TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Em Gestao

Casos: Ética Em Gestao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  2.215 Palavras (9 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução:

Predisposição Ética

A Ética expressa os valores da verdade e o respeito pelos seres humanos dentro e fora da empresa; a Ética e uma parte essencial na consciência humana, desenvolvida pela educação.

Traços Culturais

O homem não subsiste sozinho sem a equipe, sem o outro, torna-se uma obstração manipulável excluído.Todo trabalho de conversão pessoal precisa estar apoiado em uma estrutura cultural adequada,sem o que as recaídas serão fatais.Nesse sentido,lembre-se o fato histórico envolvendo o Padre Anchieta e terrível chefe canibal Cunhambeibe,que se tornava o maior desafio ao santo evangelizador.Trabalhar a cultura das organizações é fundamental para que as pessoas passam se converter autenticamente.Cria a convecção racionalizadora incapaz de distinguir joia de trigo ‘’E muito Bonito,mas não funciona’

ÉTICA PRESSUPOE;

*Liberdade

*Dignidade\responsabilidade

*Igualdade De Oportunidades

*Direitos Humanos

Ser Competente Envolver Ser Ética

ÉTICA DO LUCRO

A Ética do lucro importa que se complete quatro condições essenciais e simultanêas em um empreendimento. Empresa é a parte do lucro direcionada ao reinvestimento que assegurem a sobrevivência e o desenvolvimento empresarial.

*CAPITAL; É parte destinada a justa remuneração aos investidores, que bancaram o risco.

*TRABALHO; É a parte para a remuneração, com justiça, aos agentes produtivos. *COMUNIDADE; É a parte que visa retribuição a sociedade pelo sucesso do empreendimento.

A visão sobre ÉTICA Do Lucro significa limpar a consciências empresarial da confusão de conceitos e praticas distorcidas, responsáveis pelo fracasso em seus posicionamentos.

FALTA DE ÉTICA GERA GRANDES PREJUIZOS; As consequências ao se negligenciar a gestão de valores nas organizações e o prejuízo, que pode ser fatal; e só uma questão de tempo. O lucro passa a ser o objetivo supremo em Deus existe ao qual todos os valores subjugam-se.A competição ganha expressão predatória e todos os concorrentes devem ser eliminados.

CORRUPÇAO; Negação da Ética A corrupção é um traço de degenerscencia cultural, indicador de uma sociedade doente. Nesse sentido, a educação é fator fundamental. Na democracia é o povo que escolhe os governantes e legisladores e,caso não tenha conciencia critica,fruto da educação não sabera escolher os melhores representantes. A educação para a democracia, ou seja, para a participação consciente, implica estabelecer-se mecanismo legitimo de pressão e instrumentos de controle. A corrupção sempre existiu, desde a gênese da humanidade, mas é certo que o corrupto tem a vida curta. Se a corrupção degrada o meio social,sua força não resiste,no entanto,a verdade no tempo.A mais grave consequência é a corrupção e a desagregação do poder.A falta de integração das lideranças cria ilhas de denominação a cada diretor tende a se torna um senhor feudal.

SER ÉTICO Comportamento e situações críticas implica preservar a dignidade humana, a liberdade, a igualdade de oportunidades a respeito aos direitos humanos. A cultura organizacional aos valores que presidem e orientam as relações sociais,as verdades comuns e o bem estar decorrente do espírito da sociedade,criam as condições para que a conciência ética consciente,construída á base de reflexão e experiência.Só o comportamento ético garante a continuidade,seja no âmbito pessoal ou organizacional. ÉTICA,COMUNICAÇÃO E RESISTENCIA AO NOVO; O mundo tecnológico amplia-se de modo espetacular e continuo.Esbarramos no novo,somos atropelados pela informação,consumimos e somos consumidos a todo tempo.Muitas empresas modernas tem centrais de informação que emitem atos administrativos tem correio eletrônicos,internet,vídeo jornal,revista e jornal-mural,reuniões regulares,eventos técnicos e culturais,cursos,seminários e palestras. Empresa que pensa,sonha,tem alma é feliz como empresa é o que vimos propondo como organização ética.E a empresa bem administrada com ênfase na valorização humana,na lucratividade sustentada e na renovação continua.

ÉTICA E AS LEIS DA INCOMPETENCIA; A ética da competência é fundamental sem ela não se constroem organizações,todavia a ineficiência e a ineficácia possuem suas leis.E com muitos adeptos. São leis não escritas, mais talvez Por isso catastroficamente eficiente. Os executivos dominados por elas torna-se seus seguidores e defensores entusiaticos,em uma entorpetência administrativa que os priva de percepção e sentido de objetividade. A submissão passiva a preceitos, sem reflexão significa atitude acomodatícia sedentária e agocentrica, que seguramente ira comprometer seriamente o comportamento ético. Estabelecer como principio ético a educação continua e a meta de inovar para crescer. O conhecimento torna-se a grande meta de uma filosofia empresarial, voltada para as transformações,para as conquistas cientificas e tecnológicas,para a aplicação pratica as necessidades que se ampliam e se diversificam.

CONSCIENCIA ÉTICA 2

É empresa com alma, a empresa ética consciente de que possui uma alma,pode ser definida como aquela que busca resultados na valorização humana por intermédio da competência e da espiritualidade,não basta um bom produto,na visão de mercado,nem bons serviços,na visão do cliente. Indicadores Da Empresa Sem Alma E Da Empresa Com Alma. Ao contrario,a obsolescência organizacional,a desmostivação humana,o estilo autoritário e a falta de liberdade para criar e decidir moldam o cenário da empresa que vai perdendo sua alma,aprisionada nos povoes sombrios onde o sol não entra,Por conta do individualismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com