TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A aplicação da Estatística na Contabilidade

Por:   •  1/6/2013  •  Resenha  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 2

A aplicação da Estatística na Contabilidade

A forma como se apresenta as informações na contabilidade tem sofrido modificações, e as próprias ferramentas disponíveis para operá-la se modernizam. A junção dos resultados coletados através de cálculos matemáticos e estatísticos, damos o nome de Contabilometria, aliados também à Matemática e a Informática.

A participação do contador para a Sociedade é imprescindível. A contabilidade usa registros e fatos ocorridos dentro de uma empresa e organiza-os em dados numéricos para mostrar a real situação da mesma. O papel principal da contabilidade é transformar os dados estatísticos em informações.

Já a estatística ajuda na solução de problemas, obtendo, organizando e analisando dados estatísticos. É a ciência da contagem e coleta de dados.

“O termo Contabilometria surgiu na bibliografia contábil em 1982, a partir da publicação na Revista Brasileira de Contabilidade, do artigo intitulado “Existirá a Contabilometria?” de autoria do Prof. Sérgio de Iudícibus. Naquele trabalho, o autor criou o conceito de Contabilometria à semelhança do que a Econometria representa para a Economia, definindo suas características gerais no contexto da Contabilidade”.

A Contabilometria possibilita a utilização dos dados contábeis, como instrumento informativo, projetado para o futuro.

A contabilometria permite ao profissional contábil aumentar seu desempenho na área contábil; proporciona informações para os processos de planejamento, controle, e tomada de decisões, tornando possível a resolução de grande variedade de problemas, levando a Contabilidade para mais perto da objetividade. Quanto a seu objeto, pode se considerar ciência do Patrimônio, que evidencia as variações quantitativas e qualitativas do mesmo. Em uma visão geral, ciência que registra e avalia como e quão bem a entidade utilizou os recursos a ela confiados.

Sendo assim uma empresa não pode dispensar uma avaliação de desempenho e rentabilidade dos empreendimentos, para alcançar os objetivos e para isso é muito importante saber aplicar os recursos disponíveis e tomar as medidas corretas. É necessário que haja uma valorização por parte do profissional da contabilidade para que seja reconhecido como um profissional altamente qualificado e capacitado a fornecer informações rápidas e precisas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com