TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vidro Temperado X Laminado

Artigo: Vidro Temperado X Laminado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  665 Visualizações

Página 1 de 2

vidro laminado = O vidro laminado é obtido pela colagem de duas ou mais lâminas de vidro plano. Uma resina, líquida ou PVB, fica entre elas. O vidro laminado é muito resistente à penetração. Em caso de impacto forte, tende a permanecer íntegro em sua moldura. Sem estilhaços. Sem machucar ninguém ou causar prejuízos ao ambiente.

vidro temperado = O vidro temperado, também chamado vidro sodocálcico, é um vidro que durante sua produção, passa por um processo de temperatura especial, recebendo fortes jatos de ar direcionados a toda a superfície.

A vantagem é que o produto fica mecanicamente mais resistente, menos sujeito a lascação durante o uso e em caso de quebra os cascos são menores e sem pontas, reduzindo os riscos de ferimentos. vidro temperado é feito a partir do aquecimento controlado do vidro comum (não temperado) tendo chances de poder quebrar durante o processo. Rolando as lâminas de vidro comum através de um forno onde ele é aquecido à temperatura de moldagem (aproximadamente 600 °C) e então é resfriado controladamente.

O processo químico alternativo à têmpera térmica é o de troca de íons onde uma lâmina de vidro com pelo menos 100 µm é imersa numa tanque de nitrato de potássio derretido. O processo força os íons do nitrato de potássio aos óxidos de sódio do vidro. A têmpera química resulta num vidro de extrema rigidez mecânica ao preço de uma rigidez térmica menor quando comparado ao vidro temperado comum, sendo utilizado quando é necessária a têmpera de vidros moldados em formas complexas.

...

Baixar como  txt (1.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »