TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS – Estatística

Seminário: ATPS – Estatística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Seminário  •  2.175 Palavras (9 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 9

ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Unidade de Taboão da Serra

ATPS – Estatística

TABOÃO DA SERRA

SETEMBRO 2013

Conteúdo

ETAPA 1 3

ESTATISTICA – CONCEITO 3

ETAPA 2 5

ESTATÍSTICA APLICADA NA ADMINISTRAÇÃO 5

EXEMPLO PRÁTICO 5

AMOSTRAGEM – CAFÉ (TABELA) 5

ROL (EM ORDEM CRESCENTE) - AMOSTRAGEM CAFÉ 6

ETAPA3 7

TABELA - FREQUÊNCIA ABSOLUTA E FREQUÊNCIA RELATIVA 7

TABELA - FREQUÊNCIA ABSOLUTA E FREQUÊNCIA RELATIVA 7

GRÁFICO - FREQUÊNCIA ABSOLUTA E FREQUÊNCIA RELATIVA 8

ETAPA 4 9

MEDIDAS DE TENDÊNCIA 9

CONCLUSÃO 10

REFERENCIAS 11

ETAPA 1

ESTATISTICA – CONCEITO

A estatística tem por objetivo fornecer métodos de pesquisa e técnicas para lidarmos com diversas situações que permitem o controle e o estudo de fenômenos, fatos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento.

Uma importante definição que encontramos no livro foi: “Estatística é uma ciência que ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisões.”

Existem termos utilizado em estatística, como:

População: São os resultados, respostas, medida ou contagens que fazem parte do estudo.

Amostra: Já seria o subconjunto da população.

Temos também uma divisão na estatística que seria:

Estatística Descritiva: ramo que trata da organização, do resumo e da apresentação dos dados.

Estatística Inferencial: ramo que tira a conclusão sobre uma população a partir de uma amostra.

A ferramenta básica na estatística é a probabilidade.

Existem técnicas, formulas e maneiras para a coleta de dados e para esta coleta podem fazer um censo, usar uma amostra (que seria uma parte da população), fazer também uma simulação e realizar um experimento.

Temos também técnicas para a coleta de dados não ser tendenciosa, pois é de extrema importância que ela represente a população.

São usadas teorias de probabilidade para explicar a frequência das ocorrências dos eventos, pode ser estudo com a observação ou experimento mesmo. A Estatística pode externar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros.

Outro termo importante seria a frequência, a frequência de uma classe é o numero de entrada de dados na classe.

Variável, já seria o item do elemento de pesquisa as resposta de todos os itens e fornecem os dados que representarão o grupo pesquisado (o elemento são os sujeitos capazes de responder determinados questionamentos).

Os dados já são as características que podem ser medidas e as frequências os números de respostas dadas ao mesmo item.

Muitas informações divulgadas pelos meios de comunicação vêm de pesquisas e estudos, e é utilizada em vários setores como uma ferramenta fundamental em varias outras ciências, citamos como ex seu uso na área medica, que pode nos oferecer dados sobre a eficiência ou não de um novo medicamento e até dados no controle de doenças como a AIDS.

São muito usadas na área tecnológica, indústrias, recursos humanos, universidades e Instituições de pesquisas, área de demografia, estudando a evolução e características da população, por exemplo: Marketing, área financeira.

O profissional da área precisa ter uma base muito solida no conhecimento da Matemática, ter habilidades no uso do computador, boa comunicação e estar aberto sempre ao aprendizado de novas técnicas.

Existem vários outros conceitos importantes e já estudados como desvio que seria a diferença do valor obtido e a média calculada, mas que agora vamos tratá-lo no decorrer do trabalho com exemplos mais práticos.

Analisando os textos sugeridos temos na indústria de fundição localizada em Santa Catarina, onde foram aplicados os conceitos de Controles Estatísticos (CEP) e teve como objetivo analisar a qualidade, bem como a capacidade de produção na indústria.

Foram usados alguns dos principais tipos de gráficos de controle, como o de controle para observações individuais o de amplitude móvel, o da media móvel exponencialmente ponderada e o gráfico da soma cumulativa.

O trabalho é focado em utilizar analises estatísticas sobre os fatos já fornecidos para o estudo, como já dissemos acima, é sempre esperada a veracidade destes dados, para que as previsões sejam as mais próximas da realidade.

Nesta empresa especificamente foram feitos testes individuais nos blocos para veículos automotivos, pois esta indústria fornece a grandes nomes da indústria automobilística mundial, esta inserida em um mercado de grande competitividade.

Foram aplicados inúmeros testes e sempre buscando os que mais se adéquam a empresa pesquisada.

Analisando um dos produtos mais estratégicos da empresa, por já estar consolidado ao mercado seria um bloco de motor para caminhão a diesel.

Usados inúmeros gráficos e formulas complexa, é feita uma analise e após este longo processo chegou-se a conclusão que a qualidade dos blocos que a empresa trabalha esta em um processo estável, mas ficou evidenciado que tem oscilações em torno da media, os gráficos deste estudo mostraram esta deficiência.

Após esta analise e após exposta toda o fechamento da pesquisa foi sugerido a implementação de um controle estatístico no processo de recomposição dos componentes químicos responsáveis pela liga do ferro fundido, acreditando que com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com