TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unisul - Fisica 02 ONDAS ESTACIONÁRIAS - MOVIMENTO ONDULATÓRIO

Trabalho Universitário: Unisul - Fisica 02 ONDAS ESTACIONÁRIAS - MOVIMENTO ONDULATÓRIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 4

ONDAS ESTACIONÁRIAS - MOVIMENTO ONDULATÓRIO

Jean Anderson da Rosa

RESUMO: Este artigo apresenta estudo obtido através do experimento de ondas estacionárias em uma corda.

INTRODUÇÃO

O experimento tem por objetivo visualizar o movimento ondulatório e como se comporta uma onda estacionária.

METÓDO EXPERIMENTAL

- 01 Suporte;

- 01 corda;

- 01 roldana;

- 01 um motor com frequência regulável;

- 01 dinamômetro;

Objetivos

Através desse experimento vamos acompanhar o surgimento das ondas estacionárias, ressonância, como a mesma se comportam e suas influencias no meio.

Informações Teóricas importantes

Ondas estacionárias são aquelas que possuem uma vibração continua sendo formada por uma superposição de duas ondas iguais, mas em sentidos opostos, normalmente quando as ondas estão confinadas no espaço como ondas sonoras em um tubo fechado e ondas de uma corda com as extremidades fixas, como foi o caso do experimento. Esse tipo de onda é caracterizado por pontos fixos de valor zero, chamados de nodos, e pontos de máximos também fixos, chamados de antinodos, em outras palavras são ondas resultantes da superposição de duas ondas de mesma frequência, mesma amplitude, mesmo comprimento, mesma direção e sentidos opostos.

Ressonância é o fenômeno que acontece quando um sistema físico recebe energia por meio de excitações de frequência igual a uma de suas frequências naturais de vibração. Assim, o sistema físico passa a vibrar com amplitudes maiores.

Desenvolvimento

O experimento é composto de um motor girando em uma frequência definida que pode ser alterada, ligado uma extremidade da corda no motor e a outra extremidade passando por uma roldana é ligado a um dinamômetro. Após definir a frequência em que o motor irá produzir, uma onda começara a percorrer por toda extensão da corda do ponto A, o motor, até o ponto B, a polia, e assim ela chegara ao ponto B e voltará para o ponto A, de modo que a onda refletida irá sobrepor à onda que esta sendo emitida pelo motor, formando assim a onda estacionária, ondas que se propagam em sentidos contrários, mas que possuem a mesma frequência, mesma amplitude, mesmo comprimento de onda, mesma direção e sentidos opostos. Com o surgimento das ondas estacionárias consequentemente temos o surgimento dos Nos, onde a onda passa pelo ponto 0.

Quando a frequência coincide com a mesma frequência da corda, sua amplitude aumenta de modo que passa a gerar uma soma da amplitude das duas frequências, assim sendo podemos observar a ressonância sendo gerada, o seu estudo é de suma importância,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com