TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Materiais

Artigos Científicos: Administração De Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  3.045 Palavras (13 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 13

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

LOGÍSTICA

PROFESSOR-TUTOR EAD:LUIZ MANOEL PALMEIRA

PROFESSOR- PRESENCIAL:FREDERICO ERMILLIO SILVA

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

Goiânia -GO

2013

• SUMÁRIO

• INTRODUÇÃO

• METODOLOGIA

• DEFINIÇÃO

• A ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

• A ORGANIZAÇÃO

• O SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE MATRERIAIS

• FATORES BASICOS PARA A ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA

• SUBSISTEMA DA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

• IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

• MÉTODO DE IMPLANTAÇÃO

• CONCLUSÃO

• REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

INTRODUÇÃO

O presente estudo tem como objetivo identificar a importância da Administração de Materiais em empresa pública, obter uma visão mais ampla sobre os conceitos de Administração de Materiais e Cultura Organizacional. O trabalho apresenta a eficiente administração de Materiais da Prefeitura Municipal da Cidade X, onde o estudo foi realizado através de pesquisa e análise dos procedimentos que a empresa possui para maior controle do recebimento, condicionamento, e expedição dos materiais. Numa empresa pública, onde os recursos são limitados, é de vital importância apresentar baixos custos de armazenagem, é possível perceber a grande atenção as requisições que são realizadas para a melhor pronto atendimento dos pedidos, com eficiência reduzindo custos e aumentando o nível de serviços prestados.

METODOLOGIA

Para a realização deste trabalho utilizaremos um estudo de caso no Setor de Compras da Prefeitura Municipal da cidade X. A pesquisa bibliográfica para a realização do trabalho será apoiada em autores que versam sobre estratégia, produção, administração, licitações e todas as demais áreas que possam contribuir para a consecução deste trabalho.

Na estruturação do trabalho foram utilizados como técnicas de pesquisa o método empírico, a coleta de dados secundários, por meio de consulta de arquivos, bancos de dados, relatórios, site disponíveis no google, além de acervo da bibliotecas Municipal, e todos os demais artigos, entrevistas e livros que pudessem contribuir para realização deste trabalho.

DEFINIÇÃO

A Administração de Materiais é definida como sendo um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não, destinadas a suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições. Tais atividades abrangem desde o circuito de aprovisionamento, inclusive compras, o recebimento, a armazenagem dos materiais, o fornecimento dos mesmos aos órgãos requisitantes, até as operações gerais de controle de estoques etc.

Visando à garantia de existência contínua de um estoque, organizado de modo a nunca faltar nenhum dos itens que o compõem, sem tornar excessivo o investimento total.

A Administração de Materiais moderna é conceituada e estudada como um Sistema Integrado em que diversos subsistemas próprios interagem para constituir um todo organizado. Destina-se a dotar a administração dos meios necessários ao suprimento de materiais imprescindíveis ao funcionamento da organização, no tempo oportuno, na quantidade necessária, na qualidade requerida e pelo menor custo.

A oportunidade, no momento certo para o suprimento de materiais, influi no tamanho dos estoques. Assim, suprir antes do momento oportuno acarretará, em regra, estoques altos, acima das necessidades imediatas da organização. Por outro lado, a providência do suprimento após esse momento poderá levar a falta do material. Necessário ao atendimento de determinada necessidade da administração. Do mesmo modo, o tamanho do Lote de Compra acarreta as mesmas consequências: quantidades além do necessário representam inversões em estoques ociosos, assim como, quantidades menor que o necessário podem levar à insuficiência de estoque, o que é prejudicial à eficiência operacional da organização.

A ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

A Administração de materiais não foge de nenhum modelo ou padrão de administração já apresentado. Entretanto suas peculiaridades dão-lhe um aspecto nebuloso no que diz respeito a “produzir algo” e uma visão bem clara do “não produzir” ou seja, quando funciona perfeitamente, nem se nota, quando falha é uma catástrofe.

A organização de um serviço eficiente na administração de materiais, além de dar à Administração uma grande margem de segurança em defesa da idoneidade administrativa, constitui também exigência legal constante da Lei Federal 4.320/64, artigo 106, para a administração pública.

A finalidade principal deste setor administrativo é fornecer materiais para os serviços em execução na quantidade estritamente necessários. Por cuidar da aquisição, guarda e distribuição de bens, envolvendo objetos e materiais de elevado custo, consiste a Administração de Materiais uma difícil tarefa, pois atividades e serviços são executados em diferentes locais por órgãos e repartições diversas, o que torna difícil sua fiscalização.

A vulnerabilidade aos desvios de materiais para outros fins que não o público, ou mesmo as perdas e danos que possam ocorrer, pode levar o responsável a uma posição difícil perante a sociedade, pois não terá condições de apresentar provas concretas de haver cumprido com dignidade o compromisso de bem gerir os bens, serviços e interesses da comunidade.

Na administração do material, é fundamental ter sempre em mente que a qualquer momento poderão ser solicitadas as informações, tais como; a) destino de determinado material;

b) custo unitário;

c) quantidade aplicada

d) custo total.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com