TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROMOVER A EDUCAÇÃO NA REABILITAÇÃO PULMONAR COM O USO DE UMA BOA VIDA COM O PROGRAMA DE DPOC PARA A REABILITAÇÃO PULMONAR

Projeto de pesquisa: PROMOVER A EDUCAÇÃO NA REABILITAÇÃO PULMONAR COM O USO DE UMA BOA VIDA COM O PROGRAMA DE DPOC PARA A REABILITAÇÃO PULMONAR. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  5.162 Palavras (21 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 21

FACILITAR A EDUCAÇÃO EM REABILITAÇÃO PULMONAR USANDO O BEM VIVER COM A DPOC PROGRAMA PARA REABILITAÇÃO PULMONAR: UMA AVALIAÇÃO DO PROCESSO.

NOTA:* Background: P.S.: a melhor tradução foi a palavra antecedentes. Mas acho q pode colocar introdução tmb.

Viver Bem com DPOC para a reabilitação pulmonar é a tradução da sigla LWWCOPD, mas não fui traduzindo-a em todos os paragrafos, se necessário, substitua.

RESUMO

ANTECEDENTES:*

Materiais e mecanismos normalizados baseados em evidências para facilitar a entrega do componente de educação de reabilitação pulmonar não estão amplamente disponíveis. Os objetivos deste estudo foram: 1) para adaptar o programa de auto-gestão de Viver Bem com DPOC programa (LWWCOPD), para inclusão em reabilitação pulmonar; e, 2) a realização de uma avaliação do processo do programa de adaptação.

MÉTODOS:

As adaptações ao programa Viver Bem com DPOC foram informados por grupos focais, a prática atual, documentos de pesquisa e de orientação relevantes. Locais de reabilitação pulmonar utilizando o programa adaptado, Viver Bem com DPOC para a reabilitação pulmonar, para entregar o componente de educação de reabilitação pulmonar. A avaliação do processo foi conduzido: elementos incluídos chegar (dos pacientes as taxas de frequência), dose administrada (quantidade de programa entregue), dose recebida (profissional de saúde e paciente satisfação) e fidelidade (impacto sobre os pacientes "conhecimento, compreensão e auto-eficácia na compreensão do questionário DPOC). Estatística descritiva (média, DP) foram usados para resumir dados demográficos e dados de base dos questionários de feedback. Feedback qualitativo sobre o programa foi coletado e categorizado. Mudanças no questionário DPOC Entendimento foram examinadas usando testes T pareados.

RESULTADOS

O programa Viver Bem com DPOC para reabilitação pulmonar foi entregue em onze hospitais e programas baseados na comunidade (n = 25 profissionais de saúde, n = 57 pacientes com DPOC). É constituído por seis sessões semanais de 30-45 minutos. A avaliação do processo apresentaram resultados positivos: 62,3% dos pacientes atendidos ≥ 4 sessões de educação (REACH); média (DP) 90 (10)% do conteúdo da sessão foram entregues (dose administrada); a maioria das sessões foram classificados como ótimo ou bom por profissionais de saúde e pacientes. A satisfação dos pacientes foi elevado: média (DP) da secção B do questionário DPOC Compreensão: 91,67 (9,55)% (dose recebida). Conhecimento, compreensão e auto-eficácia melhorou significativamente: alteração média (IC 95%): a parte A do questionário DPOC Compreensão: 26,75 (21,74-31,76)%, BCKQ 10,64 (6,92-14,37)% (fidelidade).

CONCLUSÃO

Essa avaliação de um rigoroso processo demonstrou que o programa Viver Bem com DPOC para a reabilitação pulmonar pode ser usado para oferecer alta qualidade, sessões de educação leais e constantes durante a internação e reabilitação pulmonar de base comunitária. Este programa já está disponível em todo o mundo (http://www.livingwellwithcopd.com/living-bem-e-pulmonar-rehabilitation.html WebCite).

O registro de ensaios

Este estudo foi registrado com clinicaltrials.gov (número de referência: NCT01226836)

Palavras-chave: reabilitação pulmonar; DPOC; Educação; Autogestão

INTRODUÇÃO

A reabilitação pulmonar oferece aos médicos uma oportunidade para entregar competências educativas e de auto-gestão para pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) [1-4]. Recentes pesquisas de reabilitação pulmonar têm relatado variações no conteúdo e entrega de sessões de educação entre os programas [5-7]. Alguns grupos têm explorado outros programas de auto-gestão dentro de reabilitação pulmonar, no entanto, os materiais e os mecanismos para entregar as importantes estratégias de informação-chave e auto-gestão específicos para a DPOC não estão amplamente disponíveis [8].

O "Bem Viver com DPOC: um Plano de Ação para a Vida" é um programa de auto-gestão baseada em evidências, que é amplamente utilizado em todo o Canadá [9-11]. Consiste em 1-1½ horas semanais de educação por 7 a 8 semanas ou na base de um-para-um ou em grupo [9]. Uma vasta gama de materiais de ensino está disponível para os profissionais de saúde e pacientes, e as sessões variam de informações básicas sobre a DPOC para a integração de comportamentos saudáveis e estratégias de auto-gestão [12]. Ele foi entregue como parte de um programa de atenção crônica em um estudo multicêntrico. O programa LWWCOPD foi entregue semanalmente numa base individual ao longo de um período de 2 meses nas casas dos pacientes, os pacientes receberam telefonemas semanais durante oito semanas e, em seguida, chamadas mensais para o restante do estudo de 12 meses, os gerentes de caso também estavam disponíveis por telefone para o período de duração do estudo. O programa de atenção crônica (incluindo o LWWCOPD) reduziu significativamente as internações, atendimentos de emergência e não programadas visitas de clínica geral e melhoria da qualidade de vida em comparação com os cuidados habituais [9,10]. Este programa de atenção crônica (incorporando o programa LWWCOPD) também foi mostrado para resultar em economias significativas de custos em comparação com os cuidados habituais ao longo de um período de 12 meses [11]. Ao longo do tempo o programa LWWCOPD tem sido utilizado em várias configurações, mas até à data não tem sido adaptada para ser entregue no âmbito da reabilitação pulmonar. O programa LWWCOPD oferece uma oportunidade para incorporar um programa de educação bem estruturada na entrega de reabilitação pulmonar. No entanto, antes de poder ser utilizado no âmbito da reabilitação pulmonar requer adaptação.

As avaliações de processo são cruciais para o desenvolvimento de intervenções complexas, como programas de educação [13]. Eles envolvem avaliar a viabilidade de apresentar a intervenção e sua aceitação pelos provedores e pacientes, identificando os aspectos do programa que funcionam bem e os aspectos que requerem melhoria [13]. O modelo de avaliação do processo proposto por Saunders inclui elementos de alcance (proporção do público-alvo que participa da intervenção e suas taxas de frequência), dose administrada (montante da intervenção entregues

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com