TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisar E Estudar O Funcionamento Do Software Multisim Da National

Pesquisas Acadêmicas: Pesquisar E Estudar O Funcionamento Do Software Multisim Da National. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 4

Softwares de projeto e simulação de circuitos eletrônicos não são novos, e um dos mais populares entre os projetistas de circuitos eletrônicos tradicionais foi o Electronics Workbench ou EWB. Desde há muitos anos muitos profissionais, estudantes e amadores fizeram trabalhos com ele. Na época, havia uma empresa que o fabricava, mas o EWB passou a ser é um produto da National Instruments, e com isso a sua nova denominação passou a ser Multisim. O Multisim já se encontra na versão 11.0 e é justamente com essa versão que estamos iniciando este curso rápido. Esta versão conta com recursos profissionais que a tornam muito mais do que um simples software de projeto para estudantes e hobistas. Os recursos dessa nova versão permitem seu uso avançado em aplicações profissionais, incluindo projeto de circuitos com microprocessadores, FPGA e de alta freqüência. Como nossos leitores não podem ficar longe desse software, iniciamos nessa edição um Curso que tratará de forma básica dos recursos do EWB, começando pelo software de projeto e simulação, o Multisim 11.0. Este curso rápido é uma preparação para os que desejam ir além, e que poderão contar em breve com um livro nosso sobre o assunto, muito mais completo e com exercícios.

LIÇÃO 1

1.1 - Apresentação

Electronics Workbench original é um "pacote" que inclui programas para captura de esquemas, simulação de funcionamento de circuitos, projeto de placas de circuito impresso além simulação térmica.

Com a incorporação do EWB à linha da National Instruments (www.ni.com), aperfeiçoamentos foram feitos no sentido de tornar esse programa uma ferramenta de uso profissional com a possibilidade de interagir com outros produtos da empresa como LabVIEW e o SignalExpress. Essa interação é de vital importância para tampar a lacuna que existe entre o projeto eletrônico e o teste.

A sede do Electronics Workbench fica em Toronto, Canadá, mas há suporte e vendas em representações em muitos países, incluindo o Brasil.

1.2 - Estrutura

O "pacote" EWB é formado por 4 programas principais.

a) MultiCAP

Trata-se de um software para captura de esquemas que permite importar projetos e características de componentes para uso próprio.

b) MultiSIM

Trata-se de uma poderosa ferramenta de simulação que inclui uma versão completa do MultiCAP para projeto. Esse programa é capaz de verificar erros antes que eles se propaguem pelo projeto. A verificação do funcionamento é feita através de um conjunto amplo de instrumentos virtuais que indicam formas de onda, sinais, tensões e correntes, além da própria resposta de freqüência de um circuito. Existem ainda instrumentos como geradores de funções, fontes de tensão alternadas com diversas formas de onda e freqüências, e muitos outros que podem servir para a simulação.

Tela apresentando um projeto pronto feito no MultiSim 11.0

Tela apresentando um projeto pronto feito no MultiSim 11.0

c) UltiBOARD

Trata-se do programa que permite projetar a placa de circuito impresso para um projeto que tenha sido desenvolvido no MultiSIM.

d) UltiROUTE

Esse programa faz o auto-roteamento das conexões de uma placa de circuito impresso de modo a se obter o melhor lay-out para um projeto procurando as conexões de menor comprimento.

1.2(a) - As diferenças em relação as versões anteriores

Na tabela abaixo mostramos as principais diferenças entre as diversas versões do Multisim desde a versão 5, lembrando que entre elas existe uma compatibilidade decrescente.

Isso significa que uma versão que foi feita no Multisim 9. roda no Multisim 11.0, mas não no Multisim 5.

Abaixo as principais novidades da versão 11.0:

Captura mais fácil com o novo "Schematic Net System"

WYSIWYG - o que você vê é o que você tem - convenções para nomenclatura de componentes e listas Conectores de página e globais

Novo "Forward and Backward Annotation"

* Visibilidade completa de todas as transferências de design e anotações

* Controle de transferência a partir do ambiente do Multisim Capacidade para anotar as mudanças de peças / componentes, redes e camadas

Banco de dados de componentes Multisim ampliado

* Mais de 550 componentes de Microchip, Texas Instruments e Linear Technologies

* 26 conectores para NI Single-Board RIO, CompactRIO e DAQ Série M

Novo "NI Example Finder"

* Busca todos os exemplos através de palavras-chave ou pastas lógicas

Melhor visualização com "Grapher"

* Comentário e anotações no ambiente Grapher

* Novas opções de visualização, incluindo os pontos de simulação

Nova "Programmable

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com