TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vidros, concreto e sochas em subsolo

Por:   •  13/9/2017  •  Relatório de pesquisa  •  6.089 Palavras (25 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 25

Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma avaliação de campo e laboratório sobre o uso de misturas de vidro reciclado como materiais de base / sub-base de pavimento não ligados. Os agregados reciclados originais estudados nesta pesquisa foram vidro reciclado fino (FRG), agregado de concreto reciclado (RCA) e resíduos de rocha (WR). O desempenho geotécnico das misturas de agregados reciclados de interesse particular nesta pesquisa foi FRG misturado com RCA (FRG / RCA) e FRG misturado com WR (FRG / WR) em aplicações de base de pavimento. O desempenho geotécnico de um pavimento de ensaio foi avaliado por meio de testes laboratoriais iniciais e subseqüentemente de testes de campo. O programa experimental de laboratório inicial incluiu testes geotécnicos especializados, incluindo triaxiais de carga repetida e testes triaxiais para caracterizar os materiais reciclados. O pavimento de estrada de ensaio subseqüente construído compreendeu sete seções diferentes de misturas FRG na base de pavimento variando de 10 a 30% de conteúdo de vidro reciclado, bem como duas seções de controle com RCA e WR. Realizaram-se ensaios de campo com medidores de densidade nuclear (NDG) e martelos de impacto Clegg (CH) para avaliar o desempenho das várias secções do pavimento experimental. Verificou-se que a mistura de vidro reciclado com 20% de conteúdo de vidro era o nível óptimo, em que o material misturado era viável e também tinha uma resistência suficientemente elevada. Os resultados de ensaios de campo indicaram que as misturas de FRG são adequadas em aplicações de subbase de pavimento e são um aditivo viável quando usadas em proporções limitadas com outros agregados reciclados em subbases de pavimento. As misturas FRG podem, no entanto, não satisfazer plenamente os requisitos especificados como um material de base de pavimento

Introdução
Materiais de construção e demolição (C & D) em aplicações de base de pavimentação e subbase têm gerado interesse recente neste dia e idade de construção ambientalmente amigável. Estes materiais estão sendo cada vez mais usados ​​particularmente nos últimos anos, como materiais alternativos aos agregados de pedreiras virgens em aplicações de estradas, pavimentos e trilhas (Disfani et al., 2011; Pupsala et al., 2011; Wartman et al., 2004; ). As propriedades geotécnicas e geo-ambientais de vários tipos de materiais C & D foram investigadas nos últimos anos; Entretanto, as propriedades de cada um desses vários tipos de materiais C & D precisam ser totalmente avaliadas no campo e no laboratório antes que os profissionais, a indústria e os usuários finais estejam dispostos a considerá-los em aplicações de engenharia civil sustentáveis. Embora a avaliação laboratorial desses novos materiais alternativos tenha sido extensivamente realizada, sua implementação em campo em aplicações de base / subbase de pavimento é limitada. Nos últimos anos, vários autores exploraram a viabilidade do uso de vários tipos de materiais C & D em aplicações de base / sub-base de pavimento. Isto inclui o pavimento de asfalto recuperado (Hoyos et al., 2011), tijolo esmagado (Arulrajah et al., 2012b), bem como outras formas de materiais C & D (Puppala et al., 2012; Tao Et al., 2010). Esses autores concluíram que pavimentos de asfalto recuperados e tijolos triturados são materiais viáveis ​​para uso em aplicações de base de pavimento ou subbase quando estabilizados com cimento ou misturados com agregados de alta qualidade. A avaliação de campo e de laboratório de vidro esmagado e de vidro esmagado em misturas com materiais dragados para enchimento de taludes foi relatada por (Grubb et al., 2006a, Wartman et al., 2004). O vidro esmagado ainda não foi avaliado no campo para verificar seu desempenho de engenharia geotécnica como um material de base / sub-base de pavimento. Este estudo foi realizado para investigar mais sobre o uso do vidro esmagado como um material sustentável, investigando o seu desempenho em bases de pavimento / subbases através de campo e avaliação laboratorial.
Um estudo de pesquisa foi realizado neste projeto para determinar o desempenho geotécnico de um pavimento rodoviário de ensaio leve composto de sete seções com vidro reciclado misturado com resíduos de rocha (WR) ou agregado de concreto reciclado (RCA) na base do pavimento e duas seções de controle com Agregados RCA e WR. O desempenho dos agregados reciclados neste pavimento de estrada experimental foi avaliado por meio de testes laboratoriais e de campo, particularmente para avaliar a viabilidade do vidro reciclado como um aditivo em aplicações de base de pavimento. Este projeto de pesquisa compôs duas fases de trabalhos: (1) fase de caracterização laboratorial - testes laboratoriais iniciais para determinar as misturas de vidro reciclado para materiais de base e sub-base de pavimento; E (2) testes de campo fase-construção e testes de campo o desempenho geotécnico de pavimentos com as misturas de vidro reciclado na base do pavimento. Os agregados reciclados estudados nesta pesquisa foram vidro reciclado fino (FRG), RCA e WR. O desempenho geotécnico e as propriedades das misturas de agregados reciclados de interesse particular nesta pesquisa foram FRG misturado com WR (FRG / WR) e FRG misturado com RCA (FRG / RCA) em bases de pavimento. A FRG é o principal subproduto da indústria de reciclagem de vidro e é geralmente recolhida a partir de resíduos residenciais. A RCA é um subproduto das actividades de construção e demolição de estruturas de betão.

WR é uma rocha escavada que se originou a partir de basalto flutuantes ou escavação superficial rocha basáltica que comumente ocorre perto da superfície e é tradicionalmente dispostos como resíduos, muitas vezes em aterro sanitário. Vidro reciclado exibe propriedades geotécnicas semelhantes aos agregados naturais materiais especialmente para as de misturas de cascalho e areia. O vidro reciclado tem muitos benefícios potenciais em termos de aplicações geotécnicas e de drenagem (Landris 2007; Ooi et al., 2008; Wartman et al., 2004). As partículas de vidro recicladas são geralmente de forma angular e contêm algumas partículas planas e alongadas com um índice de flakiness de até 95% relatado para alguns recursos de vidro reciclado (Disfani et al., 2011). A avaliação geotécnica e geoambiental de vidro reciclado em aplicações de aterro rodoviário tem sido relatada nos últimos anos (Disfani et al., 2011, Grubb et al., 2006a, Wartman et al., 2004). RCA tem sido investigado como base de pavimento e materiais de aterro (Paul e Warwick, 1996). RCA pode ser usado eficazmente na base de pavimento e subbase, pois é um material de construção de alta resistência, ambientalmente amigável e desejável (Park 2003). RCA foi recentemente avaliado em laboratório para aplicações de base de pavimento e subbase por vários autores que relataram ser um material adequado para aplicações de base de pavimento e subbase (Azam e Cameron, 2013). Gomez-Soberon (2002) relatou que a RCA proporcionaria melhor drenagem na base e sub-base do que um agregado natural, pois possui valores mais altos de razão vazia, porosidade e condutividade hidráulica do que um agregado natural. WR é rocha escavada de canteiros de construção para o desenvolvimento subdivisional residencial (Arulrajah et al., 2012a). Normalmente, esta rocha foi descartada como aterro sanitário. No entanto, devido à sua dureza e durabilidade, esta rocha foi esmagada e utilizada na base / sub-base de pavimento como material de substituição para agregados de alta qualidade em vários países (Akbulut e Gurer 2007, Nunes et al., 1996, Papagiannakis e Masad 2007, Rodgers et al. 2009, Saride et al., 2010, Tao et al., 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.7 Kb)   pdf (136.3 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com