TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Verificação técnica do solo de um protótipo de barragem

Por:   •  5/12/2018  •  Ensaio  •  3.376 Palavras (14 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 14

 [pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO

CAMPUS CARAÚBAS

VERIFICAÇÃO TÉCNICA DO SOLO DAS BARRAGENS

CARAÚBAS

2018

DISCENTES

ALEX DE PAIVA TARGINO

DANIEL BELARMINO DE PAIVA

FERNANDA YAMAGUCHE SILVA CARNEIRO

HELÍUDE VIEIRA COSTA

JOÃO ANTÔNIO DANTAS NETO

LUARA KAROLINNY MACHADO DE OLIVEIRA

MIQUEIAS ALVES TEIXEIRA

VINICIOS DE AMORIM GOZ

Relatório referente ao experimento de análise granulométrica e tátil visual, como forma de realizar a verificação técnica do solo das mini- barragem 1 projetada pelos discentes da disciplina de Barragens e Obras de Terra da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) Campus Caraúbas-RN.

CARAÚBAS

2018

RESUMO

Partindo da necessidade de conhecer previamente qualquer solo usado em projetos e obras civis, existem ensaios de laboratório que possibilitam a obtenção de informações para a classificação do solo, como a análise granulométrica e o ensaio de identificação tátil-visual. Para realizar a verificação técnica das mini barragens projetadas pelo alunos da disciplina Barragens e Obra de Terra, fez-se necessário preparar a amostra, quarteando, destorroando e peneirando para proceder com a análise granulométrica e a análise tátil-visual. A partir dos resultados da granulometria, os dados permitiram a plotagem da curva granulométrica no Microsoft Office Excel, classificando o solo como areia. E para a identificação tátil-visual, a amostra também foi preparada e destorroada, possibilitando fazer os seguintes ensaios: teste visual, análise inicial, análise de finos e grossos, teste do tato, teste do corte, teste da dilatância, teste da resistência seca, teste de desagregação do solo submerso, teste de sujar as mãos, teste de dispersão em água e o teste de plasticidade. O comportamento da amostrada em cada teste permite classificar o solo como **.

PALAVRAS-CHAVE: Classificação do Solo, Granulometria, Tátil-visual.



SUMÁRIO

1.

INTRODUÇÃO.........................................................................................................5

2. OBJETIVO...............................................................................................................7

3. MATERIAIS E EQUIPAMENTOS............................................................................8

        3.1        MATERIAIS............................................................................................8

        3.2        EQUIPAMENTOS...................................................................................8

4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL-ANÁLISE GRANULOMÉTRICA..................10

4.1 COLETA DA AMOSTRA....................................... ....................................10

4.2 PREPARAÇÃO DA AMOSTRA........................... .....................................10

4.3 EXECUÇÃO DO ENSAIO..........................................................................11

5. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL-TÁTIL VISUAL.............................................17

6.RESULTADOS E DISCUSSÕES............................................................................18

7. CONCLUSÃO.........................................................................................................22

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................23

  1. INTRODUÇÃO

Na área da construção civil existe a necessidade de conhecer bem o solo na qual se vai fazer uso nas obras, como tentativa de prever o comportamento e características do mesmo diante às alterações que possa vir a sofrer e verificar a viabilidade do uso desse solo na obra de forma segura, estável e eficiente garantindo a economia.  Para isso, alguns ensaios laboratoriais são realizados possibilitando a obtenção de informações importantes sobre o solo como a sua granulometria e o tipo de solo. A verificação técnica do solo das mini barragens foi realizada através dos ensaios de análise granulométrica e o tátil-visual. A mini barragem utilizada para a verificação foi a 1 dos discentes Alexandre Peres Wanderley Junior, José Arthur Batista de Sousa, Micael Medeiros André e Weber Araujo Oliveira. O protótipo de Barragem utilizado é ilustrado na figura 1.

Figura 1 – Protótipo da Barragem Analisada

[pic 2]

Ensaio de Granulometria

        Objetivo do ensaio granulométrico é a obtenção das características físicas do solo através da sua distribuição granulométrica obtida a partir da percentagem em peso em que cada tamanho especificado em categorias definidas, corresponde a massa seca total da amostra utilizada no ensaio. O ensaio possui três tipos de procedimentos: peneiramento, sedimentação e a granulometria conjunta (peneiramento e sedimentação em conjunto, usados em solos com grande quantidade de finos).

O ensaio por peneiramento, considerado um ensaio de caracterização do solo é usado para obter a curva granulométrica de solos grossos, possui algumas definições significativas:

  • Porcentagem que passa: O peso do material que passa em cada peneira, em relação ao peso seco da amostra;
  • Porcentagem retida: A porcentagem retida numa peneira, onde é obtida ao dividir o peso do material retido pelo peso seco total e multiplicando o resultado por 100;
  • Porcentagem acumulada: A soma do material retido em percentagem na peneira em estudo com percentuais retidos nas peneiras superiores

O ensaio por sedimentação, por sua vez, é usado para a obtenção da granulometria dos solos fino, e junto com o peneiramento forma a análise granulométrica do solo. A Lei de Stokes é usada para obter a velocidade de queda das partículas no ensaio por fazer uma relação do tamanho da partícula com a velocidade da sua sedimentação em um líquido.

= [pic 3][pic 4]

 Massa específica do solo;[pic 5]

 Massa específica da água;[pic 6]

D= Diâmetro da partícula;

= Viscosidade do fluido.[pic 7]

Identificação Tátil-Visual

A identificação tátil-visual é um ensaio in situ, ou seja realizado no local da obra, necessita ser feito de forma cautelosa e criteriosa para a obtenção correta das informações.  A análise é feita logo depois de retirar a amostra partindo de observações e anotações de características de reconhecimento fácil, como: umidade do solo-seco, pouco úmido ou muito úmido, cor do solo; odores; minerais reconhecíveis a olho nu e granulometria feita através de testes visuais e tácteis de simples realização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (712.6 Kb)   docx (454.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com