TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Usando tabelas do Excel

Artigo: Usando tabelas do Excel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  Artigo  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 2

Acreditamos que a planilha é uma das ferramentas mais utilizadas na maioria dos trabalhos, principalmente na área de engenharia. Por ser versátil e de fácil uso, ela pode ser utilizada para as mais diversas atividades. Das mais conhecidas como elaboração de formulário, lista de contatos e relatórios até as mais simples como uma multiplicação ou cálculo de juros compostos.

Pensando nisto, fizemos uma rápida pesquisa nas redes sociais para entender como as pessoas utilizam o Excel (LibreOffice, etc) no trabalho. Iniciamos perguntando sobre a área de atuação do profissional e para quais atividades ele usa a planilha (podia escolher mais de uma).

Figura 1 – Perfil dos profissionais.

Pela Figura 1, observa-se que cerca de 80% dos profissionais que responderam ao questionário pertencem ao setor de Engenharia ou Administrativo. Não tivemos participação de profissionais do setor financeiro.

Figura 2 – Finalidade de uso.

Quanto à finalidade de uso da planilha, o resultado não surpreendeu visto que o perfil predominante é o de Engenheiros. Os itens mais votados foram Gráficos e Relatórios, seguido de Banco de Dados e Formulário.

Partindo para questões mais específicas, perguntamos sobre algumas características que enxergamos nas planilhas. Disponibilizamos cinco respostas possíveis: discordo totalmente, discordo em partes, neutro, concordo em partes e concordo totalmente.

Figura 3a – Facilidade de uso.

Figura 3b – Recursos e funções.

A grande maioria entende que planilhas são fáceis de utilizar e de adaptá-las para solucionar os mais diversos problemas, por possuírem muitos recursos e funções prontas e por serem fáceis de se customizar (Figura 3).

Figura 4a – Interface amigável.

Figura 4b – Facilidade de aprendizado.

Com um grau de concordância um pouco menor, aparecem Interface amigável e Facilidade de aprendizado (Figura 4), o que mostra uma pequena dificuldade em utilizar a ferramenta para algo mais complexo.

Figura 5a – Baixo custo.

Figura 5b – Facilidade para treinar a equipe.

Já as características que apresentaram maior discordância foram Baixo custo e a Facilidade para treinar a equipe (Figura 5). O alto custo do pacote Office pode ser contornado por opções gratuitas que possuem boa parte dos recursos, mas pecam um pouco na formatação e apresentação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com