TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferença Entre Wifi E Wimax

Artigos Científicos: Diferença Entre Wifi E Wimax. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2013  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  782 Visualizações

Página 1 de 3

Diferença entre WIFI e WIMAX

Outras características do WiMax quando comparado ao WiFi são:

• Maior qualidade de serviço: permite que os WISPs assegurem a QoS aos clientes que a requerem e estabeleçam níveis de serviço para atender a diferentes requisitos dos clientes.

• Operação robusta com classe de operadora: quanto mais usuários são integrados, eles devem compartilhar a largura de banda agregada, e sua capacidade individual diminui linearmente. A diminuição, no entanto, é muito menos afetada do que a experimentada no IEEE 802.11. Recebendo o nome de “acesso múltiplo eficiente”.

• Melhor conectividade do usuário: mantém mais usuários conectados em virtude de suas larguras flexíveis de canal e modulação adaptativa.

• Suporte completo para o serviço WMAN: é capaz de comportar maior número de usuários e oferecer taxas de transferência de dados maiores a distâncias maiores do que as imple¬mentações de última milha baseada no padrão IEEE 802.11.

• Conclui-se que o WiMax apresenta a melhor solução de banda larga e com custo mais racional, porque o custo de implantação e provimento de serviços tradicionais de banda larga tem custo proibitivo. O WiMax é baseado nos padrões do IEEE e produtos certificados para WiMax são interoperáveis entre os fornecedores. (NAVES 2006)

Ir para: navegação, pesquisa

• Interoperabilidade é a capacidade de um sistema (informatizado ou não) de se comunicar de forma transparente (ou o mais próximo disso) com outro sistema (semelhante ou não). Para um sistema ser considerado interoperável, é muito importante que ele trabalhe com padrões abertos ou ontologias. Seja um sistema de portal, seja um sistema educacional ou ainda um sistema de comércio eletrônico, ou e-commerce, hoje em dia se caminha cada vez mais para a criação de padrões para sistemas.

A tecnologia Wi-Fi é utilizada na maioria das conexões sem fio a internet. Sendo que um roteador é o responsável pela emissão das ondas de rádio freqüência por onde trafegam os dados. O alcance de um roteador pode variar de 50 a 150 metros, com velocidade entre 54 e 300 megabits por segundo, isso claro, dependendo do modelo do aparelho e da configuração do ambiente. Pois se existe uma parede ou qualquer elemento que dificulte as passagens das ondas, a velocidade acaba variando, e mais, quanto mais longe do emissor estiver, mais lenta é a transmissão dos dados.

Já a tecnologia WiMax foi criada como uma solução para ambientes externos, cidades inteiras já estão sendo cobertas pela tecnologia. Cada antena WiMax cobre até 50 km de raio, mas claro que essa emissão também está sujeita a topografia do local, construções e outros emissores que podem interferir no sinal. A WiMax permite uma velocidade de até 70 megabits por segundo. Portanto não é correto dizer que as tecnologias são concorrentes, mas que na verdade elas são complementares

O grande problema é que a maioria dos computadores vendidos no Brasil não conseguem ainda receber o sinal WiMax. Mas essa realidade deverá em breve mudar, já que várias empresas estão oferecendo o WiMax, mesmo que de forma restrita para clientes corporativos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com