIA SAYUNI CARVALHO SOUSA

Resumo

Este artigo tem por objetivo enfatizar a utilização da ferramenta Multisim na resolução de problemas envolvendo circuitos eletrônicos encontrados em nosso dia a dia, onde neste programa estão contidas todas as ferramentas necessárias para as montagens dos circuitos, permitindo a simulação destes. O Multisim possui destaque quando se trata em simulação de circuitos eletrônicos, devido ser um dos mais populares e importantes softwares de simulação, sendo essencial para estudantes de engenharia e profissionais, por proporcionar maior eficiência na obtenção de valores.

Palavras Chaves: Multisim, software, simulação, circuitos eletrônicos.

abstract

This article is designed to emphasize the use of Multisim tool in solving problems involving electronic circuits found in our daily lives, where this program are contained all the necessary tools for the assembly of circuits, allowing the simulation of these. Multisim has highlighted when it comes to simulation of electronic circuits, due to be one of the most popular and important simulation software, is essential for engineering students and professionals, by providing greater efficiency in obtaining values.

Key Words: Multisim, software, simulation, electronic circuits.

  1. INTRODUÇÃO

O MultiSim é um pacote de simulação de circuitos interativos, este permite que o usuário possa analisar o seu circuito de forma esquemática e também permite a medição da diferentes parâmetros do circuito. A capacidade para criar um esquema rapidamente e em seguida, analisar o circuito por meio de simulação faz MultiSim uma ferramenta maravilhosa para ajudar os alunos de engenharia e profissionais a compreender os conceitos abordados no estudo da eletrônica.  

O Multisim é um software largamente utilizado em analise de circuitos, pois utiliza os mesmos conceitos necessários à implementação de um circuito físico em laboratório, possibilitando conversões e analises mais detalhadas dos circuitos eletrônicos.  

  1. UTILIZAÇÃO DO MULTISIM

 O NI Multisim é um software utilizado como ferramenta interativa para projetos e simulações de circuitos eletrônicos, com a combinação entre o Multisim e o ambiente gráfico para desenvolvimento LabVIEW. Os técnicos e projetista podem desenvolver através desses programas placas de circuito impresso personalizadas, além de verificar dados simulados em outros modelos com dados medidos através de componentes reais.  Originalmente o Multisim foi denominado Eletronica Workbench, sendo criado por uma empresa chamada interativos tecnologias de imagem. Foi utilizado inicialmente como ferramenta educacional para ensino técnico e programas de engenharia em faculdades e universidades. Uma versão do Multisim foi voltada para o legado educacional, com características desenvolvidas para a eletrônica de ensino pela National Instruments. Em 1999, Foi introduzido com Multisim Ultiboard depois a empresa original se fundiu como o Ultimate Technology, que é uma empresa de software de layout de PCB. A Interativos Technologies imagem foi adquirida pela National Instruments Eletronica Workbench Group em 2005 e o Multisim foi renomeado para NI Multisim.

A representação de um sistema ou de um processo tendo como objetivo o estudo de seus efeitos é denominado simulação, que consiste na utilização de um conjunto de métodos e técnicas matemáticas para a representação do comportamento dos sistemas reais, utilizando computadores e sistemas adequados.

No Multisim a simulação tem por objetivo avaliar as ligações dos componentes considerando suas reações em conjunto com a execução de uma programação que visa manipular os dados entre os constituintes do sistema, podendo assim obter erros de instalação destes. As etapas de um projeto de simulação de circuitos eletrônicos são compostos pelos seguintes passos:

  • Especificações do circuito a ser montado, ocorrendo a identificação dos componentes que são necessários e sua utilidade deste circuito.
  • Escolha do sistema de simulação para a implementação do circuito elétrico que foi planejado.
  • Aplicação do circuito eletrônico no ambiente de simulação.

O ambiente de simulação do Multisim possui uma interface de grande acessibilidade, contudo o projetista deve possuir noções de eletrônica e programação. Este programa permite ainda ao projetista a visualização do painel central onde será desenvolvida a simulação do circuito eletrônico, uma barra de componentes, controles da simulação, uma barra de ferramenta de analise, a desig toolbox e a Spreadsheet View, que contém informações sobre o funcionamento do circuito eletrônico planejado.

Na utilização do Multisim devemos primeiramente montar o circuito, quando este está pronto é feito a simulação, porem devemos inserir instrumentos de medição para medir corrente e tensão em elementos do circuito. Podemos realizar essa função através do amperímetro (Ammeter) e o voltímetro (Voltmeter) que estão disponíveis na toolbox “Measurement Components”, considerando as suas polaridades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (86.8 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com