TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VXLAN Network Identifier

Relatório de pesquisa: VXLAN Network Identifier. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  Relatório de pesquisa  •  1.789 Palavras (8 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS - UNIDADE 2

Nome

RA:

Nome

RA:

REDES VXLAN

CAMPINAS

2013

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS - UNIDADE 2

Thiago Onanias

RA:7250609566

Vinicio Ramalho

RA: 7422670819

REDES VXLAN

CAMPINAS

2013

Thiago Onanias

RA:7250609566

Vinicio Ramalho

RA: 7422670819

REDES VXLAN

Aprovado em _____ de ______________ de _________.

PROFESSOR EXAMINADOR

__________________________________________________

Professor Rafael Pigatto

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS - UNIDADE 2

RESUMO

Com a VXLAN, é possível criar uma rede lógica entre máquinas virtuais (VM - Virtual Machines) em diferentes redes. Com a VXLAN, é possível conectar duas ou mais redes de camada 3 (Layer 3) fazendo com que elas operem como se estivessem conectadas em uma rede camada 2 (Layer 2), ou seja, cada uma faz parte da sua própria rede, mas “dentro” do mesmo domínio. É possível criar em torno de 16 milhões de redes utilizando a VXLAN, um número muito maior que o limite imposto de 4096 das VLAN. A VXLAN é uma rede camada 2 (Layer 2) sobreposta em uma rede camada 3 (Layer 3). Cada rede sobreposta é chamada de segmento VXLAN e é identificada por um ID único de 24 bits chamado VNI (VXLAN Network Identifier). Somente as máquinas virtuais dentro do mesmo VNI podem se comunicar umas com as outras. A sua identificação é uma combinação do endereço MAC e o VNI. Onde o pacote original enviado pela máquina virtual na camada 2 é encapsulado em um cabeçalho VXLAN que inclui o VNI associado ao segmento VXLAN que aquela máquina virtual pertence.

SUMÁRIO

1. CAPA pág. 1.

2. FOLHA DE ROSTO pág. 2.

3. FOLHA DE APROVAÇÃO pág. 3.

4. RESUMO pág. 4.

5. SUMÁRIO pág. 5.

6. INTRODUÇÃO pág. 6.

7. VXLAN

7.1 O que é vxlan pág. 7.

7.2 Porque ela foi criada? pág. 8.

7.3 Como que uma VXLAN funciona pág. 9.

7.4 Máquinas virtuais pág. 12.

7.5 Protolocos extras pág. 13.

8 CONCLUSÃO pág. 14.

9. BIBLIOGRAFIA pág. 15.

INTRODUÇÃO

VXLAN foi criada para corrigir vários problemas como o problema que a virtualização dos servidores causa na camada dois do protocolo OSI (onde as maquinas virtuais compartilham o mesmo MAC das maquina e estão alocadas e assim duplicando ele na rede), ou problema é que a redes VLAN's tem um limite de endereçamento de 12 bits onde o máximo de ID's que você chega é de 4096 e a VXLAN's tem o endereçamento de 24 bits que chega no limite de 16 milhões.

Ela também trouxe o beneficio de portabilidade das maquinas virtuais onde você possa migrar ela de local e não precisar fazer grandes alterações na sua rede para os demais a localizem novamente. Só que não podemos esquecer que ela não trabalha sozinha mas sim com outros protocolos como por exemplo o OTC e LISP.

O QUE É VXLAN

VXLAN é o acrônimo para Virtual eXtensible LAN.

É uma tecnologia de virtualização de rede que permite que máquinas virtuais utilizam a rede de maneira mais simples (explicação mais a frente). Ao invés de criar redes lógicas utilizando VLANs, os administradores irão criar redes utilizando VXLAN.

Ela foi criada, tendo em mente o conceito de nuvem, que é permitir que qualquer aplicação seja executada em qualquer servidor sem a necessidade de modificações físicas a todo momento.

PORQUE ELA FOI CRIADA?

Ela foi criada porque as VM's quando implementada na rede acabavam dando mais prejuízo e trabalho do que a idéia principal que era para facilitar e reduzir custo, e com a explosão do conceito de virtualização, as redes começaram a se expandir em uma velocidade gigantescas onde o antigo protocolo VLAN não suportava mais a capacidade te tantos dispositivos conectados, ele suportava no máximo 4096 dispositivos simultâneos.

Com isso ganhamos a opção de reduzir custo com a virtualização, mas se precisássemos aumentar mais ainda a quantidade de dispositivos o que faríamos? Teríamos que comprar mais aparelhos físicos onde fugia da idéia principal que era redução de custos. E não era só isso o protocolo de comunicação das VM's é somente em Broadcast, imagine uma rede só conversa em broadcast, acabaríamos voltando na era dos HUB's e acabaríamos gerando tanta informação desnecessária que teríamos o problema de baixa velocidade por causa de tanto lixo.

Com isso a VMWare que viu que a sua idéia inovadora estava gerando muitos problemas, com isso muitas pessoas acabavam receosas a colocar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com