TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Virtualização Utilizando O KVM

Ensaios: Virtualização Utilizando O KVM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  2.288 Palavras (10 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 10

Tecnologias em Redes de Computadores

Alunos: Alberto Ricardo

André Maciel

Anderson Vizoto

Bruno Henrique

Luciano José

Virtualização com o KVM

Introdução

Virtualização significa a utilização de um sistema operacional real sobre uma máquina virtual. Isto é, qualquer sistema operacional pode ser instalado sobre uma máquina virtual emulando o comportamento de uma máquina real. Assim, o sistema operacional funciona sem conhecimento, na maioria das vezes, de que está sobre uma camada de software, e não diretamente sobre o hardware.

A virtualização de sistemas operacionais tem inúmeras utilidades, entre elas:

• Flexibilidade: Algumas vezes é necessário utilizar um software que só existe para uma determinada plataforma (por exemplo o Windows 2000, ou XP). Neste caso, pode-se manter uma máquina virtual com o SO específico instalado e ligá-la somente quando houver necessidade

• Consolidação: No caso de possuir várias máquinas físicas diferentes, pode-se substituí-las por somente um servidor mais potente com várias máquinas virtuais, economizando o custo com hardware, eletricidade e espaço físico; além de facilitar a administração

• Segurança: Ao invés de concentrar vários serviços (banco de dados, web server, servidor de e-mail) em um só servidor, pode-se criar uma máquina virtual para cada um, garantindo, assim, que caso ocorra uma invasão os outros serviços permanecerão intactos

• Testes e desenvolvimento de software: Um desenvolvedor web, por exemplo, pode usar máquinas virtuais para testar um site em vários sistemas operacionais e navegadores diferentes sem precisar reiniciar o computador ou trocar de máquina

Fundamentos da virtualização com o KVM

KVM é implementado como um módulo do kernel que converte o kernel Linux em um hypervisor bare metal.

Existem dois princípios fundamentais de projeto, que o KVM adotou que o ajudaram a amadurecer rapidamente e ter um desempenho estável, e assim ultrapassar outros hypervisores de código aberto.

Em primeiro lugar, porque KVM foi projetado após a virtualização de hardware assistida, que não teve que implementar recursos que foram fornecidos pelo hardware. O hypervisor KVM requer Intel VT- x ou AMD- V CPUs habilitadas que aproveita esses recursos para virtualizar a CPU.

Ao exigir o suporte de hardware ao invés de otimizar ele se disponível, o KVM foi capaz de projetar uma otimizada solução hypervisor sem a necessidade da "bagagem" de apoiar hardware legado ou exigindo modificações no sistema operacional convidado.

Existem muitos componentes que requerem um hypervisor além da capacidade de virtualizar a CPU e memória, por exemplo: um gerenciador de memória, um processo agendado, uma pilha de I / O, drivers de dispositivo, a segurança, uma pilha de rede, etc....

Na verdade, um hypervisor é realmente um sistema operacional especializado, diferindo apenas dele é que parte do propósito geral que ele é executado máquinas virtuais ao invés de aplicações.

Uma vez que o kernel do Linux já inclui os principais recursos exigidos por um hypervisor e tem sido amadurecido em uma plataforma robusta e estável por mais de 15 anos de apoio e desenvolvimento, é mais eficiente para construir sobre essa base, em vez de escrever todos os componentes necessários, como um gerenciador de memória,agendamento, etc.... a partir do zero.

ARQUITETURA KVM

Na arquitetura KVM a máquina virtual é implementada como um processo Linux, feita pelo padrão Linux. De fato, cada CPU virtual aparece como um processo Linux padrão. Isto permite o KVM se beneficiar de todas as características do kernel Linux.

Emulação de dispositivo é lidar com uma versão modificada do QEMU que fornece uma BIOS emulada, PCI bus, barramento USB e um conjunto padrão de dispositivos, tais como controladores de discos IDE e SCSI e placas de rede, uma vez que uma máquina virtual é implementada como um processo Linux que utiliza o modelo padrão de segurança Linux para fornecer isolamento e controles de recursos.

Desempenho e Escalabilidade

KVM herda o desempenho e escalabilidade do Linux, suportando máquinas virtuais com até 16 CPUs virtuais e 256GB de memória RAM e sistemas host com 256 núcleos.

Com até 95% de desempenho em relação ao bare metal para cargas de trabalho empresariais do mundo real, como SAP,Oracle, LAMP e Microsoft Exchange, mais de um milhão de mensagens por segundo e sub 200 microssegundos latência em máquinas virtuais rodando em um servidor padrão, e as mais altas taxas de consolidação com mais de 600 máquinas virtuais em execução de cargas de trabalho corporativas em um único servidor , o KVM permite que até mesmo as mais exigentes cargas de trabalho de aplicativos possam ser virtualizadas .

Melhoria da programação e controle de recursos

No modelo de KVM, uma máquina virtual (Windows ou Linux) é um processo Linux. Ela está programada e gerida pelo kernel Linux padrão. Ao longo dos últimos anos, a comunidade avançou o núcleo do kernel Linux a um ponto onde ele tem as características principais da indústria, a estabilidade, desempenho, segurança e robustez.

Uma vantagem do KVM em se tratando de Desktops, é a facilidade de instalação e de criação das máquina virtuais, que se comparado com o VMware por exemplo, tem um desempenho melhor, enquanto o VMware ocupa todo tempo de processamento enquanto a VM está ativa, o KVM gerencia isso melhor de forma que não use todo o tempo do processador.

O KVM trabalha junto com o QEMU. O QEMU é um software de emulação, e não precisa de suporte de hardware a virtualização (VT-x,Vsm), mas em conjunto com o KVM que dá suporte a virtualização diretamente no kernel, em substituto ao qemu, para aceleração, usado para virtualizar instruções, o ganho na performance é significativa.

Na Virtualização temos o conceito de Host (hospedeiro) e Guest máquina virtualizada. O papel de Host será o servidor com KVM, e o papel de Guest será feito pelo Qemu, que será vista como um, ou mais processos na maquina host, dependendo da quantidade de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com