TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

WiMax

Artigos Científicos: WiMax. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/7/2013  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  741 Visualizações

Página 1 de 4

SENAI – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CONCÓRDIA

APRENDIZAGEM INDUSTRIAL EM INFORMÁTICA GERAL

LARISSA DE ROSSI

WiMax

Pesquisa

Concórdia - SC

2013

WiMax

Definição de WiMax: Worldwide Interoperability for Microwave Access (Interoperabilidade Mundial para Acesso por Microondas).

Atualmente temos três opções de acesso a Internet, e elas são:

• Banda Larga: É a chamada via DSL ou via Cabo. Em escritórios pode ser usada uma linha T1 ou T3.

• WiFi: É transmitida por roteadores e não precisa de cabos. Nas ruas ou estabelecimentos comerciais você encontra os chamados Hot Spots para acesso via WiFi.

• Acesso Discado: Raramente utilizado na atualidade, se ainda é utilizado é porque o acesso a Banda Larga não está disponível ou o servidor desta é muito caro.

A Banda Larga é uma ótima opção, mas possui alguns problemas, que incluem o preço elevado e o fato de não chegar a todos os lugares. Quanto a tecnologia WiFi, seu maior problema é que os Hot Spots são muito pequenos e a cobertura é muito esparsa. O Acesso Discado além de ser lento, ocupa a linha telefônica e tem o preço muito alto e a velocidade muito baixa.

E se houvesse uma tecnologia de acesso a Internet que tivesse longo alcance, preço acessível e velocidade alta? Esta tecnologia já existe e está sendo utilizada em alguns lugares do mundo. Ela é conhecida como WiMax, que nada mais é do que uma espécie de antena telefônica que transmite o sinal de Internet para um receptor ligado a um computador.

Uma antena WiMax pode cobrir uma área de 8000Km², podendo se conectar diretamente a Internet usando uma conexão com fio de alta largura de banda (por exemplo uma linha T3) e também a outra antena WiMax usando um link de microondas em linha de visão. Com essa possibilidade de conectar-se a outra antena, é possível cobrir grandes áreas rurais onde o acesso é inexistente.

O WiMax, por possui alta qualidade de conexão e permitir acesso a longas distâncias vai facilitar o acesso dos interiores à Internet, melhorando assim a comunicação. O WiMax não será de difícil acesso, será como uma rede WiFi, basta você ligar seu computador que ele se conectará automaticamente a rede disponível.

Com esta tecnologia seria possível oferecer Internet de qualidade para a população de uma cidade inteira com facilidade. Uma antena de distribuição WiMax no centro de Concórdia iria fazer com que todos os habitantes que possuíssem computador tivessem acesso a Internet.

O WiMax pode fornecer dois tipos de serviço sem fio:

• O serviço sem linha de visão (non-line-of-sight), parecido com o WiFi, no qual uma pequena antena no seu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com