TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vantagens do Custeio ABC

Artigo: Vantagens do Custeio ABC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2015  •  Artigo  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  780 Visualizações

Página 1 de 3

Direcionadores de duração: representam o tempo necessário para executar uma atividade, incluindo horas de preparação, inspeção e mão de obra direta.

3 - Direcionadores de intensidade: de todos os geradores, esses são os mais precisos, devendo ser usados quando os recursos associados à execução da atividade são caros e variam a cada execução da atividade.

Vantagens do Custeio ABC

O Sistema de Custeio ABC é uma técnica de alocação de custos que permite: identificar as atividades e processos existentes na organização; identificar custos envolvidos nesses processos e atividades e; atribuir custo das atividades aos produtos através dos direcionadores de custos. No que se refere à excelência empresarial, muitos estudiosos no assunto afirmam que o ABC contribui para que seja conseguido esse objetivo, uma vez que possibilita:

1. Melhorar as decisões de compra ou de fabricação, estimando e definindo preço, pois se baseia no custo do produto que reflita o processo de produção.

2. Facilitar a eliminação de desperdícios, além de demonstrar quais as atividades que não agregam valor.

3. Melhorar a rentabilidade pelo completo monitoramento do custo do ciclo de vida e desempenho.

4. Eliminar crises, solucionado os problemas em lugar de tratar os sintomas.

5. Avaliar continuamente a eficácia das atividades, com o objetivo de identificar oportunidades de investimentos.

A principal vantagem do Método ABC está relacionada com a tomada de decisão, ligando a estratégia corporativa à tomada de decisões operacionais, possibilitando capitalizar as atividades que são pontos fortes da empresa, além de permitir que as atividades consideradas como pontos fracos sejam reestruturadas. Considerações Finais

Os sistemas tradicionais tratavam os produtos e serviços produzidos compartilhando os custos indiretos de fabricação em seu custo; atualmente, já não são mais compatíveis com o cenário mundial em que as organizações estão inseridas. Com isso, o aumento dos chamados custos indiretos de fabricação na produção industrial originou o Método de Custeio ABC para uma melhor administração e controle; tal método está baseado nas atividades que a empresa efetua no processo de fabricação de seus produtos, ou seja, os fatores produtivos da empresa são consumidos pelas suas atividades e não pelos seus produtos, sendo que os produtos são a consequência das atividades efetuadas pela empresa para fabricá-los. O intuito deste artigo foi discutir a importância do método do custeio baseado na atividade como ferramenta de apoio e de melhoria das informações no processo de medição de desempenho organização, uma verdadeira ferramenta de gestão. Essa abordagem se torna tão necessária nos dias atuais, pois a necessidade de tomada de decisões por parte dos gestores no âmbito das organizações tem sido muito exigida e se torna mais fácil decidir com essas informações. Observa-se que o método (ABC), por auxiliar a organização a desenvolver um ambiente favorável, em que os custos são alocados de forma mais coerente com o processo produtivo, possibilitando aos gestores obter informações mais precisas sobre os diversos aspectos relacionados às técnicas e operações industriais, facilita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com