TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Turismo em Gramado, Rio Grande do Sul, estado, Brasil

Abstract: Turismo em Gramado, Rio Grande do Sul, estado, Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2013  •  Abstract  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  863 Visualizações

Página 1 de 4

5.1 ANÁLISE DE MERCADO

O ano começa movimentado em Gramado, visto o grande número de visitantes desde janeiro até agora. No primeiro mês de 2012 a Cidade Jardim das Hortênsias registrou um aumento de 65% no número de visitantes em relação à janeiro de 2011. A cidade recebeu 472.601 turistas, um número significativamente alto para uma pequena cidade do interior, que possui pouco mais de 32 mil habitantes.

Mas o que era bom, ficou ainda melhor. Gramado apontou um aumento de 90% no número de visitantes em fevereiro deste ano. A cidade recebeu 391.856 turistas, praticamente o dobro ao que a cidade recebeu no mesmo mês de 2011, quando foi apontado 205.995 visitantes, conforme dados informados pela Brita Rodovias.

A Administração Municipal não mede esforços para dar continuidade ao crescimento turístico de Gramado, pois sabe que é nele que estão firmadas as bases da cidade.

A Secretária de Turismo de Gramado, ainda garante o esforço realizado na cidade em relação à captação de eventos, o que garante movimentação turística o ano inteiro. Gramado recebe milhares de turistas durante o ano todo, grande parte deles vem à passeio, mas devemos valorizar também o visitante de negócios, que geralmente traz consigo seus familiares. Somando-se estes dois tipos de visitantes, chega-se a estes 90% de aumento no número de turistas na cidade.

A Secretaria de Turismo de Gramado, além de estar trabalhando forte na divulgação do município em eventos nacionais, garantindo o aumento contínuo no número de visitantes que vem à cidade, também está realizando participações em grandes eventos internacionais, como foi o caso da BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa, e a ITB Berlim.

5.1.1 SETOR

Gramado é um município do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. Localiza-se na Serra Gaúcha, mais precisamente na Região das Hortênsias, a uma latitude 29º 22' 44" sul e a uma longitude 50º 52' 26" oeste, estando a uma altitude de 830 metros. Sua população estimada em 2009 é de 33 706 habitantes. Possui uma área de 237,019 quilômetros quadrados. Seu principal acesso se dá através da RS-115, embora também seja atendida pelas rodovias RS-235 e RS-373.

Sua demografia é etnicamente variada, com forte influência alemã e italiana, o que se reflete especialmente na culinária e na arquitetura urbana e rural.

Localizado na Encosta Inferior do Nordeste, no Rio Grande do Sul, Gramado distastancia 115 quilômetros da capital do estado, Porto Alegre. Faz divisa com Caxias do Sul (ao norte), Três Coroas (ao sul),Canela (a leste), Nova Petrópolis e Santa Maria do Herval (a oeste).

O município de Gramado pertence a zona climática Cfb, segundo a classificação do clima de Köppen. Tal tipo climático se caracteriza por ser um clima úmido temperado. No verão, temperatura amena, em torno de 22°C, com alguns dias mais quentes, mas com noites sempre agradáveis, moderadas pelo ar das montanhas e dos bosques. Os invernos podem ser rigorosos com temperaturas abaixo de 0°C, fortes geadas e ocasionais nevadas.

Com uma economia voltada ao turismo (90 por cento de sua receita é proveniente da atividade turística), a cidade recebe, anualmente, cerca de 5 milhões de turistas. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Turismo, os turistas de fora do país gastam, em média, 79 dólares estadunidenses por dia. O turista doméstico, 46 dólares estadunidenses por dia (dados da CVC).

Atualmente existem mais de 100 indústrias no setor de móveis, 19 fábricas de chocolates, dezenas de malharias e outra centena de empresas que trabalham na construção civil – um dos setores mais rentáveis do município.

A agroindústria também tem grande destaque na economia local, uma vez que emprega famílias inteiras de imigrantes italianos e alemães em sua maioria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com