TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Custeio ABC Em Empresas Comerciais: Um Modelo De Aplicação.

Exames: O Custeio ABC Em Empresas Comerciais: Um Modelo De Aplicação.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  7.053 Palavras (29 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 29

Título do Trabalho: O Custeio ABC em Empresas Comerciais: Um modelo de aplicação.

Autores: JOÃO FRANCISCO MOROZINI

ALDECIR JOSÉ THEODORO

MARCOS MOREIRA PINTO

SERGIO CAVAGNOLI GUTH

BRASIL, Universidade Regional de Blumenau – FURB, jmorozini@unicentro.br

Palavras Chave: Custeio ABC, gestão de custos, ABC no comércio

Tema do Trabalho: O Custo e a Tomada de Decisão

Recursos Audiovisuais: Projetor Multimídia (Datashow)

Título do Trabalho: O Custeio ABC em Empresas Comerciais: Um modelo de aplicação.

Palavras Chave: Custeio ABC, gestão de custos, ABC no comércio

Tema do Trabalho: O Custo e a Tomada de Decisão

RESUMO

O atual cenário competitivo, onde as empresas estão inseridas, exige dos gestores uma maior importância dada às questões relativas aos custos. Essa preocupação não decorre apenas nas empresas industriais e de serviços, mas também nas empresas comerciais. Para tanto, é necessária a implantação de um sistema de custos nas empresas comerciais, visando à obtenção de informações mais precisas referente ao processo de compra e venda de mercadorias. Nesse contexto, o ABC (Activity-Based Costing), que é baseado em uma estrutura funcional para alocação dos custos indiretos, é uma ferramenta para ser utilizada também nas empresas comerciais. Nesse sentido, o objetivo do artigo é mostrar a aplicação do ABC nas empresas comerciais.

SUMMARY

The current competitive scene, where the companies are inserted, demands of the managers a bigger importance given to the relative questions to the costs. This concern does not elapse only in the industrial companies and of services, but also in the commercial companies. For in such a way, the implantation of a system of costs in the commercial companies is necessary, aiming at the attainment of more necessary information referring to the process of purchase and sale of merchandises. In this context, the ABC (Activity-Based Costing), that it is based on a functional structure for allocation of the indirect costs, is a tool also to be used in the commercial companies. In this direction, the objective of the article is to show the application of the ABC in the commercial companies.

1 INTRODUÇÃO

O artigo trata das questões relativas a custos, que passaram a ser de extrema importância na gestão econômica e estrutural das empresas comerciais, pois o ambiente competitivo em que elas se encontram tem levado os administradores a buscarem por uma série de novos recursos que possam auxilia-los nas tarefas de Controle e Decisão, facilitando assim o processo de melhor gestão do negócio.

Essa preocupação não poderia ser diferente, necessitando, portanto, de um estudo mais acurado para a elaboração de um sistema de custos de forma que permita uma melhor visualização da maneira como os custos estão sendo alocados nas empresas comerciais, tendo em vista que nas empresas industriais e nas empresas de prestação de serviços esse processo é de mais fácil aplicação.

A implantação de sistemas de custos é considerada como uma situação complexa, uma vez que o produto resultante não é palpável ou visível e, além disso, grande parte dos custos envolvidos é de natureza indireta, sendo que sua alocação acaba exigindo um estudo mais aprofundado. Dessa forma é necessário que se faça um estudo acerca do método que melhor se aplique para um caso, até a elaboração de um sistema de tal forma que se possa chegar aos custos envolvidos em cada mercadoria vendida.

O objetivo do presente artigo é analisar a estruturação de um sistema de controle de custos que se adapte às necessidades das Empresas Comerciais, sendo baseado em uma estrutura funcional de alocação dos custos indiretos baseado no ABC (Activity-Based Costing), bem como os custos das atividades realizadas nos centros de suporte a loja, conforme exemplo prático demonstrado neste trabalho. Com esse sistema de custeio, as informações terão a finalidade de auxiliar os gestores das empresas comerciais para melhorar o desempenho das suas atividades de gestão administrativa baseada em indicadores de desempenho precisos e confiáveis.

A contabilidade de custos como descreve Martins (2000), teve sua origem ainda na Era Mercantilista, antes da Revolução Industrial do século XVIII. Tendo como sua principal fonte a Contabilidade Financeira. O sistema de apuração dos custos consistia em levantar os estoques no início do período, adicionando as compras do mesmo período e deduzindo o que ainda restava do valor constante nas notas de compras, resultava o valor de despesa com as mercadorias vendidas, tendo como finalidade resolver problemas de mensuração monetária de estoques e de resultado, motivo pelo qual esta técnica ficou por muito tempo estacionada, pois não era feito dela um instrumento gerador de informações gerenciais.

Para Lawrence a definição de contabilidade de custos é “processo ordenado de usar os princípios da contabilidade geral para registrar os custos de operação de um negócio, de tal maneira que, os dados das vendas, torne possível a utilização das contas para estabelecer os custos, tanto por unidade como pelo total, para um ou para todos os produtos comercializados no negócio com a finalidade de obter operação eficiente, econômica e lucrativa.” A partir dessa definição, este trabalho apresenta como objetivos da Contabilidade de Custos os seguintes tópicos:

a) Determinação do lucro: utilizando os dados dos registros convencionais de contabilidade ou compilando-os de maneira diferente para que sejam mais úteis a administração;

b) Controle das operações e dos estoques: estabelecimento de padrões e orçamentos, comparação entre o custo real e o custo orçado e ainda previsões;

c) Tomada de decisões: formação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.8 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com