TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do artigo científico: Potencial mutagênico dos poluentes na água do rio Paraíba do Sul em Tremembé, SP, Brasil, utilizando o teste Allium cepa

Resenha: Análise do artigo científico: Potencial mutagênico dos poluentes na água do rio Paraíba do Sul em Tremembé, SP, Brasil, utilizando o teste Allium cepa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2014  •  Resenha  •  989 Palavras (4 Páginas)  •  1.003 Visualizações

Página 1 de 4

Análise do artigo científico:

 Artigo: Potencial mutagênico dos poluentes na água do rio Paraíba do Sul em Tremembé, SP, Brasil, utilizando o teste Allium cepa.

 Autores: Leonardo Maurer de Oliveira; Júlio Cesar Voltolini; Agnes Barbério. Universidade de Taubaté (UNITAU).

 O artigo aborda o potencial mutagênico dos poluentes na água do rio Paraíba do Sul em Tremembé, SP. O rio Paraíba do sul encontra se na região mais populosa e com mais indústrias do Brasil. Por esse fato o rio pode estar sofrendo muito com a poluição. Um fato muito preocupante já que as águas desse rio são usadas para o consumo humano e para irrigação de lavouras.

O objetivo do estudo é caracterizar o potencial mutagênico, analisando alterações cromossômicas em células meristemáticas de Allium cepa, em dois períodos distintos do ano. Deixado os bulbos expostos a água coletada do rio Paraíba do sul, e a outros elementos durante 72 horas. Os pesquisadores tentam provar que a mutagenicidade pode estar relacionada com as quebras cromossômicas causadas por poluentes despejados no rio. Foram coletadas amostras de água nas margens e meio do rio, e levada para o Laboratório de Biologia da Universidade de Taubaté (SP) onde foi feito o estudo com os bulbos de cebola. No estudo foram observados 6 tipos de aberrações cromossômicas. Sendo possível detectar a existência de um potencial genotóxico decorrente da presença de substâncias tóxicas na água do rio.

 Esse artigo científico tem como público alvo, biólogos e pessoas que estudam os danos causados pela poluição, além da população de Tremembé – SP que usa a água do rio Paraíba do Sul para diversas atividades.

 O objetivo deste estudo foi caracterizar o potencial mutagênico dos poluentes presentes na água do rio Paraíba do Sul, cidade de Tremembé – SP, analisando alterações cromossômicas em células meristemáticas de Allium cepa, no verão (abril) e inverno (agosto) de 2008.

 As amostras de água do rio Paraíba do Sul foram coletadas nas coordenadas 22º57’40’’S, 45º33’16’’W na cidade de Tremembé-SP, em abril e agosto de 2008. As amostras foram levadas para o Laboratório de Biologia da Universidade de Taubaté (SP) para serem estudadas.

 O artigo sobre o potencial mutagênico no rio Paraíba do Sul, SP, foi um tema de considerável repercussão e de suma importância para a população, principalmente aqueles que fazem o uso da água do rio. Hoje em dia, mesmo após os estudos que comprovaram a existência de um potencial mutagênico alto, o rio ainda se encontra em situações bastante precárias, como mostra a pesquisa realizada pelo IBGE, o rio Paraíba do Sul se encontra entre os dez rios mais poluídos do Brasil, deste modo os resíduos que não sofrem degradação no processo de tratamento, continuam contribuindo para o potencial mutagênico.

 Para trabalhos futuros, os autores sugerem manter o biomonitoramento e controle de efluentes, isso se torna importante porque o abastecimento público, irrigações entre outros fatores dependem dessas águas. Além do biomonitoramento seria importante contribuir com ações de manejo. Sugere-se, também, a interferência sazonal nas pesquisas que são utilizadas.

 O Artigo “Potencial mutagênico dos poluentes na água do rio Paraíba do Sul em Tremembé, SP, Brasil, utilizando o teste Allium cepa” é de excelente qualidade para que possamos ampliar nossos conhecimentos sobre a poluição dos rios, e é indicado para aqueles que se interessam pelo assunto e se preocupa com a qualidade da água nesse rio, é indicado também para os pesquisadores que desejam realizar o teste em sua região.

 As alterações genéticas podem estar relacionadas diretamente com o meio ambiente. As alterações podem ser provenientes da poluição ou de fatores ambientais. A poluição é uma das principais causas, já que o meio pode apresentar agentes tóxicos, provenientes da poluição, que causam mutações em alguns organismos. Também pode haver metais com chumbo e mercúrio em excesso na água, o que acaba matando alguns organismos ou causando mutações nos mesmos. Água

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com