TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso Excessivo De Aparelho Celular

Casos: Uso Excessivo De Aparelho Celular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 3

Uso excessivo de celulares pode causar lesões, diz especialista

Foto de homem falando ao celular

A persistente dor na nuca ou no polegar pode ter como causa o constante ato de escrever mensagens de texto pelo celular ou o hábito excessivo de olhar a tela desses aparelhos.

Nos Estados Unidos, os médicos alertaram que as lesões causadas pelo uso de telefones celulares e outros aparelhos eletrônicos estão aumentando com rapidez, principalmente pelo fato de as pessoas terem de segurá-los e utilizá-los mal.

"Constatamos um aumento dramático no número de pessoas que procuram orientação médica com esses problemas", afirma o doutor Steven Conway, porta-voz da Associação Americana de Fisioterapia (ACA, na sigla em inglês).

Geralmente, os sintomas são dores no pescoço e, de vez em quando, no polegar produzidas por sobrecargas musculares após muitas horas de uso do celular, de smartphones ou de tocadores de mp3, como o iPod da Apple.

"As pessoas passam muitas horas olhando para uma pequena tela ou enviando mensagens de texto como loucas", destacou Conway.

"As dores se concentram em uma área muito pequena e as pessoas seguram os aparelhos muito baixo. O resultado são tensões no braço e no pescoço", explicou.

Outros problemas menos freqüentes são as lesões nos braços pelo uso excessivo de controles como o do Wii da Nintendo ou dores nos cotovelos por utilizar telefones celulares muito tempo na mesma posição.

Novos hábitos

Conway conta que sempre pergunta diretamente aos pacientes que chegam com estes sintomas se eles trabalham muitas horas com smartphones, "algo que não costumavam fazer no passado".

Os especialistas consideram que as lesões podem ser ainda mais freqüentes no futuro, quando uma nova geração de viciados em celular e em outros aparelhos eletrônicos chegar à idade adulta.

"Muitos adolescentes passam hoje várias horas ao dia teclando mensagens em seus celulares. Os jovens têm grande facilidade para se recuperar dos problemas físicos, mas o mesmo não vai acontecer quando eles ficarem mais velhos", disse Conway.

Dicas

O melhor é prevenir e adotar uma série de hábitos a serem colocados em prática para o uso de aparelhos eletrônicos, recomenda a ACA.

Os telefones celulares e outros dispositivos similares com tela devem ficar sempre à altura dos olhos e quem for usá-los deve evitar inclinar a cabeça para baixo por mais de dez minutos seguidos. Os usuários devem manter as costas na cadeira e os pés apoiados no chão.

A ACA recomenda fazer pausas freqüentes e observar o surgimento de alterações como enxaquecas, cansaço ou dores musculares.

Outro lado

Mas o uso de aparelhos eletrônicos pode ser, inclusive, benéfico à saúde, pelo menos sob supervisão médica.

A clínica de reabilitação Dodd Hall, em Ohio, nos EUA, começou a utilizar o console Wii para ajudar na reabilitação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com