TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O uso de dados estatísticos na prática

Por:   •  22/10/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.719 Palavras (7 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 7

Etapa 1

Passo 1 - Leia os capítulos referentes à Introdução e Conceitos Iniciais nas referências bibliográficas listadas no inicio da atividade.

Passo 2

Leia os artigos, para apropriar-se de maior entendimento sobre o desenvolvimento das

pesquisas estatísticas, bem como suas inúmeras aplicações.

Passo 3

Realize busca na internet referente às possibilidades de aplicação da Estatística na área de

Administração. Este levantamento deverá conter uma relação de lugares, situações e problemas em que pode-se aplicar conceitos estatísticos.

Passo 4

Construa um relatório parcial contendo o resultado final destes passos.

- Resumo teórico dos materiais lidos nos Passos 1 e 2.

ESTATÍSTICA

Estatística é a ciência das probabilidades, o conjunto de regras matemáticas que permite fazer previsões sobre determinado universo estudado a partir de uma amostragem significativa. É também um conjunto de métodos usados para analisar dados. A Estatística está presente em todas as áreas da ciência que envolvam o planejamento do experimento, a construção de modelos, a coleta, o processamento e a análise de dados e sua consequente transformação em informação, para postular, refutar ou validar hipóteses científicas sobre um fenômeno observável.

Os conceitos estatísticos têm exercido profundas influências na maioria dos campos do conhecimento humano. Métodos estatísticos vêm sendo utilizados no aprimoramento de produtos agrícolas, no desenvolvimento de equipamentos espaciais, no controle do tráfego, na previsão de surtos epidêmicos bem como em melhorias de processos de gerenciamento, tanto na área governamental como nos negócios, de um modo geral.

Uma apresentação como essa tende a reforçar a idéia de que estatística é uma espécie de álgebra burocrática, cujas fórmulas incompreensíveis são utilizadas para defender conclusões suspeitas.

No mundo moderno, a alta competitividade na busca de tecnologias e de mercados tem provocado uma constante corrida pela informação. O aprendizado a partir de dados é um dos desafios mais relevantes da era da informação em que vivemos. Em linhas gerais, podemos dizer que a Estatística, com base na Teoria das Probabilidades, fornece técnicas e métodos de análise de dados que auxiliam o processo de tomada de decisão nos mais variados problemas onde existe incerteza.

Grande parte das informações divulgadas pelos meios de comunicação atuais provém de pesquisas e estudos estatísticos. Os índices da inflação e de emprego e desemprego, divulgados e analisados pela mídia, são um exemplo de aplicação da Estatística no nosso dia a dia.

Os métodos estatísticos foram desenvolvidos ao longo do século XX como uma mistura de ciência, tecnologia e lógica para a solução e investigação de problemas em várias áreas do conhecimento humano

No Brasil a área de Estatística está bem consolidada. A fundação da Associação Brasileira de Estatística (ABE) foi fundamental para promover e alavancar as atividades de ensino e pesquisa em Estatística no País.

O relacionamento da Estatística com as demais ciências é cada vez mais intenso e importante. Os métodos estatísticos são largamente empregados em diversas áreas como, por exemplo, Genética, Economia, Ciências Sociais, Engenharias, Ciência da Educação, Administração, Ciência da Computação, Medicina, Biologia, Psicologia, etc. Com o advento da computação, a estatística teve um enorme crescimento e alcançou níveis nunca antes imaginados. Atualmente, com o auxílio sempre crescente da informática, as aplicações da estatística se estendem a, praticamente, todas as áreas e subáreas do conhecimento.

A palavra "Estatística" tem pelo menos três significados:

1. coleção de informações numéricas ou dados,

2. medidas resultantes de um conjunto de dados, como por exemplo médias,

3. métodos usados na coleta e interpretação de dados.

Uma piada diz que se uma pessoa come dois frangos e outra nenhum, não há qualquer problema, pois, estatisticamente, elas comem um frango cada.

Essa é uma conclusão fácil para quem resume a estatística ao cálculo da média aritmética. Se nos aprofundarmos, porém, em alguns de seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com