TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E Relações Humanas No Trabalho

Monografias: Ética E Relações Humanas No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  2.646 Palavras (11 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

PROCESSOS GERENCIAIS

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Atividade prática supervisionada apresentada como requisito de avaliação na disciplina de Ética e relações humanas no trabalho, no Curso de Processos Gerenciais da Universidade Anhanguera - Uniderp, sob a orientação do Prof.(º) Me. Maurício Dias e da Tutora Presencial Silvana Maria Ribeiro.

COTIA-SP

Junho/2013

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO 1

2. CONCEITO DE ÉTICA 2

3. CÓDIGO DE ÉTICA 2

4. RESUMO DO FILME AMOR SEM ESCALAS (Up In The Air/2009) 3

5. ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME 5

6. ÉTICA PROFISSIONAL NAS ORGANIZAÇÕES 6

7. APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE ÉTICA 7

8. CONCLUSÃO 8

9. BIBLIOGRAFIA 9

1. INTRODUÇÃO

Atualmente nas organizações o indivíduo encontra-se com diversos dilemas éticos, além de interesses e necessidades de outras pessoas envolvidas em decisões muitas vezes conflitantes.

Tais valores pessoais relacionados ao trabalho são formados por convicções, perspectivas e diferenças culturais de cada funcionário, sobre os quais tais atitudes resultam em uma forma de agir e comportamento ético no ambiente profissional.

Entretanto a organização tem um papel decisivo perante este cenário, devendo atuar dentro de uma conduta ética em seus negócios, além da promoção e desenvolvimento de grupos ou comitês éticos, desta forma incentivando um comportamento dentro das diretrizes de seus funcionários.

Tão importante, mas deixada de lado em momentos em que as metas de lucratividade estão em primeiro plano, a ética pode ser um aglutinador de pessoas facilitando o alcance destas metas em um ambiente onde a ambição, imaginação, obediência, autocontrole, respeito ao próximo podem ser empregadas relacionando-os humanamente dentro de uma conduta ética.

2. CONCEITO DE ÉTICA

A Ética vem do grego ethos que significa modo de ser, Ética é um assunto amplamente abordado em filosofia onde são discutidos pontos ou aspectos humanos comportamentais, ou seja, como pensa, age ou lida o homem perante situações cotidianas, onde escolhe o que é moralmente certo ou errado.

Segundo VÁZQUEZ (2008), o homem não nasce com a ética como se fosse um instinto natural, mas é adquirido ou conquistado por hábito e convivência. Portando a ética é construída no indivíduo através do contato familiar e social no decorrer de sua história com a moralidade e caráter.

Porém, na filosofia clássica a ética não se resume à moralidade, costume ou hábito, mas na teoria científica sobre o comportamento humano moral e na explicação e compreensão das atitudes morais da sociedade, mesmo que confundidas em nosso cotidiano.

Outra ramificação define que a ética nos negócios é o estudo da forma pelos quais, normas morais pessoais se aplicam às atividades e objetivos da organização. Então podemos afirmar que não se trata de um padrão moral à parte, mas de um estudo cauteloso do pensamento ético sobre as diretrizes ou cultura empresarial dentro da organização.

3. CÓDIGO DE ÉTICA

O Código de Ética Profissional tem por objetivo regular uma conduta moral e profissional dos administradores, gestores e colaboradores de uma organização, devendo estabelecer normas que devem inspirar e conduzir as atividades profissionais, além de regular positivamente suas relações com o segmento, órgãos diretivos, fiscalizadores da profissão e principalmente, com a sociedade dentro de uma conduta ética.

Segundo NASH (1993), o gestor tem uma obrigação contínua para com a ciência da Administração Ética em todas as áreas ou setores na organização, devendo promover a elevação dos padrões dos processos e para tanto, deverá seguir em busca de novos modelos e promoção da verdade, além de disseminar suas descobertas e criações, mantendo-se bem atualizado no desenvolvimento de sua administração nos pilares de sustentação ética.

4. RESUMO DO FILME AMOR SEM ESCALAS (Up In The Air/2009)

O filme conta a história de Ryan Bingham (George Clooney), um executivo que tem a missão de demitir pessoas pelo país, algo que é muito rentável para empresa que trabalha visto da crise econômica que afeta agressivamente os EUA.

Ryan exerce sua função com bastante habilidade e é considerado como um dos melhores funcionários na empresa. Ele consegue manter-se alheio à realidade das pessoas que demite e os transtornos que um momento tão delicado como esse podem acarretar ao dispensados, e por mais frio que possa parecer, devemos admitir que realmente desempenha sua função com maior destreza.

Ele também é extremamente organizado e desenvolveu uma “metodologia do viajante”, que vai desde a montagem de sua mala e bagagem até a escolha do carro que alugará. Ryan também participa e ministra eventos motivacionais, onde demonstra apenas as vantagens em levar uma vida totalmente não convencional que dispensa qualquer tipo de laços emocionais ou desapegos materiais, como sua própria casa que passou menos de 50 dias nela, ou seja, foram mais de 300 dias rodando o país.

Ryan tem orgulho da vida que leva e possui objetivos bem diferentes da maioria da população. Um deles seria atingir uma quantia de dez milhões de milhas na companhia aérea que utiliza sempre, sendo ele o sétimo que conseguiria tal feito.

Em uma de suas viagens Ryan conhece Alex, uma mulher muito interessante e que tem uma rotina profissional idêntica a dela, onde passa muito tempo “no ar”. Em pouco tempo começam a sair e marcam outros encontros de acordo com a agenda de ambos, e para Ryan é o melhor momento de sua vida profissional e pessoal.

Tudo estava indo muito bem até que a empresa onde trabalha resolve implantar um novo método de interação, ou demissão falando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com