TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E Relaçoes Humanas No Trabalho

Pesquisas Acadêmicas: Ética E Relaçoes Humanas No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2013  •  1.661 Palavras (7 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Polo Senhor do Bonfim

Allyson Rodrigo Figueredo Venâncio da Silva RA = 432419

Jean Evangelista de Souza RA = 426867

Marizete Galvão da Silva RA= 443906

Maria Dalma da Silva RA = 428091

Nildéia Batista da Silva RA = 418073

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

SENHOR DO BONFIM – BA

2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Polo Senhor do Bonfim

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

SENHOR DO BONFIM – BA

2013

INTRODUÇÃO

A preocupação com questões sociais é constante na humanidade e principalmente no ramo empresarial. Questões de carater social são verdadeiros diferenciais nas organizacoes. Nossa sociedade, com o avanço dos recursos tecnologicos, se mostra cada vez mais exigente em relação a esses aspectos.

Nunca em todo o tempo houve tamanho avanço nesse sentido. Nas últimas décadas os estudos do comportamento humano na sociedade evoluíram e ganharam proporções elevadas à medida que se percebeu quão pequeno é o percentual atingido da capacidade do indivíduo liderar e ser liderado.

A partir de uma visão de administração sistêmica o comportamento do ser humano passou a ser compreendido e estudado, pois a maneira tradicional de administrar onde o homem e a máquina tinham tratamentos semelhantes agora é considerada ultrapassada.

ANÁLISE DO FILME (Amor sem Escalas)

A primeira parte do filme mostra o autoritarismo e a burocratização através de meios indiretos e virtuais, retirando o direito de defesa do outro, num regime praticamente ditatorial, não se tinha uma gestão corporativa, digo participativa. Outra parte mostra o desconhecimento da consciência ética, onde a maioria dos gestores se priorizava e usava dos próprios argumentos para executar as tarefas. O personagem principal demonstra o tipo de colaborador egoísta cujo comportamento não gostaríamos de imitar.

Quando a inovação chegou à empresa a grosseira resistência do praticante do método convencional se destacou.

A indisposição para novos experimentos e a disputa braçal por posição de destaque dentro de uma organização bem como a priorização dos desejos pessoais do indivíduo/colaborador não foram o suficiente para inibir a posição do gerente com visão aberta para o novo, a fim de se conseguir melhorar o que estava apenas bom no momento.

Nos dias atuais, assim como no filme Amor Sem Escalas, é notável a falta de inovações de planejamento e avaliação empresarial, os gestores demostram incapacidade para solucionar problemas internos e apostam em alternativas imediatas insatisfatórias a fim de atrair bons resultados.

Existe cada vez mais uma concordância de opiniões sobre os componentes ou tópicos que constituem as áreas de estudos do comportamento organizacional. Embora haja alguma controvérsia sobre a importância relativa de cada um deles, é consenso que o comportamento organizacional inclui tópicos básicos como motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processo de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudança, conflitos, planejamento do trabalho e estresse.

Ética no ambiente de trabalho

Buscando a sustentabilidade, muitas empresas estão investidas em ações destinadas a qualidade de seus produtos para melhorar a imagem de suas empresas. Mas, a maioria dos investimentos estão direcionados não apenas nas ações de marketing, mas também na criação de ações internas especialmente, na criação de comitês, e códigos de ética.

Mas está faltando investir junto, o seguimento mas importante, que é com quem colabora com a empresa, é preciso investir no desenvolvimento da consciência ética ,junto com as pessoas que com elas trabalham. Uma empresa só será realmente ética se contar com a colaboração de todos dentro da ética. São atitudes ,decisões criatividades que constrói a história que vão da vida a empresa. mesmo com esclarecimento que temos hoje, muitas empresas estão devidamente despercebida para tomar essa atitude, educar as pessoas dentro da ética. A concepção pessoal de cada colaborador pode variar conforme a cultura, formação ,caráter e as vivencias individuais à ética, é flexivel, portanto, pode variar conforme a cultura ,a origem a vivência e o ponto de vista de cada indivíduo.

Sendo assim haverá diferentes interpretações de conteúdo e análise de situação cotidianas no trabalho comumentes que dão origem a decisões alinhadas com o ideal comportamento ético percebido pela direção.

Atitudes impensadas, pode gerar grandes conflitos e prejuizos podendo destruir a reputação da empresa ou a carreira do empregado, portanto para não correr esse risco é necessário que colaboradores dê a oportunidade à cultura cooperativa desde o momento da admissão no emprego. Embora seja dificil controlar a conduta ética de cada colaborador, é fundamental esclarece-los da linha de conduta adequada pela empresa,e alerta-los de forma clara, para que não haja erros provocados por desconhecimento ou desinformação ou até ingenuidade.

1.SINOPSE DO FILME ( Amor sem Escalas )

Um filme que tem como protagonista o ator George Clooney, que faz o papel de Ryan Bingham, um profissional consultor que tem a tarefa de demitir funcionários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com