TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Work

Trabalho Escolar: Work. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  662 Visualizações

Página 1 de 3

. De acordo com o modelo matemático proposto abaixo, monte um estudo de caso que tenha esse modelo como solução.

4x1 + 3x2 + x3 ≤ 40

2x1 + 2x2 + 3x3 ≤ 60

x1 + 4x2 + 2x3 ≤ 20

x1 - x2 ≤ 2

x3 ≥ 30

Uma empresa realizou uma análise de seu processo produtivo e também uma pesquisa de tendência de mercado visando equilibrar seu processo produtivo, atingir melhores resultados e atender ao seu principal cliente CEARÁ CONSTRUÇÕES com eficácia. Após essa análise, constatou que precisa ter disponível areia, pedra e cimentopara produzir seus produtos A, B, C. Com base nessas análises o setor de engenharia disponibilizou a tabela de matéria prima necessária para produzir cada produto.

Produto Recurso de tonelada de areia por unidade Recurso de tonelada de pedra por unidade Recurso de tonelada de cimento por unidade Quantidade máxima de tonelada de matéria prima disponível por semana para cada produto

A 4 3 1 ≤ 40

B 2 2 3 ≤ 60

C 1 4 2 ≤ 20

Porém para obter melhor lucro e conseguir atender a sua demanda obtendo melhores resultados, constatou que possivelmente terá que comprar mais máquinas e matéria prima, devido seu melhor cliente ter informado que aumentará consideravelmente seu pedido para esse ano. Atualmente e empresa possui duas máquinas (1 e 2) que realizam todo seu processo produtivo, a máquina 01 é responsável por produzir os produtos A e B sendo que o produto A pode ser produzido no máximo duas unidades a mais do que o produto B por ano e a máquina 2 deve produzir o produto C no mínimo 30 unidades por ano para atenderem a demanda. Qual é a melhor maneira de melhorar minha produção com os recursos que tenho disponível atualmente?

2) Usando a bibliografia citada anteriormente, ou algum livro de Pesquisa Operacional, faça uma breve descrição sobre a análise de sensibilidade, evidenciando a sua importância e as vantagens do seu uso.

Em Pl, os parâmetros ou dados de entrada de um determinado modelo podem sofrer variações dentro de certos limites, sem alterar a solução ótima. Isso é denominado análise de sensibilidade, que aborda também a determinação da nova solução pós-ótima, que é resultantes de alterações intencionais e calibradas nos dados de entrada.

A análise de sensibilidade permite ter certeza sobre valores agregados e estudar as alterações de dados convenientes e tem como objetivo demonstrar a importância, em saber qual é o efeito de uma mudança e qual o impacto de incertezas sobre a qualidade de um coeficiente da função-objetiva, e também qual é o efeito e impacto de uma mudança em uma constante de uma restrição.

Quando obtemos alguns dados por métodos estatísticos (como previsão de vendas), a analise de sensibilidade nos proporciona diagnosticar quais dados são mais relevantes em determinados processos e analisá-los com mais precisão auxiliando na tomada de decisão para resolver determinados problemas.

CONCLUSÃO / PARECER

Apresente sua conclusão / parecer a respeito da relevância do material utilizado neste portfólio e decomo a mesma abordagem pode ser utilizada em projetos de outra natureza e magnitude.

No desenvolvimento dessa atividade o aluno aprende a desenvolver estudo de caso com um modelo de solução já determinado, com isso o aluno trabalha sua percepção ao trabalhar com restrições de processos.

Aprende também sobre análise de sensibilidade que é comum utilizá-lo em diversas indústrias, sempre estando associado com variações em parâmetros de modelos quantitativos (mensurável). Avaliando questões no âmbito fabril como rentabilidade futura de uma empresa ou projeto, são feitas análises de sensibilidade em parâmetros como: a rentabilidade do projeto, taxas de juros, entre outros. Abordando o assunto de programação linear, a análise de sensibilidade estáatrelada com a análise de efeitos em modelos de situações que ocorrem a variação de seus parâmetros.

Considero que após a análise simplex e da sua viabilidade de solução, a análise de sensibilidade é a ferramenta mais importante na programação linear, sendo indispensável na hora de avaliar e tomar decisões, o profissional que saber aplicar essa ferramenta na sua vida laborativa certamente será um profissional diferenciado dos demais e conseguirá obter mais lucro, melhor produção, utilização de maquinários, analisar melhor demanda e ter uma visão mais ampla da empresa em um todo, obtendo assim melhores resultados na resolução de problemas.

...

Baixar como  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »