TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades aututoriais

Por:   •  19/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

O presente trabalho vem abordar sobre seguros, contando o seu surgimento no Brasil, mostrando os elementos que caracterizam um seguro. Também poder ser visto como é o Plano de Previdência Privada, mostrando o que são PGBL (Plano Gerador De Benefício Livre) e VGLB (Vida Gerador De Benefício Livre).

História do Seguro

O seguro no Brasil teve início com Dom João VI. A primeira seguradora foi Companhia de Seguros de Boa Fé, fundada em 24 de fevereiro de 1808, situada na Bahia, onde as regras vigentes eram portuguesas apesar de já ter sido proclamada a Independência do Brasil. O seguro no Brasil só se desenvolveu após 1850, onde foi promulgada o Código Comercial, esclarecendo os direitos e deveres entre as partes contratantes. Assim foram surgindo novas companhias de seguros, que passaram a operar, não somente com o seguro marítimo que na época era somente o único, mas também com seguros terrestre.

O seguro de vida era permitido somente para escravos, pois os escravos eram considerados “coisas” e não pessoas, somente após 1855 com o surgimento da Companhia de Seguros Tranquilidade, que o seguro passou a ser realizados para pessoas livres e não somente para escravos. A partir de 1862 que surgiram as primeiras sociedades estrangeiras, como a Companhia de Garantia Do Porto, Royal Insurance, Liverpool & London & Globe, entre outras. Mas muitas companhias fecharam diante da promulgação da Lei N° 294 de 5 de setembro de 1895, que dizia que os interesses econômicos do pais seriam protegidos, onde os recursos seriam aplicados no Brasil.

A definição de seguro é todo contrato pelo qual umas das partes (segurador) se obriga a indenizar a outra (segurado) em caso de ocorrência de determinado sinistro, em troca de um prêmio de seguro.

Elementos que caracterizam o seguro são:

O Sinistro é um dos elementos do seguro, onde ocorre o sinistro quanto se tem a ocorrência do evento ou risco previsto no contrato.

Risco representa a possiblidade de um evento acontecer, gerando prejuízo ou necessidade econômica ou danos materiais e pessoais, é incerto, fortuito, lícito e real.

Segurador é a empresa que assume e geri coletivamente os riscos especificados no contrato de seguro.

Segurado é a pessoa física ou jurídica, em nome de quem se faz o seguro, transferindo mediante pagamento para a seguradora o risco ou prejuízo sobre o bem ou interesse. Caso não aja pagamento do segurado, ele perde os direitos de indenização.

Beneficiário é o individua que se apossa do benéfico com o seguro.

Indenização é o valor que a seguradora paga ao segurado mediante sinistro.

Prêmio é o preço do seguro especificado no contrato.

Franquia é o limite de participação do segurado nos prejuízos resultantes de um sinistro.

Enfim o objetivo de se fazer um seguro é se prevenir contra um perigo, incerteza de um futuro e a perda de bens conquistados.

O Seguro tem alguns componentes que são:

Componentes

Finalidades

Cosseguro

É um seguro realizado por duas seguradoras, dividindo as responsabilidades e cada uma assume os riscos.

Resseguro

É seguro do seguro, o ressegurador assume o compromisso de indenizar a companhia seguradora pelos danos que possam vir a ocorrer

Retrocessão

É o resseguro do resseguro, o ressegurador não quer assumir total os riscos e retrocede uma fração das responsabilidades para mais resseguradoras

Fraude

Pessoas que fazem seguro com a intenção de fraudar e de forma premeditada ou não.

Plano de Previdência Privada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (59.3 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com