TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E Relações Humanas No Trabalho

Trabalho Universitário: Ética E Relações Humanas No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  1.682 Palavras (7 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Ética e Administração

“Ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade”. (Adolfo Vasquez)

Ética vem do grego Ethikós, que tem o significado de "modo de ser". Ética não se define por um código, mas sim educar a consciência para a liberdade responsável, o relacionamento harmonioso, realizações compartilhadas e bem sucedidas. Tratando assim o ser humano pelo seu valor moral, mantendo a natureza do bem e do justo. Chamada também de filosofia moral, por tratar dos valores em sociedade, isto é, do comportamento humano pelo seu valor moral.

Lembrando que, o comportamento ético é o ato de agir, de decidir, de fazer o bem de fato, por uma conduta virtuosa na comunidade em que estamos inseridos, deste modo conduzimos uma vida mais harmoniosa em sociedade, na busca da felicidade, da liberdade e da justiça. E na filosofia moderna, a conduta virtuosa designa uma disposição moral para o bem individual e comum.

Dentro de uma organização de empresa, a ética se faz essencial para a interação no meio social comum, e assim também se faz primordial na regulação e regulamentação das relações profissionais e empresariais, são importantes para a efetividade profissional e organizacional, por meio dela que se definem as metas e objetivos dentro de um planejamento estratégico da corporação. A ética no ambiente de trabalho é de fundamental importância para o bom funcionamento das atividades da empresa e das relações de trabalho entre os funcionários. Se a empresa tem interesse em planejar um programa de cidadania corporativa, é fundamental estabelecer um espaço dentro da instituição para os funcionários, onde eles possam expor as suas propostas em reuniões. Empresas não são apenas entidades jurídicas, elas são formadas por pessoas e só existem por causa delas. Por trás de qualquer decisão, de qualquer erro ou imprudência, estão seres de carne e osso. E são eles que vão viver as glórias ou os fracassos da organização. Quanto mais uma organização se destaca no mercado, mais se deve preocupar com as relações éticas. Errar é humano, mas falhas éticas destroem carreiras e organizações.

A ética profissional é um conjunto de atitudes e valores positivos aplicados no ambiente de trabalho. Tendo assim suas vantagens, entre elas estão: maior nível de produção na empresa, favorecimento para a criação de um ambiente de trabalho harmonioso, respeitoso e agradável, aumento no índice de confiança entre os funcionários.

Muitas empresas tem adotado um código de ética no ambiente corporativo. A finalidade deste código tem o objetivo de estabelecer princípios e regras de conduta em suas relações internas e externas, o que fazer em caso de dúvida sobre seus preceitos, providenciar o que os funcionários deverão adotar em uma infração ética. Esse código dispõe que os infratores de suas disposições estarão sujeitos a penalidades disciplinares.

Nas atividades humanas, exige a contratação de pessoas que exercerão a posição de comando, tais como: chefe, coordenador, líder, diretor, administrador, etc.... Dentre eles o administrador tem uma importância especial, é ele que está preparado para ter uma visão de conjunto no meio em que atua ou irá atuar, tanto dos recursos materiais como humanos. Tem que ser estabelecida a responsabilidade de cada indivíduo por seção, departamento, diretor ou presidente de uma empresa ou qualquer organização publica ou privada, atuando de acordo com os valores éticos e morais, será suficiente para que tenhamos uma sociedade mais justa. Cada um no seu posto deve ser a força transformadora, principalmente os administradores de empresas que estão devidamente preparados para exercer essa função.

ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”

Sinopse do filme

O executivo Ryan Binghan (George Clooney) tem um emprego dos tempos atuais. Seu trabalho consiste em viajar pelos EUA demitindo pessoas de seus trabalhos, viaja com seus apetrechos tecnológicos de última geração, com roupas que não amarrotam, com pouca bagagem, e, até no amor, suas relações são casuais e sem qualquer tipo de compromisso, assim, ele não precisa ter relações mais duradouras com ninguém, nem mesmo com suas irmãs. Apesar de desprezá-lo, são as milhas aéreas acumuladas através desse trabalho que proporcionarão o cumprimento de uma meta pessoal: acumular um milhão de milhas aéreas.

Geralmente o patrão não tem coragem de fazer isso ele mesmo e paga a firma onde Ryan trabalha. Despedir pessoas está longe de ser o melhor empregado do mundo, mas ele está longe de estar insatisfeito com sua vida. Aeroporto e hotéis o fazem se sentir em casa muito mais do que quando ele está em sua própria casa.

Seu estilo de vida é ameaçado com a chegada de Natalie Keener (Anna kendrick) na empresa. Ela tem um planejamento de cortar as viagens dos agentes. Claro que Ryan se opõe de mudar sua vida, mas também pelo tratamento que as pessoas vão receber. A possibilidade de não poder mais viajar o apavora, que já não consegue imaginar longe dos aeroportos. A incerteza sobre seu futuro na empresa, junto com a proximidade do casamento de sua irmã caçula, e sua relação com a bela Alex Goran (Vera Farmiga), faz com que o faça questionar se vale a pena mesmo não querer se apegar a nada.

Situações envolvendo a ética profissional em administração no filme

Podemos observar nesse filme várias situações, ou seja, o que encontramos é uma história bem construída, focada nos múltiplos dramas existentes nas relações corporativas que se tornam ainda mais ácidas em um mundo economicamente em crise. O tema do filme gira em torno de empresas contratadas para acelerar os sistemas de demissão de massa de uma organização, dissolvendo os tradicionais métodos de dispensa em que o contratante comunicava a demissão de seu funcionário olho no olho, verbalizando os motivos da dispensa e compartilhando, de certa forma, do momento sempre constrangedor do fim de uma parceria. Porém, esta delegação de tarefas para outros, aponta não só para o enfraquecimento das relações humanas, como também são sintomas gritantes superlotadas de uma necessidade emergencial de felicidade e de um ilusório conforto emocional.

Analisando os funcionários demitidos, percebemos a falta de atenção e compromisso que a tecnologia gera, uma vez que ao desligá-los via internet, transforma-os praticamente em objetos, cuja atenção pessoal não pode ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com