TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO DA QUANTIDADE MÍNIMA DE VENDAS COM USO DA PROGRAMAÇÃO LINEAR EM UM RESTAURANTE DO MUNICIPIO DE FORTALEZA

Por:   •  5/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.778 Palavras (8 Páginas)  •  27 Visualizações

Página 1 de 8

CATEGORIA: RESUMO EXPANDIDO

DIAGNÓSTICO DA QUANTIDADE MÍNIMA DE VENDAS COM USO DA PROGRAMAÇÃO LINEAR EM UM RESTAURANTE DO MUNICIPIO DE FORTALEZA, CEARÁ

Anna Letícia Ribeiro da Silva

José de Jesus Pereira Mendonça

Rebeca Holanda de Araújo

Steffson Ferreira da Rocha

Vitor de Freitas Sales

Kleison de Paiva Freitas

RESUMO: O presente estudo foi realizado em uma empresa que atua no ramo de alimentação, bebidas, comercialização de hambúrgueres “gourmet”, vinculando conceitos de lanchonetes fast food como agilidade e praticidade. Está inserida no mercado gastronômico de Fortaleza, há mais de 7 anos, com sede e uma filial. Este trabalho tem a finalidade de dimensionar os recursos da empresa de modo a maximizar a receita. De início realizou-se a coleta de dados como: preço de venda, quantidade de matéria-prima necessária para a produção do produto, disponibilidade de recursos, produtividade e demanda. Esta coleta possibilitou o desenvolvimento de um modelo matemático de programação linear e a criação de cenários que contribuíram para um estudo de maximização da receita.

PALAVRAS-CHAVES: maximizar receita; otimização; modelo matemático; alimentação.

INTRODUÇÃO:

A pesquisa operacional (PO) é uma ferramenta de gestão que é aplicada a problemas envolvendo como conduzir e coordenar as operações (isto é, as atividades) em uma organização. A natureza das organizações é essencialmente secundária e, de fato, a PO tem sido largamente aplicada em áreas tão distintas como manufatura, transportes, construção, telecomunicações, planejamento financeiro, assistência médica, militar e serviços públicos, somente para citar algumas. Portanto, a gama de aplicações é excepcionalmente grande.

Ao colocar em prática os conceitos PO e programação linear (PL), é elaborado um modelo de distribuição dos recursos disponíveis no processo produtivo reduzindo desperdício de material, da mão de obra e custos.

O referido estudo, tem como objeto de estudo o restaurante Bang’s - Carnes & Bebidas que produz refeições, hambúrgueres e bebidas, estando inserida no mercado gastronômico do município de Fortaleza, Ceará, há mais de 7 anos, formada por sua sede e uma filial, oferecendo uma variedade de produtos. Porém, o foco do presente artigo é a produção de mini hambúrguer de picanha e batata recheada com calabresa, que por terem grande participação na lucratividade da empresa em questão, logo considera-se que qualquer alteração no modelo de produção destes itens gera impactos significativos nas finanças do restaurante. Assim, observou-se na empresa do ramo alimentício, localizada no município de Fortaleza, Ceará, que o maior desafio identificado está na maximização da receita. Diante disso, o problema de pesquisa deste estudo se resume no seguinte questionamento: Qual a quantidade mínima a produzir de minis hambúrgueres de picanha e na batata recheada com calabresa que garanta a maximização da receita empresarial?

Com base no problema evidenciado, o objetivo geral desta pesquisa é: Apresentar um plano de proporção necessária para a quantidade mínima de produção e quantidade necessária para estoque.

METODOLOGIA:

A pesquisa tem o caráter exploratório, pois foi realizado o estudo de caso em uma empresa do ramo de carnes e bebidas e, pode-se definir que o estudo de caso consiste no estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento (GIL, 2010). Ainda de acordo com Godoy (1995), o uso de estudo de caso se define quando o pesquisador geralmente utiliza uma grande variedade de dados coletados.

Assim, para este estudo foi realizada uma consultoria junto ao administrador da referida empresa do ramo alimentício, onde se procurou saber dados sobre a produção de dois produtos, sendo eles o mini hambúrguer de picanha e a batata recheada com calabresa, coletando o custo unitário de cada um deles, o preço de venda, bem como a matéria prima necessária e ainda informações sobre o estoque da empresa.

Foram utilizadas pesquisas em arquivos disponíveis em eventos da área de engenharia de produção, pesquisa bibliográfica de livros disponíveis em meios eletrônicos. Além disso, foi utilizado o programa computacional Microsoft Excel com o suplemento solver instalado para realizar os cálculos da problemática, utilização esta que foi de suma importância para o desenvolvimento deste trabalho, sendo a partir de dados estabelecido pelo software, que foi possível se chegar às respectivas conclusões no final deste trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (216.2 Kb)   docx (43.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com