TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de intrumentos avaliativos na disciplina de matemática

Por:   •  15/8/2018  •  Artigo  •  5.056 Palavras (21 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 21

ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS NA DISCIPLINA DE MATEMÁTINA NA ESCOLA ESTADUAL GOV. PLINIO RAMOS COELHO

CRUZ, Ana Claudia da Silva Oliveira da [1]

RESUMO

O presente artigo, objetiva analisar a aplicação dos instrumentos avaliativos no ensino aprendizagem da disciplina de matemática do ponto de vista pedagógico bem como analisar a visão do professor sobre ouso desses instrumentos avaliativos. Tomando como ponto de partida o conceito diagnóstico da avaliação no contexto escolar. A avaliação escolar tem provocado muitas discussões na área da pedagogia, tornando-se uma questão reflexiva interminável entre pedagogos, professores e gestores escolares, onde cada parte defende aquilo que considera mais importante para os educandos. O enfoque do estudo traz na metodologia a abordagem epistemológica procurando demonstrar um recorte da realidade e como procedimento foi adotado o método observacional para isso se fez necessário a observação durante as avaliações em sala de aula como também em momentos de planejamentos bimestrais captando assim a realidade de forma natural. No decorrer a realização desse trabalho observou-se que a avaliação escolar, na prática pouco mudou ainda podemos visualizar a sua classificatória sobressaindo-se em relação a função formativa, contrariando assim o que prega a maioria dos autores sobre esse tema.

Palavras chave: Avaliação. Contexto escolar. Aprendizagem



  1. INTRODUÇÃO  

A avaliação escolar tem sido objeto de muitas discussão, apesar de sabermos que esta é indispensável ao processo de ensino aprendizagem, a maneira como se aplica vem continuamente sendo debatido, com o objetivo de modificar ou melhorar os métodos de se avaliar. Sabemos que a escola representa um espaço formador de cidadãos e por ser este o espaço onde atuam sujeitos social e culturalmente diversificados, torna-se fundamental a constituição de uma avaliação que atenda as necessidades de ambos.

Hoje a educação pública está longe daquilo que consideramos ideal, pelos educadores e pesquisadores. Inúmeros fatores tem contribuídos para odeclínio na educação ofertada pelo estado em nosso país. Diante dessa realidade se faz necessário um olhar de preocupação com a qualidade do ensino de nossos jovens, entendemos que a avaliação quando bem utilizada pode ser uma forte aliada para a melhoria do ensino aprendizagem.

Este trabalho tem como finalidade analisar os instrumentos avaliativos utilizados na educação matemática, procurando conhecer desde os contextos históricos até a realidade do contexto escola nos dias de hoje. Bem como analisar a postura do educador avaliador dentro do ambiente da sala de aula e a utilização desses instrumentos.

A opção da autora por este tema é devido a experiência vivida pela mesma, como gestora escola, onde pode observar o auto percentual de reprovação na disciplina de matemática, a partir dessa experiência buscou-se o entendimento das causas, optando assim por investigar os instrumentos avaliativos utilizados pelo professor.

  1. AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA

  1. CONCEITOS DE AVALIAÇÃO

É interessante observar a correlação que existe entre o conceito de avaliação e a atribuição de notas, chaga a ser repetitivo afirmar que a avaliação vai além de atribuir notas. /segundo Ferreira (1990,p.164), a avaliação consiste no “ato ou efeito de avaliar, apreciação, análise, valor determinado pelos avaliadores”.

A etimologia da palavra avaliação vem do verbo latino “valere”, que significa “ter valor”, portanto, a avaliação em si traz a prestação de um juízo de valor sobre um trabalho realizado.

A responsabilidade de alterar as práticas avaliativas já solidificadas no contexto educacional é algo complicado e complexo, porque envolve a faculdade de julgar de cada indivíduo: para uns é um problema e para outros um desafio. Podemos entender que o modo de encarar a avaliação é que determina a sua importância e ainda, que a relação que o avaliador estabelece com os processos avaliativos é que determina o grau de experiência do sujeito com os instrumentos de avaliação.

Podemos dizer que a avaliação se bem aplicada, é o instrumento mais eficaz na observação e verificação do aprendizado ado aluno. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9394/96, no seu Art. 24, inciso V, Letra “a”, refere que o rendimento escolar envolverá uma “avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre as eventuais provas finais”.

 Essas são características imprescindíveis, pois, o professor precisará coletar várias informações para que possa chegar a uma conclusão sobre o conhecimento do aluno, que em nosso caso refere-se ao conhecimento matemático.

O objetivo da avaliação aplicada atinge tanto o aluno quanto ao professor que a aplica. Para o aluno ela é importante, pois, avalia seus conhecimentos matemáticos podendo o mesmo analisar também suas dificuldades. E para o professor que é um facilitador auxilia na verificação de métodos mais didáticos para a oferta do conhecimento.

Para que uma avaliação seja um instrumento que acompanha e analisa todo o desenvolvimento do ensino/aprendizagem do aluno na disciplina de matemática é preciso possuir os seguintes componentes: conceitos matemáticos, procedimentos matemáticos, atitudes e raciocínio. Ou seja, é preciso que em uma avaliação seja trabalhado todos os conceitos matemáticos pertinentes ao conteúdo em questão, dando possibilidade ao aluno de utilizar todos os procedimentos matemáticos para a realização da atividade proposta como: problemas, algoritmo e construção geométrica. O educando deve sentir-se estimulado a ir em busca da solução, sendo crítico com seu trabalho e dos colegas. /dessa forma conseguindo relacionar com outros conteúdos, ampliando o seu raciocínio lógico.

Um dos principais desafios educacionais e sociais é esclarecer aos alunos que eles não estão passando por um processo de punição, mas sim por um “redirecionamento da aprendizagem” (LUCKESI, 1999, p77).

Ainda hoje a avaliação é utilizada como uma forma de amedrontar e punir em qualquer setor da sociedade e na escola não tem sido diferente, mas é importante lembrar que o termo o termo avaliação na escola moderna só surgiu por volta do século XVI. As práticas e experiências desse período vêm da pedagogia jesuíta que expressa a avaliação unicamente através dos exames e provas excluíam a parte significativa do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.9 Kb)   pdf (179.8 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com