TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Verificação da eletroposição e semelhança entre elementos da família de metais alcalino-terrosos

Projeto de pesquisa: Verificação da eletroposição e semelhança entre elementos da família de metais alcalino-terrosos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  848 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

Os elementos de uma mesma família da tabela periódica apresentam propriedades químicas semelhantes, devido ao fato de apresentarem a mesma configuração eletrônica na camada de valênçia, pelo menos entre os elementos representativos. Nessas famílias (1A até 7A), o número de cada coluna indica a quantidade de elétrons existentes na camada de valência. Como as propriedades químicas dos elementos dependem, em grande parte, da estrutura eletrônica dessa camada, eles geralmente apresentam similaridades em suas propriedades físicas e químicas.

2 OBJETIVOS

• Verificar experimentalmente as semelhanças das propriedades químicas dos elementos de uma mesma família;

• Estabelecer uma escala de eletronegatividade entre os halogênios;

• Estabelecer uma escala de eletropositividade entre alguns elementos metálicos.

3 EXPERIMENTAL E PROCEDIMENTOS

Verificação da eletropositividade e semelhanças entre elementos da Família dos metais alcalinos-terrosos

3.1 PRIMEIRO EXPERIMENTO

- Mg

- béquer

- bico de bunsen

- indicador fenolftaleína

- fita de medição de Ph

- H2O destilada

- ácido clorídrico (HCl)

• Foi adicionado a um béquer contendo 20 ml de H2O, um pedaço de Magnésio polido. Notou-se que ele não reage diretamente com a água ( 2Mg + O2 → 2MgO).

• Colocou-se próximo a uma chama outro pedaço de Mg, suas cinzas foram adicionadas a um béquer com 20 ml de água (MgO + H2O → 2Mg(OH)2. Acrescentou-se o indicador fenolftaleína resultando na coloração rósea.

• No último passo desse experimento, foram adicionados à solução, 2 ml de ácido clorídrico (HCl), fazendo desaparecer a coloração anterior. Com o auxílio da fita de medição, indicou uma cor violeta, que corresponde a solução muito ácida com Ph 1.

3.2 SEGUNDO EXPERIMENTO

- béquer

- H2O destilada

- indicador fenolftaleína

- óxido de cálcio (cal)

• Foram adicionadas a um béquer de 100 ml, 30 ml de água destilada e um pouco do metal cálcio (ca), em seguida adicionou-se 5 gostas do indicador fenolftaleína, registrando uma solução rósea. (CaO + H2O → Ca(OH)2

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

O nome alcalino-terroso provém do nome que recebiam seus óxidos: terras. Possuem propriedades básicas (alcalinas). Apresentam eletronegatividade ≤ 1,3 segundo a escala de Pauling. Este valor tende a crescer no grupo de baixo para cima. São metais de baixa densidade, coloridos e moles. Reagem com facilidade com halogênios para formar sais iônicos e com a água (ainda que não tão rapidamente como os metais alcalinos) para formar hidróxidos fortemente básicos.

São todos sólidos. Todos apresentam dois elétrons no seu último nível de energia (em subnível s), com tendência a perdê-los transformando-se em íons bipositivos, M2+. Esta tendência em perder elétrons, denominada eletropositividade cresce no grupo de cima para baixo, sendo o menos eletropositivo, o berílio. A reatividade dos metais alcalino-terrosos tende a crescer no mesmo sentido. (WIKIPÉDIA,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com