TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS – atividade estruturada de análise estatística

Seminário: ATPS – atividade estruturada de análise estatística. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  Seminário  •  1.402 Palavras (6 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 6

ATIVIDADE ESTRUTURADA DE ANÁLISE ESTATÍSTICA.

ETAPA 1

Resolução de Exercícios para fixação do conteúdo da disciplina – 10 horas.

1) Defina o que é ciências contábeis?

É a ciência que estuda e controla o patrimônio, fornecendo informações sobre o mesmo, tendo como finalidade permitir a seus usuários internos e externos a obtenção de informações de natureza econômica e financeira acerca da entidade.

2) Qual é a origem do termo estatística?

A palavra estatística, derivada do termo latino status (estado), parece ter sido introduzida na Alemanha, em 1748, por Achenwall. A Estatística é encarada, atualmente, como uma ciência capaz de obter, sintetizar, prever e tirar inferências sobre dados. Porém no século XVII na Inglaterra a estatística era a Aritmética do Estado (Political Arithmetic), consistindo basicamente na análise dos registros de nascimentos e mortes, originando mais tarde as primeiras tábuas de mortalidade. Ao longo da Idade Média e até ao século XVIII a estatística foi puramente descritiva, coexistindo duas escolas: a escola descritiva alemã, cujo representante mais conhecido é o economista G. Achenwall (1719-1772), professor na Universidade de Gottingen, considerado pelos alemães como o pai da estatística, e a escola dos matemáticos sociais que procuravam traduzir por leis a regularidade observada de certos fenômenos, de caráter econômico e sociológico. Embora esta escola procurasse fundamentar a formulação de previsões com base em leis sugeridas pela experiência, a estatística confundia-se, praticamente, com a demografia à qual fornecia métodos sistemáticos de enumeração e organização.

3) Por que a estatística é importante?

A Estatística é um campo de estudos que se preocupa em medir e controlar a variabilidade de informações coletada de uma determinada população. A Estatística é responsável pelo planejamento do estudo, coleta das informações, organização e análise dos dados e interpretação dos resultados para se tirar conclusões sobre a população de interesse.

Na pesquisa científica, a Estatística desempenha importante papel na obtenção de dados relevantes, em testes de hipóteses, estimação de parâmetros e interpretação dos resultados. O próprio Método Científico mostra que a Ciência funciona, de forma geral, como um ciclo onde o conhecimento dos fenômenos naturais é sempre aprimorado. Este conhecimento é que permite prever resultados experimentais e fornece a base do avanço tecnológico. A partir daí temos a relatividade geral de Einstein, a teoria quântica de Planck, o modelo de Bohr para o átomo, as leis de Mendel da hereditariedade, o modelo de dupla hélice do DNA e tantos outros. Neste ciclo da Ciência, a Estatística é quem permite a coleta eficiente de dados relevantes (planejamentos de experimentos), bem como a verificação de uma teoria através da análise dos dados obtidos e testes de hipóteses (inferência). A Estatística permite, assim, ao cientista, verificar se sua teoria modela a realidade de acordo com os fatos observados.

4) Diferencie população e amostra?

População:

É um conjunto contendo um número finito ou infinito de elementos, possuindo pelo menos uma característica em comum, sobre os quais se deseja concluir alguma coisa. Onde a característica de interesse é medida chamamos de elementos da população. Um elemento pode ser uma planta, uma pessoa, uma fazenda, um país, um carro, ou qualquer outra coisa dependendo do que se quer estudar. Portanto, população é um conjunto de elementos restringidos por algumas condições, as quais são definidas a partir dos objetivos da pesquisa. Por exemplo, uma população pode ser constituída de plantas de certa espécie de uma região, de fazendas com um tamanho especificado, de pessoas com determinada doença ou de uma determinada cidade, de países que fala português, de carros fabricados em certo período numa determinada indústria, de alunos de uma faculdade, de alunos de uma sala.

Amostra:

É qualquer subconjunto da população que é utilizada no estudo, ou seja, é uma parte selecionada da totalidade das observações abrangidas pela população, através da qual se pode concluir sobre algumas características populacionais.

5) Por que é mais barato coletar dados através de amostras?

• A coleta de dados é mais barata, pois não precisa ser feito pesquisas de campo para coletarem as amostras, assim os custos reduzem significativamente, não serão utilizados maiores recursos como na pesquisa com base de dados na população, que requer mais tempo e principalmente muito mais recursos, assim economiza mão-de-obra e dinheiro;

• Economiza tempo e possibilita rapidez na obtenção dos resultados pode colher dados mais precisos;

• É a única opção quando o estudo resulta em destruição ou contaminação dos elementos pesquisados

• Pode ser mais atualizada;

• Portanto terá menor custo;

• Maior controle de coordenação  Menor chance de erro;

• Maior uniformidade na coleta de dados  Maior comparação entre os mesmos;

• Mas em populações infinitas, torna-se impossível fazer um censo.

6) Elabore um exemplo de população e de amostra (com aplicação na administração)

Um auditor que verifica os livros de uma entidade para constatar se os lançamentos foram feitos de forma correta e refletem fielmente a situação da empresa. Ele não irá verificar todos os documentos, o auditor escolherá alguns documentos aleatoriamente então poderá tirar suas conclusões a respeita de toda a população.

7) Quais são os requisitos de uma amostra?

Analisando outros conceitos sobre amostragem, também podemos dizer que:

amostragem é o conjunto de operações técnicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com