TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEDIDAS PARA MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS

Tese: MEDIDAS PARA MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Tese  •  2.359 Palavras (10 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 10

PRIMEIROS SOCORROS

INTRODUÇÃO ÀS EMPRESAS

Desmaio

É a perda repentina e temporária de consciência, devido à diminuição do oxigênio no cérebro. As causas são variadas e estão ligadas a fatores como a alimentação (baixo nível de açúcar no sangue e falta de comida no organismo), o estado emocional (nervosismo, situação de pânico), fatores relacionados a atividades diárias (cansaço, excesso de tempo em pé, ambientes sem ventilação), dor intensa e problemas de saúde como acidentes e distúrbios cardíacos.

Como reconhecer:

Antes de desmaiar é comum a pessoa apresentar sensação de moleza no corpo, suor frio, náusea, pulso fraco, pressão arterial baixa e respiração cada vez mais lenta. O momento imediatamente anterior ao desmaio é relatado como “enxergar tudo preto”.

Como agir:

- Se a vítima apresenta os sintomas descritos acima, mas ainda não desmaiou, sente-a em uma cadeira e diga a ela para baixar a cabeça abaixo dos joelhos e esperar a tontura passar

- Se a pessoa já desmaiou, deite-a no chão, elevando as pernas em relação ao resto do corpo para facilitar a circulação de sangue para o cérebro

- Afrouxe as roupas da vítima e ventile o ambiente.

- Mantenha a vitima confortável, preferencialmente deitada, providencie atendimento médico.

- Se náuseas ou enjôos, vire-a de lado.

Febre alta

É a elevação anormal da temperatura do corpo a mais de 40ºC. Ela funciona como uma espécie de defesa do organismo, avisando que algo está errado. Por essa razão suas causas devem ser investigadas antes de iniciar qualquer tratamento.

A febre alta pode ser resultado de infecção, desidratação (principalmente em crianças), virose, traumatismo ou pode indicar problemas mais graves, como tumor ou AVC (acidente vascular cerebral). A febre muito alta e prolongada pode causar lesão cerebral irreversível.

Como reconhecer:

- perda do apetite

- mal-estar

- pulso e respiração acelerados

- suor excessivo

- calafrios

- dor de cabeça

Como agir:

- Enrole a vítima em toalhas úmidas e dê banho em temperatura ambiente.

- Coloque toalhas frias no rosto, no pescoço, nas axilas e nas virilhas.

- Em caso de convulsão e delírio não dê banho na vítima. É necessário ir imediatamente para o hospital

- Não use medicamentos antes de receber o que está causando a febre

Hipotermia

É o resfriamento do corpo abaixo de 35ºC. Pode acontecer como consequência de uma infecção, de uma hemorragia, de uma diminuição da taxa de glicose no sangue ou ainda após exposição ao frio intenso ou queda em águas congeladas. Se não contornada com rapidez a hipotermia pode levar à morte. Ocorre com grande freqüência em acidentes automobilísticos.

Da mesma maneira que em queimaduras causadas por calor intenso, também é necessário tratar as produzidas pelo frio. Em caso de hipotermia, é preciso iniciar os primeiros socorros e chamar imediatamente o atendimento.

Como agir:

- Cubra imediatamente a vítima com o que estiver disponível. Se estiver molhada remova o máximo de peças de roupa dela

- Se houver congelamento dos pés ou das mãos, redobre o cuidado, pois existe o risco de a área infeccionar depois de descongelar

- Deite-a e esquente as partes congeladas passando panos molhados com água quente, realizando massagens para ativar a circulação nas áreas próximas às partes congeladas

- Peça que ela, aos poucos, movimente pés e mãos

- Dê a ela bebidas aquecidas e não alcoólicas (somente se estiver consciente e sem risco de vida)

- Se a vítima estiver em um estágio avançado de hipotermia, realize a reanimação cardiorrespiratória

Insolação

É causada pela permanência, por longos períodos de tempo, sob sol forte. Pode ocasionar a perda da consciência, lesões generalizadas e até a morte.

A pessoa com insolação começa sentindo dor de cabeça, tontura e náusea. Na sequência o pulso acelera e a visão fica embaralhada. Depois a respiração vai ficando mais difícil e a pessoa geralmente desmaia.

Como agir:

- Leve a vítima para um local fresco, na sombra. Borrife água fria pelo corpo e aplique compressas na testa, no pescoço, nas axilas e nas virilhas

- Remova o máximo de peças de roupa dela

- Mantenha a cabeça elevada e ofereça água fria ou qualquer bebida não alcoólica

- Se houver parada respiratória, faça respiração boca a boca e massagem cardíaca, se necessário. Chame socorro imediatamente

Convulsão/ Ataque Epilético

Trata-se de um estímulo inadequado de várias partes do cérebro. Uma das principais causas de convulsão é a epilepsia, mas o problema pode acontecer por diversos outros fatores, entre eles, febre alta, diminuição da glicose no sangue, batidas fortes na cabeça, hemorragia, tumores e intoxicações.

Sintomas: espasmos musculares em todo o corpo, olhar perdido ou olhos virados e aumento da salivação. Durante a convulsão, a pessoa também pode urinar ou defecar involuntariamente, e permanecer se debatendo até a crise passar. É necessário chamar atendimento especializado.

Como agir:

- Se possível, evite que a vítima caia no chão

- Deite-a no chão, de lado, para evitar que se engasgue com saliva, vômito ou secreções

- Não jogue água fria no rosto da vítima

- Proteja a cabeça dela com um travesseiro, para evitar que se machuque

- Afrouxe um pouco as roupas da vítima para que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com