TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: Palestra Sobre Lesões Causadas Pelo Uso Excessivo De Dispositivos Moveis.

Trabalho Escolar: Resenha: Palestra Sobre Lesões Causadas Pelo Uso Excessivo De Dispositivos Moveis.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  1.648 Visualizações

Página 1 de 3

No ultimo ciclo de palestras da FATEC zona sul, a Professora Denise, da fatec zona sul nos trouxe em sua palestra o conhecimento sobre as lesões que podem vir a surgir devido o uso incorreto e excessivo de dispositivos moveis, celulares, notebooks, desktops, tablets, etc...

Segundo Denise, as LER (lesões por esforço repetitivo) são doenças que atingem os músculos, tendões e nervos superiores e que têm relação direta com as exigências das tarefas, ou seja quando o esforço é continuo, repetitivo e prolongado surgem alguns sintomas que se não tratados se tornam uma doença, que nos dias atuais, estão cada vez mais comuns.

Segundo Denise, também é comum algumas lesões causadas pelas má postura diante do computador, ela em sua palestra demonstrou em vídeo e imagens a maneira correta de se sentar diante do computador ou notebook; Falou um pouco sobre ergonomia, explicou que é um estudo cientifico, que tem como base melhor adaptar o homem o ambiente de trabalho e aos meios de tecnologia.

Ao falar sobre o tempos atuais, Denise destacou que “Nas décadas atuais TODOS vivemos conectados! Nos tornamos usuários compulsivos”, trazendo a palestras para mais perto de nós que estávamos lá acompanhando, explicou a “invasão” da internet o nosso cotidiano, deu como explicação o acesso mais barato aos planos de dados oferecidos pelas companhias de telecomunicação, e que viver conectado é mais fácil e barato atualmente do que tempos atrás.

Denise também citou alguns exemplos de lesões por esforço repetitivo, O famoso “pescoço de texto” que é um dor causada pelo tempo que se fica com a cabeça inclinada para frente, uma cabeça que pesa por exemplo 3 quilos fique 5 vezes mais pesada, passando a pesadas 15 quilos.

Citou também, o exemplo do filho que joga vídeo game por tempo prolongado e com essa preocupação ela tenta retardar ou diminuir esse dano fazendo ele utilizar uma “bolinha de fisioterapia”.

Danos a visão também foram mencionados, deu exemplo da “visão de computador” , que causa a fadiga ocular, visão embaçada e o olho seco, que pode ser sentido após 2 horas de uso excessivo do computador.

Danos a audição, também lembrados e trazidos para o cotidiano, Denise citou exemplo dos fones de ouvido, que muitas vezes usuário retira a proteção ou pela má qualidade acaba caindo, expondo o usuário a níveis não aceitáveis de Decibéis acima de 85.

Denise trouxe para nos pesquisas feitas pelos alunos da FATEC zona sul, as pesquisas apontavam um valor extremamente superior de pessoas que usavam o celular para mandar mensagens de texto das 72 pessoas pesquisadas 100% usavam o aparelho para envio de mensagens.

Denise nos levou a refletir, será que esse uso exagerado do celular para envio de mensagens, que no inicio tinha como fator principal a comunicação por voz, pode ser prejudicial? Será que teremos uma geração prejudicada e incapaz de trabalhar por conta desse uso excessivo?

Denise concluiu:

“Os estudos atuais nos mostram os riscos que o uso excessivo dos dispositivos moveis podem nos causar”

Porem,

“Ainda não há dados efetivos dos riscos que estamos correndo”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com