TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

União Soldada

Pesquisas Acadêmicas: União Soldada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  2.441 Palavras (10 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 10

UNIÃO SOLDADA

INTRODUÇÃO:

Um dos meios de união de peças muito utilizado atualmente é a soldagem, que teve seu grande impulso com o surgimento da soldagem a arco elétrico.

Principais tipos de soldagem:

Terminologia:

A soldagem é o mais importante processo de união de metais usado industrialmente

Soldagem (Welding) é o processo de união de materiais, a Solda (weld) é o resultado deste processo.

Metal Base (base metal): Material da peça que passa pelo processo de soldagem.

Metal de Adição (filler metal): Material adicionado, no estado líquido, durante a soldagem por fusão (ou a brasagem).

Poça de Fusão (weld pool): Região em fusão, a cada instante, durante uma soldagem

por fusão.

Penetração (penetration): Distância da superfície original do metal base ao ponto em que termina a fusão, medida perpendicularmente à mesma.

Junta (joint): Região entre duas ou mais peças que serão unidas.

Chanfro (groove): Corte efetuado na junta para possibilitar/facilitar a obtenção de uma

solda com a penetração desejada.

Tipos de juntas:

1. Juntas de topo

2. Juntas de canto

3. Juntas de arestas

4. Juntas sobrepostas

5. Juntas de ângulos

Parafusos:

Parafusos, porcas e arruelas são peças metálicas de vital importância na união e fixação dos mais diversos elementos de maquina.

Por sua importância, a especificação completa de um parafuso e sua porca engloba os mesmos itens cobertos pelo projeto de um elemento de máquina, ou seja: material, tratamento térmico, dimensionamento, tolerâncias, afastamentos e acabamento.

Parafusos

O parafuso é formado por um corpo cilíndrico roscado e por uma cabeça que pode ser hexagonal, sextavada, quadrada ou redonda.

Fixadores:

Parafusos, porcas e arruelas são peças metálicas de vital importância na união e fixação dos mais diversos elementos de máquina. Por sua importância, a especificação completa de um parafuso e sua porca englobam os mesmos itens cobertos pelo projeto de um elemento de máquina, ou seja, material, tratamento térmico, dimensionamento, tolerâncias, afastamentos e acabamento.

Parafusos são elementos de fixação, empregados na união não permanente de peças, isto é, as peças podem ser montadas e desmontadas facilmente, bastando apertar e desapertar os parafusos que as mantêm unidas. Os parafusos se diferenciam pela forma da rosca, da cabeça, da haste e do tipo de acionamento.

Tipos de roscas e Aplicações.

Rosca é uma saliência de perfil constante, helicoidal, que se desenvolve de forma uniforme, externa ou internamente, ao redor de uma superfície cilíndrica ou cônica. Essa saliência é denominada filete.

Roscas triangulares

Dentre as roscas normalizadas utilizadas na construção de máquinas, a de uma entrada, secção transversal triangular com ângulo de 60º (rosca métrica) ou 55º (rosca whitwoth) entre flancos, é empregada nos parafusos de fixação (maior atrito), enquanto as demais servem aos parafusos de movimento. Diâmetro nominal é o diâmetro externo da parte roscada do parafuso; apenas as roscas whitworth para tubos têm, como diâmetro nominal, o diâmetro interno da parte roscada do tubo ( diâmetro da secção transversa livre do tubo).

Roscas UNC e UNF

UNC: rosca grossa é recomendada para uso geral em engenharia. Na tabela as dimensões com (*) indicam roscas “unified” (unificados) e “american standard” são representadas por UNC. As demais representam somente à “american standard” e representadas por NC. Exemplo: designação de uma “rosca interna de ¼” de diâmetro nominal, 20 fios por polegada, “unified” e com qualidade 2.

UNF

Rosca fina, recomendada para uso geral em automóveis, aviões e outras aplicações onde a espessura da parede exija rosca fina. Na tabela as dimensões com (*) indicam roscas “unified” (unificados) e “american standard” são representadas por UNF. As demais representam somente à “american standard” e representadas por NF. Exemplo: designação de uma rosca externa de 5/8” de diâmetro nominal, 18 filetes por polegada, rosca fina “unified” e com qualidade 2.

Rosca métrica

A rosca métrica fina, num determinado comprimento, possui maior número de filetes do que a rosca normal. Permite melhor fixação da rosca, evitando afrouxamento do parafuso, em caso de vibração de máquinas. Possuem 60 graus na distancias dos filetes.

Rebites

O rebite é um fixador mecânico metálico, semipermanente. Antes de sua instalação, consiste num cilindro com uma cabeça em uma das extremidades, similar a um prego ou pino. Sua instalação é feita num orifício pré-perfurado, através do achatamento (deformação por golpes) da ponta, quando a espiga preenche o orifício, prendendo o rebite, expandindo-se até 1,5 vezes o seu diâmetro original, prendendo-o de forma definitiva.

Transmissão de movimento

Transmissão por correia:

São muito utilizadas devido sua grande versatilidade e campos de aplicação.

A maneira de transmissão de potência se dá por meio do atrito que pode ser simples, quando existe somente uma polia motora e uma polia movida ou

múltipla, quando existem polias intermediárias com diâmetros diferentes. A transmissão pode ser afetada por alguns fatores, dentre os principais a falta de atrito, pois quando em serviço, a correia pode deslizar e portanto não transmitir integralmente a potencia.

Tipos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com