TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

WEB HISTÓRIA

Trabalho Escolar: WEB HISTÓRIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2013  •  1.485 Palavras (6 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 6

História da World Wide Web

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Hoje, a Web e a Internet permitem conectividade de praticamente qualquer lugar na Terrañeté de nacios no mar e no espaço.

A World Wide Web, a Rede de alcance mundial em português ("WWW" ou simplesmente "Web") é um meio de comunicação global no qual usuários podem ler e escrever através de computadores conectados à Internet. O termo Web é usado erroneamente como sinónimo da própria Internet, sendo a Web apenas um serviço que utiliza a Internet, assim como as mensagens de e-mail; a História da Internet antecede bastante a da Rede de alcance mundial.

A parte que tem hipertexto da Web tem uma história complicada; notáveis influências e precursores incluem o Memex de Vannevar Bush 1 , a Standard Generalized Markup Language (SGML) da IBM e o Projeto Xanadu de Ted Nelson.

O conceito de um sistema de informações global/doméstico é tão antigo quanto en:A Logic Named Joe, uma pequena história de 1946 criada por Murray Leinster. Nela, todas as casas possuíam terminais de computador, chamados logics. Embora fosse um sistema centralizado de forma autônoma a história reflete o sentimento de ubiquidade da informação, que veio com a Web.

Índice [esconder]

1 Invenção da World Wide Web

2 Desenvolvimento entre 1992 a 1995

3 Primeiros navegadores

4 Expansão da Web

4.1 W3C

4.2 Comercialização da Web

5 Primeiros sistemas da WWW

6 Internet Society

7 Ver também

8 Leitura complementar

9 Notas

10 Referências

[editar]Invenção da World Wide Web

" Em Agosto de 1984 escrevi um artigo ao Chefe do Grupo SW (do CERN) Les Robertson, para descrever um projecto piloto a fim de instalar e avaliar o protocolo TCP/IP em algumas máquinas não Unix do CERN [...] Cerca de 1990 o CERN tinha-se tornado o maior sítio Internet da Europa e isto [...] e do mundo. Um resultado chave de todos estes factos foi que cerca de 1989 a rede internet do CERN estava a tornar-se a media a partir do qual Tim Berners-Lee viria a criar a World Wide Web como um idei verdadeiramente ideal... " - Ben Segal, Short History of Internet Protocols at CERN, April 1995 2

O desenvolvimento da World Wide Web até 1991 nota 1 começou em 1980 quando o inglês Tim Berners-Lee, um funcionário contratado do CERN - Organização Europeia para a Investigação Nuclear, na Suíça, desenvolveu o ENQUIRE, um projeto usado para reconhecer e armazenar associações de informação. Cada nova página no ENQUIRE deveria estar ligada a uma página existente.

Em 1984, Berners-Lee voltou ao CERN e se deparou com problemas de apresentação de informações: cientistas em volta do mundo precisavam compartilhar dados, utilizando plataformas e logiciários diferentes. Ele redigiu uma proposta em março de 1989 para um grande banco de dados com hiperligações, mas isso gerou pouco interesse.

Robert Cailliau, Jean-François Abramatic (W3C) e Tim Berners-Lee no décimo aniversário do Consórcio WWW.

Seu chefe, Mike Sendall, o encorajou a implementar seu sistema na recém adquirida estação de trabalho NeXT. Ele considerou vários nomes, incluindo Information Mesh, The Information Mine (o que foi recusado, pois é a abreviação de TIM, o seu próprio prenome) ou Mine of Information (também recusado porque abrevia MOI, que é eu, em francês), decidindo finalmente por World Wide Web 3 .

Ele teve um colaborador entusiasmado em Robert Cailliau 4 , que reescreveu a proposta 3 (publicada em Maio de 1990) e conseguiu recursos no próprio CERN. Berners-Lee e Cailliau defenderam sua ideias na Conferência Europeia de Tecnologia de Hypertexto em setembro 1990, mas não acharam investidores interessados na perspectiva de unir o hipertexto com a Internet.

No natal de 1990, Berners-Lee tinha construído as ferramentas necessárias para o funcionamento da Web: o Protocolo de Transferência de Hipertexto (HTTP) 5 , a Linguagem de marcação de hypertextos (HTML), o primeiro navegador (browser), chamado WorldWideWeb, o primeiro servidor HTTP (conhecido depois como CERN httpd), o primeiro servidor web o http://info.cern.ch e as primeiras páginas Web que descreviam o projeto todo.

O browser podia acessar grupos de notícias e também arquivos FTP. Porém, ele podia rodar apenas no NeXT; Nicola Pellow então criou um navegador para texto que podia rodar em quase todos os computadores como Unix, Microsoft DOS. Para encorajar a sua utilização no CERN, eles colocaram a lista de telefones do CERN na Web e os usuários tinham que fazer o login no mainframe apenas para ver números telefónicos.

Paul Kunz do Centro de Aceleração Linear de Stanford (SLAC) visitou o CERN em maio de 1991 e ficou apaixonado pela Web. Levou consigo o NeXT para o SLAC, onde a bibliotecária Louise Addis adaptou-o para o Sistema operativo VM/CMS no Mainframe IBM como um modo de mostrar o catálogo de documentos do SLAC em linha (online); foi o primeiro servidor web fora da Europa e o primeiro na América do Norte 6 .

No dia 6 de agosto de 1991, Berners-Lee publicou um pequeno resumo do projeto da World Wide Web no alt.hypertext newsgroup. Essa data marca o nascimento da Web como um serviço público da Internet.

O projecto WorldWideWeb (WWW) tem por objetivo permitir que todas as ligações possam ser feitas com qualquer informação, não importando onde elas se encontrem. [...] O projecto WWW foi lançado para permitir que os físicos de altas energias possam trocar informações, notícias e documentos. Estamos muito interessados em alargar a web a outras áreas e ter servidores de portas de ligação (Gateway) para outros dados. Os colaboradores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com