TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Etapa 1 Matemática Financeira

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.398 Palavras (6 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 6

Osasco/SP – 2015

SUMÁRIO

Introdução.............................................................................................................04

ETAPA 1.................................................................................................................05

- Conceitos fundamentais de Matemática Financeira

- Estudo e utilização da HP-12C como ferramenta auxiliar na resolução de cálculos financeiros

- Resolução caso: A e B

Conclusão..............................................................................................................10

Referências Bibliográficas...................................................................................11

INTRODUÇÃO

O relatório parcial apresentado a seguir, tem como objetivo compreender e executar cálculos de matemática financeiro ao longo da etapa um (realizando passo a passo), conseguimos medir gastos, tipos de juros, e analisar até conseguir fazer a melhor escolha.

A matemática financeira é um corpo de conhecimento que estuda a mudança de valor do dinheiro com as realizações de transações ao decorrer de um determinado período. Para isso cria-se modelos que permitem avaliar e comparar o valor do dinheiro em diversos pontos de tempo a serem analisados.

Para iniciar o seu estudo, é necessário que se estabeleça uma linguagem própria para designar os diversos elementos que serão estudados aplicando-os na contextualização do texto com precisão.

Através do estudo de caso a seguir, serão apresentados alguns conceitos sobre a terminologia financeira e seus fatores relevantes que esclarecerão de uma forma simplificada o que muitas vezes acaba sendo ignorado na resolução de cálculos e afins no nosso dia a dia.

ETAPA 1

Conceitos fundamentais de Matemática Financeira

PV (Present Value) - Valor presente: É o valor inicial da operação, no momento (tempo) igual a zero. Pode também ser chamada de Principal (P), valor atual ou Capital (C), Percebe-se que existem várias terminologias e que todas podem ser utilizadas nos enunciados de exercícios.

FV (Future Value) - Valor futuro: É o valor da operação após a incidência de juros, ou melhor, o valor a ser resgatado. Pode ser chamado também de Montante (M) ou Saldo Futuro (S). Desta maneira temos a primeira fórmula: FV= PV+J (Valor Futuro é a soma do valor presente com os juros).

J- (Juros) - É a diferença entre o valor montante (resgatado) e o valor do capital (aplicado). Assim, será o quanto rendeu o capital aplicado.

Sua formula é: J=M-C ou J=PV*i*n

i- (Taxas de juros) - Trata-se de um valor percentual, seguido de um período de tempo ao qual se refere. Por exemplo: 2% ao dia, 5% ao mês, 8% ao bimestre, 11% ao ano, etc.

n-(número de períodos na operação) - É o prazo, o tempo, e deve estar em conformidade com a taxa de juros.

Capitalização Simples: No regime de capitalização simples, os juros são calculados sempre sobre o valor inicial, não ocorrendo qualquer alteração da base de cálculo durante o período de cálculos dos juros. O regime de capitalização simples representa uma equação aritmética, objetivando no crescimento do capital de forma linear, seguindo uma reta.

Juros Simples: No regime de juros simples os juros de cada período são sempre calculados em função do capital inicial aplicado. Os juros do período não são somados ao capital para o cálculo de novos juros nos períodos seguintes. Os juros não são capitalizados, portanto não rendem juros. Apenas o principal gera rendimentos.

Fórmulas dos juros simples:

FV= PV* (1+n*1)

J= PV*i*n

Capitalização Composta: No regime de capitalização composta, os juros produzidos num período serão acrescidos ao valor aplicado e assim consequentemente conforme o tempo de aplicação. A capitalização composta caracteriza-se por uma função exponencial, em que o capital cresce de forma geométrica.

Juros Compostos: O regime de juros compostos é o mais comum no sistema financeiro, e, portanto o mais útil para cálculos nos problemas do dia a dia. Nesse regime os juros de cada período, que não forem pagos no final do período, são somados ao capital para o cálculo de novos juros nos períodos seguintes.

Fórmula dos juros compostos:

FV= PV* (1+i)ⁿ

Estudo e utilização da HP-12C como ferramenta auxiliar na resolução de cálculos financeiros

A calculadora HP-12C é uma poderosa ferramenta programável muito útil na resolução de problemas matemáticos. Com ela, é possível calcular quanto de juros o banco cobrará ao pregar um empréstimo de x reais a n meses, bastando colocar as variáveis necessárias. Ela mostra de maneira simples e clara como aplicar conceitos básicos na resolução de problemas do nosso cotidiano. Por mais que já esteja no mercado há anos e exista hoje em dia calculadoras mais potentes, a HP-12C ainda está no gosto popular, devido à grande qualidade e funções. Algumas funções úteis podem citar o uso da tecla STO e RCL que juntas podem salvar a memória da calculadora qualquer número, essa é uma simples demonstração entre várias funções que a HP-12C possui, conseguindo satisfazer as necessidades tanto dos estudantes como até dos administradores financeiros atuais com ganho de tempo.

CASO A

Na época em que Marcelo e Ana se casaram, algumas dívidas impensadas foram contraídas. Vislumbrados pelo grande dia, usaram de forma impulsiva recursos de amigos e créditos pré-aprovados disponibilizados pelo banco em que mantinha uma conta corrente conjunta a mais de cinco anos. O vestido de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com