TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Projeto de pesquisa: Ética e Relações Humanas no Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.953 Palavras (8 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA INDAIATUBA – UNIDERP

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Marketing– 1º Semestre

Marcelo Batista dos Santos RA: 7123532021

Orientador: Prof. Tiago Monteiro Veloso

Indaiatuba – 2013.

SUMÁRIO

1. Introdução..................................................................................................................3

2. A ética profissional...................................................................................................4

2.1. Sinopse........................................................................................................5

2.2. Análise das cinco situações envolvendo a ética profissional em Administração...............................................................................................................5

2.3. Questões Éticas.................................................................................................6

3. Conclusão...................................................................................................................8

4. BIBLIOGRAFIA......................................................................................................9

1. Introdução

Para executar funções de comando em qualquer tipo de atividade humana, usa-se a contratação de pessoas especializadas a fim de atingir os objetivos pré-definidos com eficácia, essas pessoas são denominadas: Chefe, coordenador, líder, gestor, diretor, administrador etc.

Elegemos com uma importância especial o administrador, aquele com competência formal adquirida no ensino superior, ele é preparado para uma visão do todo no meio em que atua.

Recentes pesquisas mostram que quanto maior a concentração de renda de um país, maior é a percepção de corrupção. E que para alcançar uma melhor distribuição de renda é fundamental garantir a todos sem distinção condições de acesso a educação, cultura e conhecimento. A concentração de renda gera a centralização de poder e em geral o desrespeito aos princípios éticos o que traz desequilíbrio a sociedade.

Dentro da empresa, podemos ter a percepção de que a ética existe como teoria, ainda que haja um código de ética formalizado nem sempre é colocado em pratica, isso acontece quando a ética não faz parte da cultura da empresa. Para que a ética seja um valor completo e aplicado ela precisa ser um exemplo da direção da empresa.

Os exemplos de comportamento ético são fundamentais para que a organização aplique e pratique a ética todos os dias.

A ética depende unicamente do ser humano, ainda que as organizações preguem a ética ela não será utilizada sem a compreensão e o engajamento das pessoas, organizações não tem alma, por isso cabe a cada cidadão fazer a sua parte exercendo a ética em toda a sua plenitude, seja na vida privada ou publica, servindo como exemplo e cobrando o mesmo comportamento dos demais. Essa é a única forma de termos uma sociedade justa e próspera.

O tema ética está cada vez mais comum nas organizações de forma que é de consciência de todos que agir corretamente hoje em dia é um dos quesitos fundamentais para quem quer ter uma carreira longa e respeitada.

Nos dias de hoje ser ético é uma característica fundamental, agir eticamente envolve valores como ser honesto em qualquer situação, ter coragem para assumir decisões, ser tolerante, flexível, integro, educado, fiel, humilde e prudente.

Isso tudo porque empresas não são apenas entidades jurídicas, elas são formadas e movidas por pessoas que decidem e até mesmo erram.

A ética gera questões delicadas que envolvem o bom senso das pessoas que as vezes adotam posturas antiéticas como: fumar em lugar proibido, beber em horário de trabalho, entre outros.

Para negociantes, demais concorrentes, fornecedores e etc, o caráter da empresa é julgado através da postura de seus empregados.

Para demonstrar ética podemos tomar algumas ações de bom senso que são bem vistas por todos: ser pontual em termos de horário, conhecendo políticas e normas de procedimento, trabalhar com base em fatos nunca basear-se apenas em suposições, aja de modo participativo e compartilhado de maneira que um problema em qualquer ponto da organização seja responsabilidade de todos e ao mesmo tempo de cada um, saiba ouvir, especialmente se tratando de reclamações e consultas de clientes.

Ser um profissional ético não é tarefa fácil, sempre foi e será uma decisão pessoal, todavia, porém, este costuma ser um caminho sem volta. Tanto para o bem como para o mal.

2. A ética profissional

Para quem esta de fora do mercado ou até mesmo dentro de uma organização deve imaginar que o papel de demitir pessoas é muito fácil. Até seria se a pessoa

que esta sendo demitida não é comprometida junto a sua empresa ou não possui pessoas dependentes, mas ja as que vestem a camisa e tem sempre o objetivo de crescer

junto a sua organização é muito complicado. Além de envolver o lado emocional profissional existe toda a parte financeira que pode desestruturar se, muito desagradável

ser demitido por uma pessoa que não faz parte de sua empresa, ou seja, seu superior não teve ética em comunicar a noticia pessoalmente.

2.1. Sinopse.

Como vimos no filme à interpretação do ator George Clooney realiza uma tarefa na qual é contratado para demissões em grande quantidade e de colaboradores fiéis que não conseguem aceitar, e mesmo assim George tenta convencê-los que existe o outro lado da moeda e que essa situação pode ser positiva futuramente. Concerteza é bem mais simples exercer essa função quando não temos com o que nem com quem se preocupar, no filme o ator é simplesmente sozinho sem família sem filhos, seu objetivo é apenas juntar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com