TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma visão geral sobre os equipamentos utilizados no processo de forjamento

Por:   •  29/6/2017  •  Artigo  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  649 Visualizações

Página 1 de 4

Uma visão geral sobre os equipamentos utilizados no processo de forjamento

Forjamento técnica antiga de transformações mecânicas, no inicio era manual onde se usava martelo e bigorna.

        O processo de forjamento e usado por varias indústrias no mundo todo. Esta técnica oferece vantagens e não gera desperdícios. O objetivo é alterar o formato do material aplicando força sobre ele.

        Nos últimos séculos, com a necessidade de peças com maiores tamanhos, melhor acabamento, maior repetibilidade, e em menor tempo, as grandes máquinas foram sendo incorporadas aos processos de forjamento, e podem ser feitos por duas formas: Por martelamento (impacto) ou por pressão (prensagem gradual).

Prensas Hidráulicas

Prensas hidráulicas podem atingir 50.000 toneladas ou mais, se mostram mais eficientes para processos de recalcamento, dobramento e parcialmente ode estiramento. Tem vantagens a: Precisão, curso variável com grande deslocamento, força e velocidade controlável.  Suas desvantagens são: Custo elevado, a manutenção é cara e demanda de profissionais qualificados na área de hidráulica.

Por serem lentas oferecem limitações ao processo, pois precisam de tempo de contato entre as partes para evitar transferência de calor. A forca utilizada em uma prensa hidráulica vem através da transformação de energia hidráulica em energia mecânica.

[pic 1]

        Onde:

F = Forca do cilindro dada em (N)

P = Pressão do óleo dado em (Pa)

A = Área do embolo dado em (m²)

Prensas Excêntricas

        Prensas excêntricas podem atingir 12.000 toneladas, quatro vezes menos que as hidráulicas. O princípio de funcionamento é baseado na transformação de movimento de rotação em movimento linear.

        A capacidade de uma prensa excêntrica depende da potencia e torque do motor. Entretanto, o final da atuação depende das relações dos diâmetros das engrenagens, polias, e do excêntrico. A variação destes diâmetros influencia diretamente na força final do equipamento. Também podem ser usados inversores de frequência conectados ao motor. Outra característica desse tipo de prensa é o curso de trabalho cíclico, tornando o processo do forjamento repetitivo e contínuo.

Prensas Por Fuso

        Prensas por fuso possuem golpes de alta velocidade. Tem boa produtividade e pouco ruído. São preferidas para forjamento a quente, estampagem e outros. Suas vantagens sobre a prensa excêntrica é devida a maior precisão.

        Já ao contrario das prensas hidráulicas, o mecanismo é mais simples tanto na fabricação quanto na manutenção. Podem ser automatizadas através de inversores de frequência que da mais precisão e controle, que resulta em golpes mais precisos, rápidos e com menor tempo, levando a uma menor transferência de calor das partes.

Prensas de fuso por fricção

        É uma prensa acionada por fricção, os discos laterais e central são revestidos em couro. Existem dois tipos de prensas de fuso por fricção, a de fuso fixo e fuso móvel. Prensas de fuso fixo o contato do disco de fricção lateral é constante, já a de fuso móvel, a distancia do disco central se altera em relação ao disco lateral, resultando na alteração da velocidade de rotação do fuso.

        Prensas de fuso fixo, além do acionamento por fricção, existem os modelos com motores ligados diretamente ao volante central ou por transmissão de engrenagens. Prensas acionadas dessa forma oferecem algumas vantagens quando possuem controladores, uma delas é a precisão, mas em contra partida encarecem o preço final do equipamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (63 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com