TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Medidas e Erros de Medida em Atividades Experimentais Relacionadas à Área de Farmácia

Por:   •  30/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 3

Tema: “Medidas e erros de medida em atividades experimentais relacionadas à área de Farmácia: implicações para a saúde humana”.

Erros na área farmacêutica acontecem com mais frequência do que se imagina. Há casos clínicos em que são administradas doses altas de determinados medicamentos que acarretam em toxicidade grave e podem até mesmo levar à morte o paciente. Com tudo, sabe-se que nesta área qualquer erro, por menor que seja, pode causar severas consequências, logo, é imprescindível muita atenção em todos os momentos. Isto vale para desde o inicio de uma pesquisa até o momento de injetar o medicamento no paciente, pois os erros mais comuns são a dose inadequada, falta de algum composto no medicamento ou até um decimal no lugar errado. Além disso, outros erros muito encontrados e de suma importância estão ligados a concentração ou a diferença na unidade de medida.

Os procedimentos experimentais são a base para a descoberta de novos fármacos e cosméticos, sendo assim, é necessário obter resultados com o menor índice de erro possível. Como vimos anteriormente os erros na concentração são muito comuns, sendo assim, métodos para analisarmos essa grandeza são fundamentais na área acadêmica. Dessa forma, podemos observar essas exigências no artigo publicado pela Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, sobre “Validação de um método analítico para a determinação de substancias ativas em formulações farmacêuticas empregada em ‘peelings’ químicos”.

O artigo citado acima tem o objetivo de analisar a eficiência de um método analítico para a determinação quantitativa do ácido salicílico e do resorcinol em solução de Jessner (SJ), bem como do ácido salicílico e do resorcinol (RS) em géis. Para a realização do experimento observa-se a utilização de concentração das substancias analisadas em µg/mL, por ser um procedimento bem especifico no qual utiliza-se espectrofotometria derivada no UV de primeira e segunda ordens em etanol absoluto para o AS e RS, respectivamente na SJ, e a espectrofotometria derivada no UV de primeira ordem em ácido sulfúrico 0,1 N para o AS e RS nos géis. Os métodos empregados que têm o intuído de analisar e melhorar a qualidade dos “peeling” químicos obtiveram bons resultados e com baixos desvios padrão relativos, para o AS na SJ, média dos desvios padrão relativos (DPR) foi de 0,68% para o RS na SJ, a média dos DPR foi de 0,83%, no gel de AS, a média dos DPR foi de 0,28%.

Sabe-se que é de grande importância o controle de qualidade dos fármacos, por isso os métodos apresentados são de suma relevância, pois mostraram-se rápidos, simples, precisos, exatos e sensíveis. Além disso, uma boa vantagem é que estes métodos são de baixo custo e pouco impacto ambiental. E com isso, os métodos apontados e validados podem ser utilizados na análise de rotina para o controle de qualidade deste tipo de manipulações farmacêuticas.

Referência:

RAMOS, Tatiane Rodrigues. Validação de metodologias analíticas para determinação quantitativa de princípios ativos em formulações farmacêuticas empregadas para "peelings" químicos. 2004. Dissertação (Mestrado em Produção e Controle Farmacêuticos) - Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. doi:10.11606/D.9.2004.tde-13052009-163752.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com