TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

WiMAX

Relatório de pesquisa: WiMAX. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.122 Palavras (5 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 5

CONCEITO

WiMAX é uma tecnologia de conectividade sem fio para acesso à internet com mais agilidade, promovendo acesso à internet com praticidade, velocidade e a segurança de poder desfrutar da melhor conexão nos lugares que você mais precisa.

O termo em inglês significa Worldwide Interoperability for Microwave Access (Interoperabilidade Mundial para Acesso de Micro-ondas).

TIPO DE TECNOLOGIA

WIMAX é uma tecnologia wireless desenvolvida para oferecer acesso banda larga a distâncias típicas de 6 a 9 Km. A exemplo do que ocorre no celular o WIMAX é implantado em células. Da estação base é possível a transmissão para uma estação terminal que fornece acesso a uma rede local (WiFi por exemplo) ou diretamente até os dispositivos dos usuários.

COMO FUNCIONA

Torre de transmissão WiMAX

Na prática, o WiMAX funcionaria como o WiFi, mas a velocidades mais altas, em distâncias maiores e para um número bem maior de usuários. O WiMAX poderia acabar com as áreas que hoje não têm acesso à Internet de banda larga porque as empresas de telefonia e TV a cabo ainda não levaram os fios necessários até estes remotos locais.

Um sistema WiMAX consiste em duas partes:

Uma torre WiMAX, parecida em seu conceito com a torre de telefonia celular - uma única torre WiMAX pode fornecer cobertura para uma área muito grande - aproximadamente 8.000 km2.

Um receptor WiMAX - o receptor e a antena poderiam ser uma pequena caixa ou poderiam ser integrados ao laptop como o WiFi o é hoje.

Uma torre WiMAX pode se conectar diretamente à Internet usando uma conexão com fio de alta largura de banda. Pode também se conectar a outra torre WiMAX usando um link de micro-ondas em linha de visão.

O que isto significa é que o WiMAX pode fornecer dois tipos de serviço sem fio:

O serviço sem linha de visão (parecido com o WiFi) no qual uma pequena antena no seu computador se conecta à torre. As transmissões de baixo comprimento de onda não são interrompidas com tanta facilidade por obstruções físicas - elas são capazes de difratar mais facilmente, ou se curvarem aos obstáculos.

O serviço de linha de visão no qual uma antena fixa aponta para a torre WiMAX a partir de um telhado ou de um poste. A conexão de linha de visão é mais forte e mais estável, e consegue enviar muitos dados com poucos erros. Em altas frequências, há menos interferência e muito mais largura de banda.

VANTAGENS

A tecnologia WiMax proporciona maior alcance, não necessitando de uma via direta entre os elementos interconectados, e permite que o acesso a Internet chegue a áreas sem grande infraestrutura como nas zonas rurais.

 

O WiMax permite que seja reservada uma banda para utilização de dados, e o seu padrão integra a funcionalidade de QoS (Quality of Service), que seria a capacidade de garantir a qualidade de um determinado serviço para o usuário.

 

DESVANTAGEM

Como as antenas utilizadas em alguns dispositivos para captar os sinais são significativamente pequenas, para que estas capturem o sinal do WiMax seria necessário aumentar a sua potência, o que poderia provocar interferências com outros dispositivos sem fio que utilizarem a mesma frequência.

 

Para a exploração de serviços usando essa tecnologia, é necessária a aquisição de licenças para prestação desses serviços (e de licença de uso de suas bandas) através da empresa registrada no país.

A segurança oferecida é questionada por alguns usuários. Muitos consumidores ainda possuem certa desconfiança para fazer operações que exigem alta segurança, como movimentações bancárias e compras online.

PRINCIPAIS PROBLEMAS DE MERCADO

Como a rede WiMAX não necessita de nada além da própria rede, esse problema estaria praticamente solucionado, o que acarretaria em uma bela queda nos preços dos planos de internet brasileiros, que estão entre os mais caros do mundo.

 

E se engana quem pensa que o Brasil não está investindo nessa tecnologia, a AES Eletropaulo já está desenvolvendo um Smart Grid que terá difusão por meio de radiofrequência e o suporte de fibra ótica. A velocidade é de 10Mbps a 20Mbps e deve começar a funcionar já

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com