TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma variedade de libélulas em uma lagoa na costa sul do estado de São Paulo, Brasil

Tese: Uma variedade de libélulas em uma lagoa na costa sul do estado de São Paulo, Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Tese  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 3

O Título

O título de um texto científico deve ser, ao mesmo tempo, informativo e curto, ou seja, deve informar em poucas palavras do que trata o texto. Exemplo: "Diversidade de libélulas em lagoa no litoral sul do Estado de São Paulo, Brasil". Note que neste exemplo o assunto do estudo (diversidade), o objeto que foi estudado (libélulas) e a localização geográfica (litoral sul de São Paulo, Brasil) estão claramente informados.

Os Autores

A autoria de um relatório ou trabalho científico (e a ordem em que é apresentada) é determinada pelo grau de participação de cada um no planejamento, na execução dos trabalhos, na análise e interpretação dos resultados e na elaboração do texto. Os autores devem vir em um local de fácil percepção. Pode-se optar pela forma sobrenome/iniciais (Sawaya, P., Dreyfuss, F.) ou pelo nome completo.

O Resumo

Geralmente os textos científicos vêm acompanhados de um resumo. É a partir dele que muitos cientistas selecionam os artigos de interesse. Por isso é recomendável que ele seja curto e informativo (menos de 200 palavras) contendo em sua estrutura as seções de um texto científico, embora algumas delas não sejam incluídas. As seções comuns em resumos são: introdução, métodos, resultados e discussão. Veja um exemplo fictício:

"O estudo do comportamento territorial de borboletas tropicais tem contribuído de maneira decisiva para a formulação de teorias sobre a territorialidade. Este estudo descreve a territorialidade da borboleta Heliconius erato (Nymphalidae) em uma floresta do sudeste de São Paulo, Brasil. Entre maio e junho de 1996, 13 indivíduos machos foram marcados (através de numeração com caneta na parte inferior de ambas as asas) e observados durante a manhã. As observações de comportamento foram realizadas através do método de "todas as ocorrências". Foi estimada a quantidade de néctar produzido pelas plantas de cada território. Apenas os machos de H. erato defendem territórios. Os territórios consistiam de grupos de arbustos com flores, com área de 8 a 14 m2. A produção de néctar por território variou de 14 a 18 ml/dia. O tamanho do território foi significativamente correlacionado à quantidade de néctar produzido pelas plantas. O comportamento territorial é estereotipado, apresentando as seguintes etapas: aproximação rápida do intruso por parte do residente, perseguição por longa distância (4 a 46 m) e retorno ao território. O comportamento territorial de H. erato é semelhante àqueles relatados para outras espécies de Heliconius. Os resultados indicam que as borboletas defendem territórios nos quais os custos de defesa são menores que os ganhos em relação à energia obtida através do néctar."

Note que no exemplo acima os tópicos introdução (em vermelho), material e métodos (em azul), resultados (em verde) e discussão (em marrom) são facilmente identificáveis e todos eles apresentados de maneira resumida. Note também que, embora conciso, o resumo é bem informativo, ou seja, pela leitura do resumo o leitor sabe do que trata o relatório ou trabalho, seus principais resultados e suas implicações teóricas.

Os Agradecimentos

Nesta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com