TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Tese: Ética e Relações Humanas no Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/7/2013  •  Tese  •  9.605 Palavras (39 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 39

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

Acadêmicos:

Edmilson Alencar da Silva – RA 380953

Bruno da Silva Cáceres – RA 356938

Ética de Relações Humanas no Trabalho

Professor (ª) Dante Bonetti de Freitas / Isabel Alvaren

CAMPO GRANDE – MS 14 de JUNHO l 2012

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

Acadêmicos:

Edmilson Alencar da Silva – RA 380953

Bruno da Silva Cáceres – RA 356938

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Desafio de Aprendizagem elaborado para fins de avaliação Ética e Relações Humanas no Trabalho do curso de Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera- UNIDERP, sob orientação da professor EAD Dante Bonetti de Freitas e professora presencial Isabel Alvaren.

CAMPO GRANDE – MS 14 DE JUNHO 2012

Introdução

A sociedade moderna assiste a um progresso tecnológico jamais imaginado, que ultrapassa as previsões dos mais perspicazes futurólogos. O extraordinário progresso ,e o avanço econômico-social, não são suficientes para deter no homem contemporâneo uma certa angústia, que o afasta de si, do outro e da auto-realização.Deve-se isto à massificação da informação, através dos meios de comunicação e da informática, que por sua vez traz como corolário, uma "desagregação de certos valores que de alguma forma vinham conduzindo a maioria das pessoas e grupos humanos nos seus posicionamentos morais básicos.Esta crise, é o reflexo da conturbação moral, em que homem adota uma posição relativista em torno da vida; os juízos de valores e as normas éticas são consideradas meramente uma questão de preferência de cada um, sem qualquer validade objetiva.É objeto deste trabalho realizar a distinção entre os vocábulos Ética, Moral e Lei; há autores que usam os termos indistintamente, enquanto que para outros, considera-se Moral como tradução latina de Ética.Percebe-se que historicamente há diferenças; procuramos, deste modo, analisar adiferença que existe entre os temas.

Até que ponto um tecnólogo em logística precisa compreender a ética e seus princípios como norteador das ações que o diferenciam no mercado de trabalho?

Os princípios que podem ser compartilhados, aprendidos e formam a base a partir da qual as ações e decisões organizacionais serão tomadas. O conjunto de valores orienta a definição de políticas e diretrizes, que se consolidam nos hábitos e costumes. Os valores servem de guia para definição de prioridades e de como todos devem se conduzir na busca dos objetivos da organização. Embora tenham caráter permanente, os valores devem ser periodicamente revisitados, para evoluir com a sociedade e com as necessidades da empresa, formando um conjunto vivo de crenças.

A ética se fundamenta em uma teoria dos valores e normas que regem as condutas humanas e tem como objeto de reflexão as experiências morais do ser humano pautados pelo entendimento do que é bom ou mal, certo ou errado, justo ou injusto, bem como os juízos de valor sobre as experiências elaboradas por uma consciência. A ética no trabalho consiste em entender a atividade fundamental à construção da identidade, de valores e da realização pessoal onde prevalecem relações fundadas na dignidade, liberdade e na igualdade entre os homens. Portanto, pensar a questão ética nas organizações empresariais é necessário e cabe ao gestor buscar o melhor resultado para a organização, mas respeitando os valores éticos e morais.

O que e Ética, Moral e Lei?

Condutas que caminham juntas, porem com algumas semelhanças e diferenças. A ética vem do grego ethos, que significa modo de ser ou caráter. A moral origem do latim mores, quer dizer, conduta ou modo de agir. E a lei do latino ligare aquilo de liga.

A idéia da ética é o bem comum de todos. A ética tem uma relação maior com as profissões. Ela seria como uma regra a ser seguido, um dever que profissional tem com aquele que contrata o seu serviço. A partir do momento em que se começa a exercer uma profissão, deve-se começar a praticar a ética. No trabalho, com inúmeras pessoas, onde todos são divididos entre varias tarefas, porem com a mesma finalidade. Mas sempre respeitando um ao outro para melhor realização das tarefas previstas.

A ética pode ser dividida em dois seguimentos: ética geral e fundamental (liberdade, consciência, valores) e ética especifica (profissional, política, sexual, matrimonial). Na ética geral podemos citar a liberdade de cada um, de poder ir e vir, de poder fazer suas próprias escolhas e suas conseqüências. Na área especifica um exemplo claro é a ética entre os profissionais de saúde, que ao se formar, fazem um juramento, do que for tido entre paciente e medico fica entre os mesmo, tendo assim um vinculo ético.

A moral baseia se em regras, que trata dos atos humanos, dos bons costumes e dos deveres do homem em sociedade e perante os de sua classe.

A moral é caracterizada pela vida do homem, sua formação de caráter desde os primeiros anos de vida, que são passados pelos pais. A sua moral pode ser compartilhada com outras pessoas seja onde mora, religião que freqüenta estilo de musicas que gosta suas vestimentas, todas as suas atitudes, porem algumas podem ser consideradas como imorais pela sociedade, como infidelidade conjugal, exposição de seu corpo em revistas de nudez, amigos com vícios e tudo aquilo que refere a mau comportamento.

A lei estabelece regras escritas ou não, para a sociedade que se delimitam por territórios, eles valem para uma determinada área geográfica, onde vive a população e seus delegados que impõem as leis.

Existem vários tipos de leis: trabalhista, ambientais, leis do município, do estado e da federação, que deve ser seguida por todos.

Esses três elementos de comportamento se diferenciam. A ética predomina suas relações profissionais, e busca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.9 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com