TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos iniciais de estatistica

Por:   •  25/5/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.864 Palavras (8 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Anhanguera - UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

ESTATÍSTICA

ALUNOS / R.A.

ANTONIO MARCOS B. MONTEIRO.....334805

ROBERTO DAMIANI............................... 299436

JARDEL DE SOUZA SILVA.....................299413

LUCYANA MACHADO DA SILVA..........336589

KAIQUE PABLO VIEIRA SANTOS.........334214

Professora à disctância: Ma. Ivonete Melo de Carvalho

Tutora Presencial: Ana Cristina Gonçalves

CUIABÁ-MT / SETEMBRO-2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 03

2 DESENVOLVIMENTO 04

2.1 ETAPA 01: CONCEITOS INICIAIS DE ESTATISTICA 04

2.2 ETAPA 02: PLANILHA DE DADOS 06

2.3 ETAPA 03: TABELA DE FREQUENCIAS E GRAFICOS 07

2.4 ETAPA 04: CAUCULAR, MÉDIA, MODA, MEDIANA, VARIANCIA E DESVIO PADRÃO 09

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11

1 INTRODUÇÃO

A estatística não é um ramo da matemática onde se investigam os processos de obtenção, organização e análise de dados sobre uma determinada população. A estatística também não se limita a um conjunto de elementos numéricos relativos a um fato social, nem a números, tabelas e gráficos usados para o resumo, a organização e apresentação dos dados de uma pesquisa, embora este seja um aspecto da estatística que pode ser facilmente percebido no cotidiano. Ela é uma ciência multidisciplinar, que permite a análise estatística de dados de um físico. Poderia também ser usada por um economista, agrônomo, químico, geólogo, matemático, biólogo, sociólogo psicólogo e cientista político.

Essa atividade teve como objetivo apresentar conceitualmente a estatística, apresentando algumas funções de tal ferramenta, acrescentando sua importância no dia a dia das empresa, auxiliando os gestores nos processo de tomadas de decisão.

Para o êxito dessa atividade foi realizado inicialmente uma pesquisa bibliográfica, utilizando-se de livros, artigos, periódicos e sites de internet, para orientar-se quanto aos cálculos e os atalhos para calcular cada função.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ETAPA 01: CONCEITOS INICIAIS DE ESTATISTICA

Durante o século XX, a Estatística revolucionou a ciência através do fornecimento de modelos úteis que sofisticaram o processo de pesquisa na direção de melhores parâmetros de investigação, permitindo orientar a tomada de decisões nas políticas socioeconômicas. Para Stigler (1986), os métodos estatísticos foram desenvolvidos como uma mistura de ciência, tecnologia e lógica para a solução e investigação de problemas em várias áreas do conhecimento humano.

A chegada de computadores pessoais cada vez mais poderosos foi decisiva e fez com que a Estatística se tornasse mais acessível aos pesquisadores dos diferentes campos de atuação. Atualmente, os equipamentos e softwares permitem a manipulação de grande quantidade de dados, o que veio a dinamizar o emprego dos métodos estatísticos. Os métodos estatísticos modernos formam uma mistura de ciência, tecnologia e lógica para os problemas de várias áreas do conhecimento humano sejam investigados e solucionados. Ela é reconhecida como um campo da ciência e é uma tecnologia quantitativa para a ciência experimental e observacional em que se pode avaliar e estudar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com