TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Monografias: ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  1.338 Palavras (6 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

PÓLO DE MIRANTE DO PARANAPANEMA

Professor da Disciplina:

Tutor presencial:

ATPS de

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Mirante do Paranapanema – SP

Junho/2013

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Atividade prática supervisionada apresentada como requisito de avaliação na disciplina de Ética e Relações Humanas no Trabalho, no Curso de Processos Gerenciais da Universidade/Faculdade, turma. 01, sob a orientação do (a) Prof.(a).. Tutor Presencial:

Mirante do Paranapanema – SP

Junho/2013

SUMÁRIO

Introdução.......................................................................................................04

Ética profissional............................................................................................05

Conclusão........................................................................................................09

Referências......................................................................................................10

Mirante do Paranapanema – SP

Junho/2013

Introdução

A ética social se pratica internamente, recrutando e formando profissionais e executivos que compartilham desta filosofia, privilegiando a diversidade e o pluralismo, relacionando-se de maneira democrática com os diversos públicos, adotando o consumo responsável, respeitando as diferenças, cultivando a liberdade de expressão e a lisura nas relações comerciais.

Ainda que se possa filosófica, doutrinaria e ideologicamente, conceber conceitos distintos para a ética social, há algo que não se pode ser contrariado jamais: a ética social é um atributo indispensável para as organizações que querem manter-se vivas no mercado e a sociedade está cada vez mais alerta para os desvios de conduta das organizações.

Uma ética empresarial não consiste somente no conhecimento da ética, mas na sua prática. E este praticar concretiza-se no campo comum da atuação diária e não apenas em ocasiões principais ou excepcionais geradoras de conflitos de consciência. “Ser ético não significa conduzirem-se eticamente quando for conveniente, mas o tempo todo”. (p.12)

Ética profissional

Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter. Ética é diferente de moral, pois moral se fundamenta na obediência a normas, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos e a ética, busca fundamentar o modo de viver pelo pensamento humano.

O discurso exposto pelo realismo aristotélico considerava o universo como ordenado por leis constantes e imutáveis. Essa ordem rege não só fenômenos naturais, mas também os de ordem política, moral ou estética. Alegando existir uma ciência "primeira", a metafísica, que estuda o ser e procura enunciar que essa ordem torna inteligíveis todos os fenômenos.

A ética, segundo Aristóteles, serve como condução do ser humano à felicidade, no sentido mais amplo da palavra. E é em toda interação, na dinâmica do convívio social, que se possibilita transparecer os valores éticos e morais humanos, assim como o desenvolvimento destes. Aristóteles acreditava que o exagero é motivador para a criação de conflitos com outros indivíduos ou com a sociedade, e enquanto tal pode afetar o nosso caráter, com isso os excessos prejudicam a imagem do homem social. E é na observação e reflexão de tais fatos que irá surgir, originar-se a doutrina do justo meio, onde a virtude intermédia pontos extremos, os vícios ou defeitos de caráter. O comedimento, a moderação, o afastamento do excedente vem para amparar a conduta virtuosa.

Atualmente encontram-se inúmeras empresas em todas as partes do país. Essas empresas, também conhecidas como organizações ou pessoas jurídicas, costumam contratar pessoas físicas para a realização dos processos necessários para alcançarem determinado objetivo. Segundo Maximiano (1992), a organização é a união das forças entre indivíduos para realizar algum objetivo comum. Ele diz que ela consegue fazer aquilo que uma pessoa por si só não conseguiria.

"O Código de Ética Profissional do Administrador é o guia orientador e estimulador de novos comportamentos e está fundamentado num conceito de ética voltado para o desenvolvimento, servindo simultaneamente de estímulo e parâmetro para que o profissional da Administração amplie sua capacidade de pensar de forma alternativa, visualize um novo papel para si próprio e torne sua ação mais eficaz diante da sociedade e em atendimento a ela." (Código de Ética Profissional do Administrador, Preâmbulo, item VI)

A partir desses conceitos, o documento lança nos ultimos três capítulos os deveres, as proibições e os direitos do administrador. Vale lembrar que os deveres do administrador são muitos (26 itens), enquanto que os direitos somam menos da metade dos deveres (11 itens). Infere-se apenas desse detalhe que o indivíduo responsável por tal cargo precisa tomar muito cuidado com seus atos, pois muitas coisas lhe são vedadas pela preservação de sua classe (administrador) e de seus clientes. É inclusive recomendável que o administrador deixe seu cargo se por acaso tomar conhecimento que o cliente teve algum tipo de desconfiança de seu trabalho (art 1°, item 17).

O capítulo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com